Informações Gerais

Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar e Sala Aloysio Biondi – 5º andar

Dias 31 de outubro a 7 de novembro, das 8h às 11h30 e das 19h às 22h30

Descrição



A coordenadoria do curso de Relações Públicas promoverá, entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, a Semana de Práticas Laboratoriais 2022, um evento que reúne e apresenta a produção de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos alunos de maneira interdisciplinar no decorrer do ano letivo.

Confira a programação:


Abertura da Semana de Práticas Laboratoriais 2022: edição comemorativa dos 50 anos do curso de RP


Dia 31 de outubro, das 8h às 11h30 no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas.

Em 1972, o curso de Relações Públicas foi oficialmente aberto na Escola de Jornalismo Cásper Líbero, que no ano seguinte altera o nome para Faculdade Cásper líbero. De lá para cá, diversas histórias foram construídas dentro do curso, criando assim uma referência para o mercado da comunicação.

Em 2022, o curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero completa 50 anos, nesse período foram formados diversos profissionais que são tidos como excelência, a partir disso a abertura da Semana de Práticas Laboratoriais trará ex-alunos de destaque no mercado de comunicação para uma conversa sobre os 50 anos do curso de RP e perspectivas e tendências de mercado.

Lançamento das agências experimentais - 1ºRPA


Dia 3 de novembro, das 8h às 11h30 no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, pais e familiares dos alunos que se apresentarão.

Integrado ao Projeto Pedagógico do curso de Relações Públicas da Faculdade, os alunos do primeiro ano de RP estruturaram por meio de um trabalho interdisciplinar a criação de agências experimentais, que serão lançadas durante a Semana de Práticas Laboratoriais de 31 de outubro a 7 de novembro.

As Agências Experimentais de RP durante os próximos três anos realizarão projetos reais de atendimento ao Terceiro Setor, empresas e demais organizações, em consonância com as atividades das disciplinas práticas e extensionistas do curso de RP.

Confira a ordem de apresentações:


Apresentação do Projeto Integrado de Extensão em RP II: Comunicação Interna - 2ºRPA e 2ºRPC


Dia 7 de novembro, das 8h às 11h30 (2ºRPA) e das 19h às 22h30 (2ºRPC), na Sala Aloysio Biondi – 5º andar

Público: Exclusivo para alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas.

O Projeto Integrado do 2º ano de RP tem a proposta de integrar a academia e o mercado, especialmente no entorno da Av. Paulista, em um projeto que contribui para a formação dos estudantes e para a inovação da comunicação interna das organizações clientes.

Em 2022, por meio da parceria com a Associação Paulista Viva, a Loja Decathlon Paulista foi selecionada como a organização que abriria as portas para a realização do trabalho.

Logo na reunião de briefing com o Diretor da Loja Paulista, Miguel Vilhena, os alunos foram apresentados aos desafios da comunicação interna no setor de varejo. “Nós tentamos que nossa comunicação seja diária e constante. Se não tivermos senso coletivo, ajudar o próximo, escutar uns aos outros, só fica esse telefone sem fio, e isso prejudica demais o cliente”, ponderou Miguel.

O Projeto foi desenvolvido pelos alunos do 2º ano do curso de Relações Públicas e contou com o apoio integrado dos docentes das disciplinas de Planejamento de RP, Gestão da Comunicação Interna, Gerenciamento da Comunicação Organizacional, Planejamento de Eventos, Protocolo e Cerimonial, Língua Portuguesa II e Marketing em Relações Públicas.

Ao longo de 2022, os alunos tiveram a oportunidade de assistir apresentações da Decathlon, realizar visitas técnicas e conversar com alguns funcionários da loja. As agências experimentais analisaram o contexto da comunicação interna da Loja Decathlon Paulista e os cenários, tanto macroambiental como também setorial, das relações entre marcas e empregados frente aos desafios do varejo.

Para fechar esse ciclo de aprendizados e parceria, os planos de comunicação interna serão apresentados à Decathlon pelas agências experimentais no dia 7 de novembro de 2022, em duas sessões: as agências do 2ºRPA apresentarão às 8h e as agências do 2ºRPC às 19h.

Confira a ordem de apresentações:


Apresentação dos Projetos de Comunicação para instituições do Terceiro Setor - 3ºRPC, 3ºRPA e 3ºRPD


Dia 31 de outubro, das 19h às 22h30 (3ºRPC) e dia 1º de novembro, das 8h às 11h30 (3ºRPA) e das 19h às 22h30 (3ºRPD), no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, pais e familiares dos alunos que se apresentarão.

Composta por uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2022 tem como proposta a integração de dois públicos prioritários: estudantes e instituições do 3° setor. O foco principal da atividade é a geração de trabalho de extensão voltado à formação do ser humano por meio da parceria com OSCs (antes chamadas ONGs) e o atendimento experimental pelos alunos tutorados pelos docentes.

"O trabalho, construído ao longo de todo ano de 2022, levou as agências experimentais a envolverem-se com uma instituição do 3° setor, detectarem seus principais problemas de comunicação e desenvolverem ações que os sanassem e aproximassem cada causa social de seus públicos. Para a construção do plano de comunicação foi necessário o envolvimento dos alunos no dia a dia das OSCs, participando de sua realidade, datas comemorativas, bazares e até atuação em campo. Como resultado, temos o desenvolvimento de competências importantes para a atividade de Relações Públicas, como visão sistêmica, ponderância, envolvimento genuíno, sensibilidade humana, além da produção de vídeos institucionais que contam a trajetória da instituição e nos convidam a nos envolvermos com os desafios que enfrentam". - Profa. Natália de Campos Tamura

Confira a ordem de apresentações:


Entrega do Prêmio Cásper Líbero


Dia 3 de novembro, das 19h às 19h30, no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, pais e familiares dos alunos que se apresentarão.

O Prêmio Cásper Líbero, em sua 6ª edição, reconhece e premia trabalhos de conclusão de curso de Relações Públicas, em duas diferentes categorias. Em 2022, o Prêmio faz parte da programação da Semana de Práticas Laboratoriais, do Curso de Relações Públicas, e ocorrerá no dia 3/11, a partir das 19h, no Teatro Cásper Líbero. Nesta noite, serão revelados os vencedores das categorias Trabalho Aplicado e Monografia.

O processo que envolveu a comissão julgadora do Prêmio contou com duas etapas de avaliação: interna, para definição dos finalistas (a partir de ranking das notas finais do TCC, em casos de empate) e externa, por profissionais/pesquisadores de Relações Públicas convidados (com notas atribuídas aos trabalhos finalistas, considerando diferentes critérios).

Finalistas da edição 2022 do Prêmio Cásper Líbero - Relações Públicas:

Categoria Monografia

  • Bruna Gracielle da Cunha Francisco: “GUCCI, RELAÇÕES PÚBLICAS E CONSUMO: Análise do projeto de marca da Gucci e seu posicionamento sócio responsável no espaço social das Múltiplas Modernidades”. Orientador: Prof. Dr. Daniel Zimmermann.

  • Mariana Zanetti Neves: “Quando o varejo de moda vestiu o digital: relações públicas e discursos de marcas varejistas de moda no Brasil durante a Covid-19”. Orientador: Prof. Dr. Daniel Zimmermann.

  • Sâmia Pinterich Sahyoun: “Construção de discursos organizacionais no contexto de uberização do mercado: o papel das relações públicas na legitimação do trabalho precarizado”. Orientadora: Profa. Dra. Else Lemos.


Categoria Trabalho Aplicado

  • Agência Atria Comunicação - André Luiz Antenor Góes, Beatriz Barreto Meira, Larissa Alvarez Roman, Nicole Bernardes Alves. Cliente: Green Haven Hostel. Orientador: Prof. Dr. Daniel Zimmermann.

  • Agência Neoset Comunicação - Amanda Andrade Aguiar, Ana Carolina Ottelinger, Fernanda Geraldes Rodrigues, Gustavo de Souza Abreu, Isabella Rocha de França, Julia Balint de Andrade, Luã Cavallaro. Cliente: Pravaler. Orientadora: Profa. Dra. Ágatha Paraventi.

  • Agência Shine Comunicação - Beatriz Ferreira Garcia, Bruna de Carvalho Moraes, Carolina Mitie Kunitake, Maria Julia Reis Bilitardo e Silva. Cliente: Vinhos Cliché. Orientadora: Profa. Natália Tamura.


Vozes Negras RP


Dia 3 de novembro, das 19h30 às 22h30, no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, pais e familiares dos alunos que se apresentarão e demais interessados.

Inspirado no musical homônimo, o evento Vozes Negras RP é uma palestra inspiracional sobre a representatividade negra, ou seja, a reconstrução da imagem do negro em nossa sociedade e sua inserção no mercado de trabalho em comunicação. E uma das formas de tratar de representatividade é por meio de exemplos, neste caso, por meio das vozes de quatro ex-alunos negros do curso de relações públicas da Faculdade Cásper Líbero que atuam na área e trarão depoimentos de suas experiências e suas trajetórias, Bruna Cortello B. Dos Santos (CEO da PR.One), Nicole Balestro (Diretora Executiva da CEIA ENT), Alcides D'Lima (Gerente de Conteúdo / Arquiteto de Ideias da Dentsu Creative) e Marcus Vinicius de Jesus Bomfim (Professor assistente do Curso de Relações Públicas da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Contaremos também com a participação especial do aluno Austin O. Christopher (Aluno do 4º ano do curso e Embaixador da Clinton Foundation) que irá falar sobre as ações de diversidade da Clinton Foundation.

Apresentações dos projetos de extensão da Cásper Social


Dia 4 de novembro, das 8h às 11h30, no Teatro Cásper Líbero – 1º andar

Público: Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, pais e familiares dos alunos que se apresentarão.

A Cásper Social é a aceleradora social abrigada pelo Laboratório de Opinião Pública da Faculdade Cásper Líbero, e neste ano realizou três projetos de caráter extensionista dirigidos à comunidade do entorno. Mobilizando as competências dos quatro cursos de comunicação da Cásper Líbero, os projetos interdisciplinares tiveram como objetivo comum construir soluções inovadoras e de relevância social. Os projetos foram desenhados e liderados por estudantes da graduação, contaram com a mentoria de professores e profissionais do mercado e com a supervisão do Laboratório de Opinião Pública. As temáticas trabalhadas neste ano foram: as eleições 2022; a Copa do Mundo e o direito ao lazer; e a questão da diversidade no contexto da comunicação organizacional.

Público

Alunos dos quatro anos do curso de Relações Públicas, familiares e amigos.