Atlética Cásper

 

AAA JESSE OWENS

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens, representada pelo mascote Homem Pássaro (@homempassaro), é a entidade responsável pela realização, suporte e organização da experiência casperiana. Tendo como principal finalidade o esporte, mantém os times e viabiliza treinos e jogos, mas também realiza ações sociais, confecciona produtos e promove as festas que acompanham os alunos durante os quatro anos de faculdade.

Criada em 1993, a Atlética da Cásper carrega o nome do atleta americano Jesse Owens que, ao conquistar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, frustrou as expectativas de Adolf Hitler em usar a competição para promover a Alemanha Nazista.

Para que tudo funcione adequadamente, a entidade possui uma gestão dividida nas seguintes áreas: presidência, administrativo, esportes, eventos, comunicação, social, marketing e produtos. Sendo realizado anualmente um processo seletivo para a entrada de novos integrantes.

Atualmente, a Atlética é responsável por 12 modalidades esportivas, sendo elas: basquete, cheerleading, futebol de campo, futsal, handebol, natação, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e os eSports. Essas equipes treinam semanalmente e participam de diversos campeonatos, como o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), NDU (Novo Desporto Universitário), entre outros.

A Cásper é tricampeã do JUCA, o campeonato universitário que reúne as principais faculdades paulistas de comunicação. A cada ano, o evento acontece em uma cidade anfitriã do interior de São Paulo e conta sempre com muitos jogos, uma torcida apaixonada, muita fumaça vermelha, arquibancada lotada e festas.