Ícone do título

Corpo Docente

Jornalismo

Foto do Professor

Adalton Franciozo Diniz

Doutor, Economista

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003, é atualmente o coordenador de ensino de Cultura Geral. Adalton transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Suas pesquisas se concentram na economia brasileira do século XIX. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Bacharel, Licenciado Pleno e Mestre em Ciências Sociais pela Unesp; Doutor em Ciência Política pela Unicamp. Atualmente é pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO – Argentina); Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero; e Professor de Ciência Política na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (FCL). Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais; América Latina; Democracia; Arte.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Ariovaldo Vicentini

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Nasceu em Jundiaí, São Paulo, mesma cidade onde vive e iniciou sua carreira como fotógrafo em 1979, no Jornal de Segunda. Além de repórter fotográfico trabalhou num estúdio fotográfico próprio até 1989, quando entrou para o grupo de fotógrafos do Grupo Estado. Fotografou para os jornais O Estado de S. Paulo e o extinto Jornal da Tarde, de 1989 até 1996. Ainda durante seu período Grupo Estado, teve uma experiência como subeditor de fotografia do portal Estadao.com. Após essa temporada, aceitou o convite para ser o editor de fotografia do Jornal de Jundiaí. A partir de 1999, aceitou o desafio e o convite para trabalhar para o Diário Lance, a princípio como fotógrafo e depois como editor regional. Em 2008, passou a ser o editor nacional do periódico, cargo que ocupa até hoje. Na área acadêmica, possui formação em Direito pela Faculdade de Direito Padre Anchieta, de Jundiaí (curso terminado em 1994) e uma pós-graduação em Artes com ênfase em Fotografia, pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac (concluída em 2004). No ano seguinte, passou a ministrar aulas de Fotojornalismo no curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde leciona até os dias atuais. É autor, em parceria com o professor Erivam Moraes de Oliveira, do livro Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital, editado pela Cengage Learning (2010, 108 páginas).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Celso Dario Unzelte

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista e pesquisador, nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de fevereiro de 1968. Iniciou a carreira como repórter da revista Placar, em 1990. Especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Foi repórter da revista esportiva Semana em Ação (que substituiu Placar) entre 1990 e 1991; editor da revista Veja Paraná (1991); de Placar (1991 a 1993 e 1997 a 2000); da editoria de esportes do jornal Notícias Populares (1993); da revista Quatro Rodas (1993 a 1997); do site Netgol.com (2000/2001); diretor da revista Varig e da revista da ABRALE (Associação Brasileira de Leucemia), em 2008. Editor do caderno Esporte, do Diário do Comércio, de 2004 a 2013. Atualmente, é comentarista das televisões por assinatura ESPN/ESPN Brasil, do programa Cartão Verde, da TV Cultura, e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Tem treze livros publicados na área esportiva. Foi consultor do Memorial do Corinthians, do Museu do Futebol do Pacaembu e co-roteirista do documentário Todo Poderoso – 100 Anos de Timão (2010).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Danilo Bernardes Teixeira

Doutor, Linguista

Área de conhecimento: Linguística Letras e Artes

Doutor em Teoria Literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Na mesma instituição, graduou-se em Letras (2005). Publicou dois livros: “O herói hesitante” (2005), e “Hotel Rodoviária” (2015). Publicou também um conto – “O besouro da parada de Itaobim” – na antologia “Contos da era da guitarra elétrica” (Editora Prumo, 2010). Durante quatro anos, foi colunista do Jornal Correio, de Uberlândia, escrevendo sobre literatura, música, cinema e cultura pop. Gravou quatro discos com a banda Porcas Borboletas (em atividade desde 1999). Com o grupo, apresentou-se em quase todos os estados do Brasil, bem como na Argentina, Inglaterra e Paris. Em projeto solo, lançou o disco de audioficção “Carniça” (2016). Leciona Língua Portuguesa na Faculdade Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Eduardo Nunomura

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP. Primeiro lugar no Prêmio Francisco Morel, em nível de mestrado, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2013. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. Possui graduação em Jornalismo (1995) e em Ciência da Computação pela USP (1991), onde também cursou o bacharelado em Economia (1998). Atua como jornalista profissional por duas décadas, com passagem nos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão) e colaboração para as principais editoras do país. É editor de cultura da revista CartaCapital. Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura. Na pesquisa, trabalha com temas ligados ao jornalismo, comunicação política e opinião pública.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Fabio Henrique Ciquini

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP, sob orientação do Prof. Dr. Norval Baitello Jr. Possui mestrado em Comunicação Visual e Graduação em Comunicação Social, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero (FCL) e no curso de Jornalismo da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). É pesquisador vinculado ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC-PUCSP) e ao Arquivo Vilém Flusser São Paulo (PUCSP) Áreas de interesse: Narrativas audiovisuais, fotografia, teorias da imagem e teoria da mídia.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Fábio de Paula Assis Júnior

Mestre, Jornalista e Arquiteto

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero (2007) e arquiteto urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP, 2002), é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD/PUC-SP). Desde 2000, trabalha com comunicação digital e jornalismo web. Foi editor dos portais ARCOweb e Casa Vogue Online, e atualmente conduz agência própria. É professor da Faculdade Cásper Líbero nas graduações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Gilberto de Ataide Batista Faria

Mestre, Designer de Games

Área de conhecimento: Design de Produtos e Serviços Digitais

Graduado em Mídias Digitais e com mestrado em Design Digital pela PUC-SP, Gilberto Faria tem mais de 7 anos de experiência em desenvolvimento de interfaces para aplicativos para mobile, web e jogos em empresas de soluções criativas para celulares,tablets e computadores. Em Abril/2009 recebeu o prêmio “Jogo Especial” no 1º Festival de Games da PUC-SP com o jogo Raidho desenvolvido para a conclusão do curso de MD e em Outubro/2009 recebi o prêmio “Melhor Jogo PC” na categoria Júri Popular do Festival de Games Independentes do SB Games 2009 pelo jogo Raidho. Atualmente tem lecionado na Faculdade Cásper Libero e na Faculdade Alpha Channel, e paralelamente, ajudando em uma ONG de jovens de baixa renda. Também tem dado palestras sobre produção de jogos independentes em faculdades e cursos técnicos, alem de construir jogos experimentais nas horas vagas.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Heitor Ferraz de Mello

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Bacharel em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2002), com a dissertação “O rito das calçadas: aspectos da poesia de Francisco Alvim”. Como jornalista, trabalhou como repórter e editor no Jornal da USP, Jornal da Tarde, Agência Estado e revista Samuel, entre outros. Foi editor da Revista Cult, em 2013, onde mantém atualmente uma coluna mensal sobre literatura brasileira. Também trabalhou no mercado editorial como editor-assistente na Edusp (Editora da USP), Editora CosacNaify, Editora Códex e Editora Estação Liberdade. Nos últimos anos, também vem se dedicando a ministrar cursos em oficinas literárias na Casa das Rosas e em unidades do SESC (São Paulo). Fez a curadoria literária do VI Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, em 2013. Neste mesmo ano, participou da Feira Internacional do Livro em Frankfurt, na Alemanha, como escritor brasileiro convidado. Colabora com os jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Publicou, entre outros livros de poesia, Coisas imediatas (1996-2004) e Um a menos (2009).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Helena Maria Afonso Jacob

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição – também com pesquisa sobre mídia, cultura e gastronomia brasileira. Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos.

Participa dos grupos de pesquisas ESPAAC (Espaço-Cultura-Visualidade), da PUC-SP, e do GECCO (Comunicação, Cultura e Entretenimento), da ESPM. Em ambos desenvolve pesquisas sobre as linguagens do sistema cultural da comunicação.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jefferson Mariano

Doutor, Sociólogo 

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Bacharel em Sociologia e Política (FESP-SP), Meste em Economia (PUCSP), Doutor em Desenvolviment Economico (Unicamp).

Analista socioeconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002; Professor na Faculdade Casper Líbero e na Saint Paul Escola de Negócios. Foi coordenador do curso de ciências Economicas da Uninove. Autor dos Livros: Introdução à Economia Brasileira, Economia Internacional (editora saraiva); Manual de Introdução à Economia (editora papirus); Introdução a economia (editora ciência Moderna). Também participou do livro Políticas públicas –Estudos e Casos (editora ìcone). Atualmente está organizando um Atlas Socioeconômico das Regiões de SP, com previsão para publicação no início de 2016.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

João Alexandre Peschanski

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Sociais

Formado em Jornalismo pela PUC-SP e em Ciências Sociais pela USP e pela Harvard University; é mestre em Ciência Política pela USP e doutor em Sociologia pela University of Wisconsin-Madison. É pesquisador associado e professor supervisor de comunicação do centro de pesquisa NeuroMat, da FAPESP. É diretor executivo do Wiki Movimento Brasil, uma organização vinculada à Wikimedia no Brasil. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no Brasil de Fato e na Boitempo Editorial. No jornalismo, especializou-se em política internacional. Foi enviado especial a Cuba, Palestina, Haiti e França, além de correspondente nos Estados Unidos. Tem diversas publicações científicas, versando sobre comunicação digital, teoria política e modelos institucionais. Integra o comitê de redação da revista Margem Esquerda. Na Cásper Líbero, ministra as disciplinas de Laboratório de Jornalismo Multimídia e de Ciência Política no Curso de Jornalismo e a disciplina de Sociologia da Comunicação no Curso de Rádio, TV e Internet.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Joana Salem Vasconcelos

Doutora, Historiadora

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Doutora em História Econômica pela USP (2020), Mestra em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2013) e Graduada em História pela USP (2010). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) em 2017-2018. É autora do livro História agrária da revolução cubana: dilemas do socialismo na periferia (Alameda, 2016) e coorganizadora dos livros coletivos Cuba no século XXI: dilemas da revolução (Elefante, 2017) e La Vía Chilena al Socialismo 50 Años Después: Historia y Memoria (CLACSO, 2020). Pesquisa América Latina nos séculos XX e XXI, mais especificamente a história das reformas agrárias, do campesinato, das esquerdas e das revoluções socialistas latino-americanas com ênfase nas experiências de Cuba e Chile, articuladas à história do pensamento marxista, da teoria da dependência e da teoria do desenvolvimento. Fez cursos de formação complementar na CEPAL, na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É investigadora do Centro de Estudios de Historia Agraria de América Latina (CEHAL), com sede no Chile - http://www.cehal.cl/. Integra o coletivo editorial da revista Latin American Perspectives dos Estados Unidos - http://latinamericanperspectives.com/. Tem experiência como professora nos ensinos médio e superior; trabalhou com educação em direitos humanos para UNIFESP e com educação popular na Rede Emancipa; atuou no Instituto Vladimir Herzog com ensino de história da ditadura civil-militar brasileira, na equipe de coordenação do Portal Memórias da Ditadura, o maior acervo online sobre história da ditadura no Brasil.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jorge Paulino

Mestre, Arquiteto

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Professor da disciplina de História da Arte desde seu ingresso na Cásper no ano 2000, tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de estudos sobre o Habitat, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com a pesquisa O pensamento sobre a favela: Uma história concisa das favelas paulistanas, em que analisou a produção intelectual sobre o fenômeno favela em São Paulo. Fez também Especialização em História da Arte pela FAAP, quando pesquisou as relações entre Arte e Política no Brasil nos anos 60. É formado em Arquitetura e Urbanismo e licenciado em Educação Artística, com habilitação em Desenho, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É também professor de História da Arte no Centro Universitário Belas Artes. Professor convidado da Casa do Saber, ministra ali cursos livres de História da Arte. É autor de projetos de conjuntos habitacionais de interesse social e atua em trabalhos de consultoria na área de urbanismo. “A arte e a cidade são minhas paixões, minhas áreas de interesse, meus objetos de estudo e investigação, enfim. Penso que estes são os artefatos que nos tornam mais humanos.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jorge Tarquini

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista, criador e diretor da Scribas Produção de Conteúdo, foi diretor de redação das revistas Quatro Rodas, Terra e DOM e editor da Revista de Jornalismo ESPM, pela qual ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 2013. Entre seus trabalhos como escritor estão “O Doce Veneno do Escorpião – Bruna Surfistinha” e o recente “Vinte Mil Pedras no Caminho”. Mestre em Comunicação, é professor nos cursos de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Metodista de São Paulo e da ESPM – onde coordena a Pós-Graduação em Jornalismo Digital.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Liráucio Girardi Júnior

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Lorena Motta Vieira

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Jornalista graduada pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/BM&FBovespa. Possui experiência na área de Economia e Negócios, incluindo o segmento de mercado de capitais. No Valor Econômico, foi editora-assistente do Valor On-line, produziu e editou conteúdos durante a implantação e o posterior lançamento do Valor PRO. Foi também repórter do serviço setorial e mercado de capitais, o Empresas e Setores, da Agência Estado (Varejo/Educação/Saúde), e o da Gazeta Mercantil (Telecomunicações/TI/ Varejo), Panorama Setorial. Passou pelo Portal Exame, na cobertura de Empresas. Em comunicação corporativa, atuou assessora de comunicação da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, pela in Press Porter Novelli, fazendo parte da equipe vencedora do prêmio Aberje, e do Ministério da Previdência Social. Na In Press Oficina, em Brasília, desenvolveu projetos de comunicação para associações e entidades do Judiciário. Passou também pela Ideal H+k Strategies, na gerência das contas da GranBio e Granenergia, ambas da família Gradin. Na experiência mais recente, foi diretora de Operações (Chief of Staff) e de Consultoria Estratégica da FleishmanHillard Brasil.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Luis Mauro Sá Martino

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais na PUC-SP, com pós-doutorado na Universidade de East Anglia (Norwich, UK) em 2008. Na Cásper Líbero, é professor de Comunicação Comparada no Curso de Jornalismo desde o ano 2000. É professor e pesquisador do Mestrado, vinculado à Linha de Pesquisa “Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado”, e lidera o Grupo de Pesquisa “Teorias e Processos da Comunicação”. Autor dos livros Teoria das Mídias Digitais (Vozes, 2014), The Mediatization of Religion (Ashgate, 2013), Teoria da Comunicação (Vozes, 2009) e Comunicação e Identidade (Paulus, 2010), entre outros, atuou como jornalista free-lance, a partir de 1997, em vários sites e revistas, sobretudo ligados à área de cultura e educação, além de desenvolver diversos projetos editoriais. Quando não está brincando com seu filho Lucas, acredita tocar piano.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Márcia de Toni

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Pós-doutora em Ciências da Comunicação e Mestre em Estética do Audiovisual pela USP, com graduação em Comunicação Social (UFRGS) e Ciências Sociais e Jurídicas (PUC-RS). Dedica-se às áreas de jornalismo narrativo em áudio e vídeo, videodocumentário, radiodocumentário, reportagem, mídia pública e mídia comunitária. Atuou em grandes empresas de comunicação, como Folha de S.Paulo, BBC de Londres, Reuters e Radiobrás. Foi chefe do Departamento de Rádio da Radiobrás, sendo responsável pelas cinco emissoras da empresa (Rádio Nacional de Brasília (AM) Rádio Nacional (FM) Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM) e Rádio Nacional da Amazônia(AM/OC), entre 2003 e 2006. Recebeu vários prêmios por suas reportagens de rádio na área social, entre eles GKP-Panos Media Award, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio de Jornalismo do Programa da ONU para o Controle de Drogas.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Marco Antônio Pereira do Vale

Doutor, Radialista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Prof. Marco Vale é documentarista audiovisual e professor do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. É formado em Rádio e TV na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), onde também fez Mestrado e Doutorado. Foi coordenador do curso de RTVI da Cásper Líbero de 2006 a 2011.

Junto com o cineasta Joel Pizzini, prof. Vale dirigiu os documentários “Paulo José – um auto-retrato brasileiro” (2002) e “O Evangelho segundo Jece Valadão” (2001), ambos produzidos e exibidos para as emissoras de TV a Cabo Canal Brasil e Multishow. Fez assistência de direção e foi montador assistente de “Glauces, estudo de um rosto”, documentário experimental que ganhou os prêmios de melhor curta-metragem no festival de cinema de Brasília (2001) e melhor montagem no festival de cinema de Recife (2001).

Prof. Vale dirigiu o documentário cinematográfico “Memória sem Visão”, curta-metragem exibido em festivais nos EUA, Inglaterra e Finlândia. Este filme ganhou o prêmio de melhor curta no 9°FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) em Goiás Velho, no ano de 2007, e os prêmios de melhor direção, fotografia e montagem no 5° Primeiro Plano (2006). Prof. Vale desenvolveu e dirigiu o programa “Vem Comigo” para a TV Gazeta de 2012 a 2014, além de dirigir a primeira temporada do programa “Mundo à Mesa” (2013) para a mesma emissora.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Maria Cândida de Almeida

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Cândida Almeida é doutora (2009) e mestre (2004) em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC Minas (2001). Atua como professora e pesquisadora da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FECAP de São Paulo, tendo sido professora de outras faculdades como a PUC-SP e o Centro Universitário SENAC de São Paulo. Suas pesquisas atuais enfocam as mídias sociais e os impactos das tecnologias digitais interativas nos processos contemporâneos de comunicação. Desenvolve, ainda, pesquisas e projetos experimentais nas áreas de arte e tecnologia, design digital e processos transmídia. É semioticista e desenvolve projetos criativos como artista e designer em diversas linguagens como vídeo, poesia, sonoridades, artes visuais, web, artes gráficas, fotografia, editoração e novas mídias. Foi fundadora e diretora de criação da empresa de comunicação REMA de-sign.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Maria Filomena Salemme de Moraes

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Master em jornalismo pelo IICS-Instituto Internacional de Ciências Sociais, prepara o mestrado pela Faculdade Cásper Líbero. Com experiência de mais de 20 anos na área de Comunicação, com prática em Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Media Training, com ênfase em Radiodifusão. Trabalhou nas principais emissoras de rádio de São Paulo – sendo que deixou sua marca em mais de quinze anos de atuação na Rádio Eldorado/Estadão, emissora do Grupo Estado. Ali passou praticamente por todas as etapas profissionais, tendo atuado na reportagem, sendo depois chefe de reportagem e editora-chefe por cinco anos, até 2013. Vencedora de cinco prêmios de jornalismo, entre os quase se destaca o da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, além do Prêmio Aryton Senna de Jornalismo e Premio Embratel de Jornalismo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Mei Hua Soares

Doutora, Linguista

Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes

Graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Master em jornalismo pelo IICS-Instituto Internacional de Ciências Sociais, prepara o mestrado pela Faculdade Cásper Líbero. Com experiência de mais de 20 anos na área de Comunicação, com prática em Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Media Training, com ênfase em Radiodifusão. Trabalhou nas principais emissoras de rádio de São Paulo – sendo que deixou sua marca em mais de quinze anos de atuação na Rádio Eldorado/Estadão, emissora do Grupo Estado. Ali passou praticamente por todas as etapas profissionais, tendo atuado na reportagem, sendo depois chefe de reportagem e editora-chefe por cinco anos, até 2013. Vencedora de cinco prêmios de jornalismo, entre os quase se destaca o da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, além do Prêmio Aryton Senna de Jornalismo e Premio Embratel de Jornalismo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Michelle Prazeres Cunha

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Jornalismo em Ambientes Digitais

Jornalista, Doutora em Educação (USP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre a comunicação e a cultura slow. Na Cásper Líbero, leciona a disciplina Jornalismo em Ambientes Digitais no curso de Jornalismo e é Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP). É autora e coautora de publicações como: Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), A sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia (Intervozes, 2007); Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010) e Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (Fundação Telefônica e OEI, 2011).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Renata Albuquerque de Moraes

Doutora, Antropóloga

Área de conhecimento: Ciências Sociais

É mestre em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (2014), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2010) e licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição (2011). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS-UnB) e bolsista CNPq. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Georgetown (Washington DC), é associada à Associação Brasileira de Antropologia e à Associación de Estudios Bolivianos. Tem interesse pelas áreas de antropologia da política, antropologia da globalização, antropologia do desenvolvimento e antropologia do Estado.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Renato Tavares Junior

Doutor, Radialista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (pesquisa sobre estratégias de programação em TV). Mestre em “Ciências da Comunicação” na área de “Interfaces Sociais da Comunicação” pela ECA-USP (pesquisa sobre Educomunicação). Bacharel em “Comunicação Social – Rádio e Televisão” pela ECA-USP. Coordenador e professor do curso de “Rádio e TV” da Universidade Anhembi Morumbi. Professor do curso de “Publicidade e Propaganda” da Faculdade Cásper Líbero. Coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu de “Programação de TV: estratégias comerciais e audiência” da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor dos cursos de “Publicidade e Propaganda” da Universidade Anhembi Morumbi, da Faculdade Montessori de São Paulo e da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Atua como educador, consultor e diretor na área de comunicação audiovisual. Dirigiu produtos audiovisuais para empresas como Telefonica, Nestlé e Estação Ciência/USP. Colaborou com instituições como o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores ? LARC/USP, Núcleo de Comunicação e Educação ? NCE/USP e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo. Passou por veículos como Globo.com, Rádio Trianon, TV USP, TV Bandeirantes e TV Globo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Roberta Brandalise

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicação e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de Especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente nas áreas de Metodologia, História e Teorias da Comunicação . Há mais de uma década, estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação. Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais da mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Rodrigo Ratier

Doutor, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Professor assistente do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero (FCL-SP). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, fomentado pela CAPES, na Université Lumière Lyon 2. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Práticas de Socialização Contemporâneas (GPS-FEUSP) e do Grupo Comunicação e Sociedade do Espetáculo (FCL). Colunista de educação no UOL, coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (UOL) e cofundador do curso online Vaza, Falsiane contra notícias falsas. Integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Anteriormente, trabalhou nas seguintes publicações: Nova Escola (2008-2018), Superinteressante (2007-2008), Mundo Estranho (2003-2007) e Galileu (1998-2000). Atuou como professor no Colégio Stockler (2001-2003) e Projeto Redigir (1999-2004), em que foi um dos fundadores. Possui experiência nas áreas de Comunicação, com ênfase em jornalismo (jornalismo impresso e digital, jornalismo de educação, desinformação e fake news) e Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e em educação midiática.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Sandra Lucia Goulart

Doutor, Antropóloga

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Tem experiência na área de Ciências Sociais em geral, com ênfase específica em Antropologia, atuando principalmente com os seguintes temas: religião, religiosidade popular, religiões ayahuasqueiras, cultos afro-brasileiros, xamanismo, fenômenos amazônicos e contextos de usos de drogas.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Simonetta Persichetti

Doutora, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) é bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Fotografia, Jornalismo e Identidade, ambos do Programa de Pós-graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, fotojornalismo, imagem e tecnologia da imagem. É também professora da graduação (Fotojornalismo) e da pós-graduação lato sensu (A Imagem Fotográfica no Jornalismo) da Faculdade Cásper Líbero. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre os principais obras estão: Encontros com a fotografia (Fortaleza/São Paulo: Tempo d’Imagem, 2009), Imagens da fotografia brasileira (Vols. 1 e 2. São Paulo: Estação Liberdade/Senac, 1997/2000) e Mídia e comunicação contemporânea: relatos de pesquisas (São Paulo: Plêiade, 2012), organizado com Edilson Cazeloto e Luís Mauro Sá Martino.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tânia Pinto

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA / USP, com extensão universitária em Gestão da Comunicação Organizacional pela ECA / USP e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Docente no Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Possui experiência profissional no Banco do Brasil há 20 anos nas áreas de comunicação organizacional, assessoria de imprensa, eventos e marketing esportivo. Professora dos cursos de graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Professora no curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Responsável pelo site e páginas não Facebook e Instagram do grupo musical Secos & Molhados.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tatiana de Bruyn Ferraz Teixeira

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero, é bacharel em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de telejornalismo e radiojornalismo na Faculdade Cásper Líbero desde 2005. Iniciou a carreira como redatora na Rádio Jovem Pan, onde logo passou a editora e apresentadora. No SBT foi apresentadora e participou, in loco, da cobertura da Copa do Mundo da França, em Paris. Também foi repórter e apresentadora da Rede Record de Televisão na década de 90, tendo feito parte da bancada de apresentadores do programa Fala Brasil, até hoje no ar. Também foi repórter e apresentadora da TV Gazeta, da Rádio Eldorado AM ( vencedora do Prêmio Ethos de Comunicação, Edição 2006), e da Rádio e TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta. Atualmente é âncora e apresentadora da Rádio Estadão de São Paulo e narradora de programas do Canal Discovery. Leciona Radiojornalismo e Telejornalismo no Curso de Jornalismo da Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tiago Souza Machado Casado

Doutor, Filósofo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração – USC. Possui experiência na área da Educação, em especial em Currículo, material didático e projetos educacionais . Atualmente é Coordenador de Curso de Filosofia na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), onde também é professor nos cursos de Filosofia e Comunicação Social, atuando principalmente nas seguintes áreas: Ética, Estética, Filosofia Contemporânea e Filosofia da Educação. Também ministra aulas de Filosofia na Faculdade Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tiago da Mota e Silva

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduado em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero (FCL), e pesquisador em Comunicação desde 2012. Tem explorado o tema dos jogos, analógicos e eletrônicos, e do lúdico como estrutura primordial da cultura, de ambientes comunicacionais e da experiência da mídia. É membro do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC), no qual contribui para a consolidação de uma Teoria da Mídia, e do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir. Como jornalista, tem experiências enquanto repórter e editor em revistas. É, atualmente, editor de revistas customizadas e projetos digitais pela editora Mymag, onde atende as demandas de branded content de diversas marcas, como a rede Fast Shop e o Shopping Anália Franco.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Thiago Soares

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Possui graduação em Comunicação Social - Radialismo (Rádio e Tv) pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Atualmente é editor-chefe e coordenador de transmissões - Radio e Televisão Bandeirantes. Mestre em Comunicação pela Cásper Líbero com pesquisa sobre A Construção Social do Medo - TV, Violência e Insegurança. Integrou o grupo de pesquisa Comunicação, Diálogo e Compreensão e o projeto de pesquisa 'A Compreensão como Método'. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Vanessa Bertolucci

Doutora, Historiadora

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Líbero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana, História Contemporânea. Pesquisadora e tradutora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Victor Varcelly Medeiros Farias

Mestre, Advogado

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Pesquisador do GEPI – Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação, da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero/SP, onde desenvolve pesquisa sobre a regulação cultura da cidadania pautada pela interconexão entre cibercultura e Direito. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com monografia sobre as possibilidades democráticas advindas do uso de ferramentas digitais de participação popular. Advogado do Universo On-Line S.A na área de contratos com ênfase em Educação a distância (EAD). Interesse e experiência na conexão do Direito com outras áreas, em especial, comunicação, tecnologias digitais e cultura.

Ver Currículo Lattes