Por Danilo de Oliveira, Estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

A educomunicação surgiu por conta das mudanças causadas pelo crescimento da internet e das mídias digitais. Por isso, discussões sobre os caminhos da educação e seu contato cada vez mais próximo com as tecnologias tornaram-se mais comuns. Para os pesquisadores, a comunicação é um conceito importante quando se trata de educação e tecnologia. Por outro lado, a educação midiática surge com o objetivo de desenvolver um pensamento crítico sobre o consumo dos veículos de comunicação. A Profª. Drª. Bettina Martino participou do evento “Roda de Conversa: A Educação Midiática Crítica como projeto político e a educomunicação como prática libertadora”, promovido pela coordenadoria de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, e explicou à Cásper o que são a educação midiática e a educomunicação e suas importâncias para a sociedade.

O que é educação midiática?

De acordo com Bettina, a educação midiática é uma maneira de desenvolver um olhar reflexivo sobre como os meios de comunicação transmitem mensagens e sobre o funcionamento de tecnologias. Ela acrescenta que, como qualquer outro processo educativo, a educação midiática é uma prática socialmente construída, respondendo à mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade.

O objetivo de construir uma educação midiática é incentivar o entendimento de como os meios de comunicação funcionam e, dessa forma, promover novas maneiras de consumir os produtos midiáticos. Além disso, a Professora classifica que a educação midiática é essencialmente crítica:

“A educação midiática é crítica porque ela precisa ter a possibilidade de falar sobre as questões que estão por trás do funcionamento dos meios de comunicação, das tecnologias, da forma que as pessoas são representadas, dos interesses comerciais etc.”

O que é educomunicação?

Educomunicação é um conceito criado na América Latina, no final do Século 20 que uniu diversos filósofos da educação com estudiosos da comunicação. Esse contato direto aproximou ambos os campos de estudos e contribuiu para o avanço tecnológico das áreas.

Além disso, a educomunicação consiste justamente na relação estabelecida entre educação e comunicação. Nesse caso, a comunicação é parte fundamental do ensino, não somente um complemento.

A Professora Bettina falou sobre algumas particularidades do assunto:

“É uma prática que tem como suas características: a diagnosticidade, ecossistemas comunicativos democráticos – horizontais – onde as pessoas que participam podem expressar suas próprias concepções do mundo e ‘pronunciar o mundo’, como dizia Freire”.

A importância da educação midiática e da educomunicação

Ambas, apesar de suas diferenças conceituais, são importantes para o desenvolvimento de um pensamento crítico no consumo de conteúdos midiáticos. A educomunicação, em suma, se dedica na melhora da comunicação de crianças e jovens. Nesse sentido, estuda diversos processos comunicacionais e formas de expressão. Por outro lado, a educação midiática atravessa a análise crítica sobre os meios de comunicação, estimulando práticas democráticas e cidadãs.

Bibliografia

Esse texto contou com apoio do artigo: CASTIGLIA, M.; MARTINO, B. La educación mediática como política educativa: una evaluación crítica desde la enseñanza de la Comunicación en Mendoza, Argentina. Políticas Educativas – PolEd[S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/63324. Acesso em: 4 abr. 2023.

Roda de Conversa Educação Midiática e Educomunicação- Foto por Julia Bomfim

Roda de Conversa Educação Midiática e Educomunicação – Foto por Julia Bomfim