Local: Sala Aloysio Biondi e Sala de Aula da Pós-Graduação
10 e 12 de dezembro de 2015
19h30 às 21h30 (10/12) e 8h às 18h (12/12)
E-mail para inscrição: [email protected]
Os integrantes do projeto de pesquisa "A compreensão como método" convidam você a participar do I Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas de Compreensão. Esse projeto é desenvolvido conjuntamente pela Faculdade Cásper Líbero e pela Facultad de Comunicaciones da Universidad de Antioquia, Medellín, Colômbia.
Participação especial:
Prof. Dr. Raúl Hernando Osorio Vargas - Responsável colombiano pelo projeto
Prof. Dr. David Hernández García - Decano da Faculdade de Comunicações da Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia
Prof. Ms. Juan David Londoño Isaza - Docente da Faculdade de Comunicações da Universidade de Antioquia
(Apoio: FAPESP)
Num mundo tão fortemente marcado por expressões de ódio, violência e intolerância, convidamos você a pensar junto conosco o tema da compreensão, tanto no universo das práticas de estudo e pesquisa, quanto no universo da vida pessoal e das relações entre as pessoas e os grupos sociais.
Confira a programação:
10/12/2015 (QUINTA-FEIRA)
La Evaluación de los Sistemas de Comunicacion interna: un Metodo para la Compreension de la Comunicacion en las Organizaciones | Prof. Dr. David Hernández García |
O Diálogo e a Compreensão na Comunicação Face a Face dentro das Organizações | Carlos Phillipe Kelency |
O Exercício de Empatia na Comunicação Gestor Empregado | Cynthia Sganzerla Provedel |
A Compreensão da Diversidade como Elemento Articulador de Sentidos na Empresa | Guilherme Almeida |
Diálogo, Compreensão e Sustentabilidade | Carolina Lauro Máximo |
A Banalidade do Bem: Diálogos Possíveis entre Empresas, Produtores e Governos na Construção de Políticas Públicas no Brasil | Kátia V. B. da Rocha Brasileiro |
12/12/2015 (SÁBADO)
Compreender a Compreensão como Método | Dimas A. Künsch (Faculdade Cásper Líbero) - Responsável Brasileiro pelo Projeto "A Compreensão como Método" |
Compreender a Capacidade Criadora do Humano Ser | Raúl Hernando Osorio Vargas (Universidad de Antioquia) - Responsável Colombiano pelo projeto “A Compreensão como Método” |
A Compreensão como Método no Olhar da Iniciação Científica | Bárbara Mussi e Gabriela Glette - Pesquisadoras de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero |
O Perspectivismo de Nietzsche e a Compreensão | Mauro Araújo de Sousa |
Os Meios de Comunicação e sua Efetividade à Luz da Teoria | Rafael Gomes da Silva |
O Paradigma da Complexidade em Ernst Cassirer: Notas sobre Linguagem, Mito e Arte | Paulo Emílio de Paiva Bonillo Fernandes |
Método, Compreensão e uma Outra Abordagem Possível: Uma busca do Método nos Textos de Feyerabend, Freire-Maia e Rocha e Silva | Pedro Debs Brito |
Vilém Flusser e o Pensamento da Compreensão | José Eugenio Menezes |
A Compreensão como método: entre Erklären (explicar) e Verstehen (compreender) | Luís Mauro Sá Martino |
Peirce, a Metáfora e a Compreensão | Roberto Chiachiri e Marcelo Santos de Moraes |
Construção de Identidades na Fronteira Brasil-Paraguai | Luciana Pelaes Rossetto |
O Lugar e a Importância do Ensaio no Jornalismo Contemporâneo: um Relato de Pesquisa de Dissertação de Mestrado sobre o Tema | Rodrigo Volponi |
Perfis Jornalísticos e Compreensão: o Projeto “Jornalistando” | Renata Carraro |
A Homogeneidade no Telejornalismo: A notícia em Crise | Rosane Baptista |
Diálogos com Refugiados: Memória e Histórias de Vida | Maria Carolina Giliolli Goos |
Entre Gritos e Silêncios: por trás da Narração da Violência no Jornalismo | Igor Seiji Rezende Utsumi e Raul Teixeira de Barros Duarte |
Compreensão e Ressocialização no Sistema Prisional | Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz e Pedro Henrique Falco Ortiz |
Mais Amor por Favor: Anotações Compreensivas sobre Sociedade, Literatura e Espaço Urbano nas Manifestações Pichadas e Coladas nos Muros da Cidade | Guilherme Azevedo |
Face a Face ou Online: O que as Cidades Ganham com o Diálogo | Viviane Regina Mansi |
Acordo e Compreensão | Lúcia Cristina Guimarães Deccache |
A Construção Dialógica de Políticas Públicas | Bruno Stankevicius Bassi |
A Compreensão no Cárcere: uma Breve Análise do Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade | Isabela Ferreira de Sá Borrelli |
Sociedade de Riscos: o Abismo entre a Comunicação e a Compreensão | Cilene Victor |
A Arte de Ensinar Aprendendo e de Aprender Ensinando: Compreensão e Colaboração em Sala de Aula | Gabriel Lage Neto e Anna Paula Morais da Silva |
O que os Contos nos Contam | Carolina Chamizo Henrique Babo |
Como a “Planetização” Constrói Sentidos no Mundo em Conflitos | Júlio César Degl’Iesposti |
A Serie Estadunidense “House of Cards”: Narrativa Ficcional, Mito e Compreensão | Mayra Domingues Idoeta |
As Artes Marciais como Produto Midiático: Comunicação, Corpo e Compreensão | Everton de Brito Dias |
A Compreensão no Universo do Marketing: uma Leitura Crítica da Obra Marketing 3.0 de Philip Kotler | Thaís Torres Alvarado |
Representação de Gênero e Diálogo na Publicidade: O Eu-Tu e Eu-Isso nas Campanhas Publicitárias Destinadas às Mulheres | Caroline Arice Gaudêncio da Silva |
La Irracionalidad como Posibilidad de Comprender el Desarollo del Conocimiento Cientifico | Juan David Londoño Isaza |
El Método Ecfrástico y los Medios de la Comprensión: Seis Imágenes en Elogio de la Madrasta de Mario Vargas Llosa | Pedro Agudelo Rendón |
La Hermenéutica Feminista como un Método de Comprensión: un Estudio sobre la Novela Jardín (1951) de Dulce María Loynaz | María E. Osorio Soto |
Los Enfimas entre el Delito y el Pecado: los Neofolletinistas y sus Representaciones Moralistas de los Bajos Fondos | Andrés Vergara Aguirre |
Semana Santa en el Chocó: Los “Días Misteriosos” de la Cosmogonía Negra del Pacífico Colombiano | Jaime Andrés Peralta Agudelo |
Orichis y Ruakiai: Cantar en Diálogo entre lo Africano y lo Indígena | Selnich Vivas Hurtado |
Los Sentidos Urbanos: La Cuidad Narrada desde el Cuerpo | Ramón Pineda |
Estudio Comprensivo y Comparativo de la Acreditación Internacional en la Educación Superior en Colombia y Alemania | Edison Neira Palacio (Co-Investigador) |
Participantes brasileiros e colombianos do projeto "A compreensão como método", estudantes do Mestrado (vale um crédito em seminário), alunos e professores em geral, público externo interessado em ficar por dentro do assunto da compreensão como método e em como funciona um projeto de pesquisa.