O Serviço de Referência destina-se ao atendimento ao cliente, orientando quanto ao uso dos recursos disponíveis na biblioteca e auxiliando na definição de estratégias de pesquisa, recuperação de informação em bases de dados, internet ou outros suportes e também nos levantamentos bibliográficos e na localização física das publicações.
Domiciliar
Destinado para uso domiciliar conforme previsto no Regulamento Interno.
ESPECIAL
Destinado às obras que não podem ser emprestadas para uso domiciliar, porém, em caráter especial, o cliente poderá retirar o documento para:
A devolução do empréstimo especial será sempre no primeiro horário do próximo dia útil. Não estão disponíveis neste tipo de empréstimo obras raras e históricas.
Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)
Caso o material procurado não conste em nossa biblioteca, poderá ser solicitado em outra instituição. Para isso, o usuário deve obter os dados do material desejado junto à instituição que fará o empréstimo para que seja providenciado o formulário de EEB. Em posse deste formulário, o usuário vai até a instituição e retira o material desejado.
A renovação e a reserva poderão ser feitas pela internet.
Será renovado o material que não possuir reservas e cujo cliente não esteja em atraso ou tenha débitos com a biblioteca.
A reserva poderá ser realizada até três vezes consecutivas.
Os serviços também podem ser feitos direto na biblioteca.
A consulta é de livre acesso ao acervo disponível de livros, projetos experimentais, teses, pesquisas científicas e periódicos.
Para consultar materiais especiais, de acesso restrito, deverá ser solicitado o acompanhamento de um colaborador que irá orientar o devido uso.
Espaço específico para a realização de pesquisas e consulta à base de dados pela internet, mediante identificação, login e senha pessoal.
Serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos de instituições brasileiras e estrangeiras.
A biblioteca possui o “Cásper Vitrine”, espaço destinado a exposições que se baseiam em temas de interesse da comunidade acadêmica, datas comemorativas e outros.
Estão inclusas na programação do “Cásper Vitrine” a divulgação dos cursos e dos negócios da Fundação Cásper Líbero, periodicamente.
Visa qualificar os clientes (discentes, docentes e colaboradores) na recuperação da informação, bem como facilitar o uso dos recursos disponíveis na biblioteca.
MÓDULO 1 – Serviços
Visa familiarizar os usuários com o ambiente da biblioteca no uso dos recursos disponíveis.
Conteúdo: apresentar a biblioteca, o regulamento interno e suas dependências; descrever as fontes de informação e localização dos materiais no acervo.
MÓDULO 2 – Bases de Dados / Pesquisa
Visa capacitar os usuários para pesquisa em bases de dados nacionais e estrangeiras e nas ferramentas de busca da internet.
Conteúdo: apresentar as bases de dados (Communication & Mass Media Complete, INTERCOM, Scielo e outras) e os catálogos de outras bibliotecas; demonstrar técnicas de pesquisa na internet e orientar quanto ao levantamento bibliográfico.
MÓDULO 3 – Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Visa orientar os usuários quanto à apresentação, normatização e estruturação de trabalhos acadêmicos.
Conteúdo: orientar os usuários na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Um canal de solicitação de serviços disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum. Por ele, o cliente pode:
A CIP – Catalogação na Fonte (ficha catalográfica) é a Representação Descritiva do documento incluindo a Representação Temática.
A Representação Descritiva é realizada de acordo com a Norma Internacional AACR2 (Anglo-American Cataloging Rules). Seu objetivo é facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados.
A biblioteca elabora a ficha catalográfica para qualquer trabalho ou publicação científica produzida para a Faculdade (projetos experimentais, teses, revistas etc.).
Clique aqui para ver o passo a passo da solicitação.
Ex-alunos e visitantes são bem-vindos à instituição e poderão fazer consultas mediante cadastro, de acordo com o regulamento interno, de segunda a sexta, das 8h às 21h.
A prioridade de atendimento aos visitantes é para alunos, professores e pesquisadores da área de Comunicação.
Para saber mais e realizar o cadastro, entre em contato com a biblioteca através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3170-5887 e (11) 3170-5943.