INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

A casperiana Bárbara Tomiatti, formada em Relações Públicas no ano de 2015, teve sua publicação reconhecida pelo 2022 Writing Contest on Justice and Human Rights. Com um texto que conta a história de sua amizade com Dona Menina, a fundadora da iniciativa Comunica com a Alma foi a única redação brasileira a ser premiada no concurso. Em um bate-papo com a Cásper, Bárbara fala sobre sua carreira, seus projetos, sobre a influência da Faculdade Cásper Líbero em sua formação profissonal e sobre seu artigo condecorado.

Relação com Dona Menina

A história de Bárbara com a Dona Menina começa em um trabalho voluntário da casperiana. As amigas se conheceram durante uma cerimonia de formatura do curso de Horta, da ARCAH – ONG que promove a reinserção de pessoas em situação de rua. A relações-públicas descreve o momento como “mágico”. A magia da situação, para ela, ia além do assistencialismo, passava pelo humanismo, pelo ser humano e “estar humano” – como diz a aluna da Cásper. De acordo com Bárbara, a amizade dela com a Dona Menina foi transcendental e emocionante:

“Essa história nasceu a partir de uma gincana que nós participamos juntas. E que, de todas as brincadeiras, nós éramos uma dupla dentro de um jogo competitivo. E todas as estratégias para que a gente pudesse ganhar aquele jogo surgiram a partir dela e eram estratégias de cooperação. Nesse dia eu aprendi muito.”

É impossível não perceber o sorriso que estampa a cara de Bárbara quando ela comenta sobre sua amiga. Um sorriso largo, tão comunicante quanto palavras e tão de menina quanto o da própria Dona Menina.

Quem é Bárbara Tomiatti?

Bárbara Tomiatti Giancola é relações-públicas, mestra em “Comunicação com Fins Sociais” na Universidade de Valladolid, é doutoranda em “Paz, Conflitos e Desenvolvimento” na Universidade Jaume I – ambas na Espanha – e pós-graduanda em “Psicologia Transpessoal” pela UNIPAZ. Além disso, Bárbara também empreende na Comunica com Alma. A paulistana é, como ela mesmo descreve, uma “empreendedora social”.

Por causa de suas duas especializações simultâneas, sua agenda é sempre cheia. Embora, as vezes, seja uma rotina desafiadora, os focos nos seus valores e objetivos de vida movem seus estudos:

“Parece muito clichê, mas, se eu realmente não fosse tão apaixonada por esse tema e se a comunicação para paz não me movesse por todas as minhas células, eu acredito que eu realmente não conseguiria fazê-los e dimensioná-los.”

A Cásper para Bárbara:

A Cásper tem um lugar especial reservado no coração da Bárbara: o de conforto de casa. A casperiana cresceu dentro do ambiente casperiano: fez parte da atlética, Comissão de Formatura e estagiou no Centros de Eventos. Para ela, a oportunidade que a Cásper fornece de poder trocar conhecimentos com outros estudos da comunicação foi parte fundamental de sua formação como profissional. Por isso, ela adiciona que, quando chegou à Espanha para seu mestrado, a sua base de estudos na comunicação era “muito forte, mesmo em comparação com o restante do alunado.” Por fim, Bárbara fala um pouco sobre os docentes e sua escolha da Cásper:

“A Cásper é uma experiência teórica e vivencial, a qual realmente eu sinto que não poderia ter feito uma escolha melhor. Primeiro por conta do professorado. Tive grandes mestres, grandes mestras que, até hoje, são grandes amigos nessa caminhada e o qual eu sou extremamente grata, por todos os saberes compartilhados dentro das classes, que eram muito importantes.”

A vivência completa do ambiente acadêmico – tanto no estágio, como nas aulas e nas atividades complementares – foi, também, “muito rico”. Ela classifica como uma ótima chance para conhecer pessoas, visões e contextos novos. Logo depois, Bárbara dá algumas dicas para novos(as) casperianos(as):

  1. “Aproveite muito de todos os mestres e mestras que estão aqui na academia”
  2. “Absorva todos esses saberes técnicos e poder, na prática, ser um comunicador e um canal de transformação em ação”
  3. “Se entregue a tudo que sua alma pede”
  4. “Aproveite tudo o que, dentro e fora da sala de aula, a Cásper tem para oferecer”
  5. “Conte com todas as pessoas que já passaram por esse caminho”

Comunica com Alma

Bárbara conta que a iniciativa nasceu a partir de uma experiência pessoal, em um processo de “transbordar”: foram 12 dias no caminho de Santiago de Compostela. Nesse período, a casperiana comenta que viveu uma grande imersão em auto-conhecimento e no entendimento da comunicação para paz. Foi a partir desse momento que Bárbara decidiu investir no setor social, no desenvolvimento humano e na comunicação pacífica.

Em seguida, Bárbara complementa explicando que a Comunica com Alma surgiu como uma agência e, hoje, atua tanto no Brasil quanto na Espanha levando a comunicação para paz e desenvolvimento humano. A fundadora da iniciativa esclarece as funções e objetivos da Comunica:

“Nós caminhamos junto de empresas, ONGs e organizações do terceiro setor e, também dentro de ambientes educativos – onde isso se faz mais necessário do que nunca – levando a estrutura, contextos de paz, reflexionando, ouvindo as pessoas e cocriando ambientes mais pacíficos.”

Assista à entrevista completa: