Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

“Tudo comunica, tudo tem uma alma. A paz também tem essa capacidade de estar em todos os lugares”. A casperiana formada em Relações Públicas, Bárbara Tomiatti, descreveu dessa forma a “Comunicação para a cultura de paz“, tema do seu Curso Livre na Cásper. Em entrevista à Faculdade Cásper Líbero, Bárbara conversou sobre o significado do termo e quais são os caminhos necessários para tornar a comunicação mais democrática no país.

O que é Comunicação para a paz?

A Comunicação para a paz observa as maneiras tradicionais de comunicar e questiona, de forma crítica, as estruturas vividas na sociedade atual. Dessa forma, a comunicação pacífica consegue compreender as organizações sociais e trabalhar, de forma harmoniosa, para criar disposições sociais mais empáticas e simpáticas para diversos grupos.

Posteriormente, Bárbara classificou a comunicação pacífica como uma forma de “emporderamento cidadão” e de tornar o diálogo mais democrático. Além disso, Bárbara comenta sobre a força da diversidade e pluralidade de discursos:

“Dentro de um estado democrático existe um debate e, antes de mais tudo, um diálogo […] Isso é ótimo, isso fortalece o ambiente democrático.”

“Comunicação como ponte para um ambiente pacífico”

Segundo Bárbara, a comunicação pode ser um caminho para a construção de um ambiente mais pacífico e respeitoso. Para que isso aconteça, é necessário observar e compreender as diferenças e desigualdades existentes na sociedade. Na visão da casperiana, a diversidade de pessoas e pensamentos é essencial para a construção de uma cultura de paz:

“É realmente um movimento em que a gente olha para as fronteiras e a gente entende que elas, na realidade, não nos separam, elas não nos invalidam. Mas o fato de sermos de sermos diferentes, sermos atravessados por diferentes experiências é a nossa grande potência”.

Comunicação para a paz: Bárbara Tomiatti fala sobre o tema.

Comunicação para a paz: Bárbara Tomiatti fala sobre o tema.

O Curso Livre de Comunicação para a cultura de paz

Por fim, na entrevista concedida à Cásper, Bárbara contou algumas experiências, detalhes e conceitos que são apresentados no curso livre que ela ministrada na Faculdade Cásper Líbero:

“O Curso é nada mais do que um convite, para que a gente possa olhar para todas as ferramentas já existentes de comunicação para paz e expandir tudo isso – não só de uma forma teórica, mas também de uma forma prática.”

A formação de curta duração busca capacitar profissionais para utilizar os métodos da Comunicação e Educação para Paz, com o objetivo de tornar os profissionais de comunicação capazes de propagar o diálogo e a não violência.

O Curso Livre acontece na Faculdade Cásper Líbero (Av. Paulista, 900), no dia 27 de maio, das 9h às 16h. Para fazer sua inscrição, acesse: cursos.casperlibero.edu.br/produto/comunicacao-para-a-cultura-de-paz

Assista à entrevista na íntegra: