Informações Gerais

Local: Online no canal oficial da Cásper no YouTube

Dia 28 de março (terça-feira), às 19h

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/como-analisar-livros-e-series-na-era-do-streaming--live-de-lancamento-do-livro__1920984

Descrição



A Faculdade Cásper Líbero convida todos a participarem da live de lançamento do livro “Como analisar livros e séries na era do streaming”, de autoria do professor Leonardo Moura, que leciona na especialização em comunicação da faculdade.

No livro "Como analisar filmes e séries na era do streaming" (Summus Editorial, 144 p.), Leonardo Moura pesquisa as influências e mostra como as sociedades são retratadas nessas formas de cultura, fornecendo elementos para quem estuda ou tem interesse pelo que representa essa indústria. A ânsia por narrativas que expliquem o mundo, inspirem jornadas individuais, tragam contentamento ou amenizem sofrimentos está presente ao longo de toda a história da humanidade, mas se ampliou ao longo dos séculos 20 e 21. Hoje, tais narrativas estão consolidadas em produtos audiovisuais, como filmes e séries.

“A arte, também enquanto cultura, até mesmo aquela produzida em escala, é a janela para a compreensão deste mundo. É assim que um livro, um filme ou uma série tornam-se o nosso espelho. Produzir novas formas de relatar o mundo é produzir novas formas de enxergá-lo.”, define Leonardo Moura.

Leonardo Moura



Leonardo formata e pesquisa conteúdo audiovisual para marcas no mercado brasileiro há mais de 12 anos. É mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, instituição em que também leciona na pós-graduação, e doutorando na Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo. Atua como gerente sênior de produtos na Globo, com foco nos gêneros entretenimento, variedades e infantil. Em sua carreira, liderou mais de 200 projetos construídos em parceria com mais de 170 anunciantes e agências. É autor de "Conteúdo de marca – Os fundamentos e a prática do branded content" (Summus Editorial, 2021), que foi finalista do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Economia Criativa, e "Como escrever na rede – Manual de conteúdo e redação para internet" (Record, 2002). É também apresentador do podcast "Nem tudo é merchan".

Para participar da live, Leonardo receberá algumas convidadas especiais para conversar e debater sobre o tema que permeia a leitura, as professoras Marli dos Santos e Carolina Terra, ambas também são professoras da Faculdade Cásper Líbero.

Profa. Dra. Marli dos Santos



Marli é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista e publicitária. Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Atua como docente na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR - Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação - RNCD. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC - Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É diretora financeira da INTERCOM e membra da APJOR - Associação Profissão Jornalista.

Profa. Dra. Carolina Frazon Terra



Carol Terra é doutora e mestre pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde também realizou pós-doutorado. É relações-públicas e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USPA. Atualmente, é professora na graduação e na pós-graduação stricto sensu da Faculdade Cásper Líbero e nos cursos de pós em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (GESTCORP) e Gestão da Comunicação Digital (DIGICORP). Coordena o conteúdo do portal Observatório da Comunicação de Crise. É editora do blog RPalavreando, dirigido à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas, e autora dos livros "Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais", "Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital", "Mídias Sociais...e agora?" e "Blogs Corporativos - modismo ou tendência?", todos pela Difusão Editora. É líder do grupo de pesquisa InfluCom na Faculdade Cásper Líbero e pesquisadora sênior do grupo de pesquisa da USP, Com+: commais.org.

O evento é aberto a todos os interessados pelo tema, para participar é necessário realizar a inscrição pelo link: www.sympla.com.br/como-analisar-livros-e-series-na-era-do-streaming--live-de-lancamento-do-livro__1920984 



Público

Todos os interessados no tema.