INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Corpo Docente

Relações Públicas

Foto do Professor

Adalton Franciozo Diniz

Doutor, Economista

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003, é atualmente o coordenador de ensino de Cultura Geral. Adalton transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Suas pesquisas se concentram na economia brasileira do século XIX. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Adriano Batista Rodrigues

Mestre, Publicidade e Propaganda

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul (1999) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é diretor da Doka Comunicação, professor assistente e pesquisador da Faculdade Cásper Líbero, professor de Pós-graduação na Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência nas áreas de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Publicação Digital para Tablets e Smartphones.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Ágatha E. F. de Camargo Paraventi

Doutora, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Professora da Faculdade Cásper Líbero, onde ministra as disciplinas Planejamento de Relações Públicas, Relações Públicas, Ética e Responsabilidade Corporativa e Redação em Relações Públicas I e II, além de orientar Trabalhos de Conclusão de Curso. Leciona em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Comunicação Organizacional e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP; Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva – Compliance e Gestão de Compliance, no INSPER e no curso "Compliance Anticorrupção" da PUC Rio de Janeiro. Atuação corporativa por mais de 10 anos na área de Comunicação Organizacional. Conselheira Fiscal da SOCICOM – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2022-2024).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Alessandra De Castro Barros Marassi

Doutora, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Pesquisadora de pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como docente nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero. É docente na Pós-Graduação Big Data, Comunicação e Marketing da Belas Artes com a disciplina Comunicação, Ciência de Dados e Internet das Coisas e da Pós-Graduação em Mídias Digitais do SENAC. Participa do Grupo CCM - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias. É parecerista da Revista Manuscrítica da USP. Foi coordenadora dos cursos de Produção Multimídia e de Relações Públicas na Faculdade Paulus de Comunicação - FAPCOM onde atuou também como Coordenadora da CPA e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (2016-2020). Ministrou a disciplina Gestão de Mídias Digitais no curso de graduação Comunicação e Multimeios da PUCSP (2016). Suas pesquisas discutem: os algoritmos, sistemas inteligentes em plataformas digitais com foco nas práticas de consumo, mídia programática e as transformações no comportamento do consumidor mediadas por esses algoritmos. Atualmente é Presidenta da ABCiber (biênio 2021/2023). É autora dos livros "Interações Digitais e o consumo do livro", Ed. Gênio Criador (2017) e "Diálogos entre Comunicação, Filosofia e Tecnologia: Reflexões sobre tecnologia, religião e sociedade nas práticas comunicacionais contemporâneas (2019). No campo profissional, entre 1996 e 2017, atuou como Gerente de Atendimento e Planejamento com foco no Marketing Digital em Agências de Publicidade e Comunicação como JWThompon para Ford Motor Company, Wunderman para Nokia para América Latina, Inter.net para TIM e JJ, EURO RSCG 4D para Veja, Veet, Vanish, Hospital Albert Einstein, Guaraná Antárctica e HAVAS Digital para Dia Supermercado, Carolina Herrera, Prada, Valentino, entre outras. E-mail: [email protected] - https://orcid.org/0000-0003-3239-5046

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 2003), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Unesp (2004), mestrado em Ciências Sociais pela Unesp (2007) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2013). Atualmente é pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO) - Argentina e do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (PUC-SP); Professor de Ciência Política e de Sociologia na Faculdade Cásper Líbero (FCL). Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Ciência Política e Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Exército Zapatista de Libertação Nacional, Zapatismo, Movimento Indígena, Movimento Sem Terra, Movimento Social, América Latina, Lutas Sociais, Democracia, Artes e Estética, Games e Comunicação Política.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Camila Krohling Colnago

Doutora, Comunicação

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, possui mestrado em Administração com linha de pesquisa em Planejamento Estratégico e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialização lato sensu em Marketing pela ESPM-SP (2001) e graduação em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Profissional de Comunicação Institucional com sólida formação acadêmica e experiência em áreas de Comunicação Interna e Externa, Eventos e Relações Públicas. Foi gestora de departamentos de Comunicação Organizacional e Eventos, onde conduziu projetos de posicionamento de marcas e assessoria de imprensa, assim como coordenou grandes eventos internacionais e geriu ações e investimentos de responsabilidade social. Como consultora de Comunicação Estratégica para PMEs, startups e instituições do terceiro setor, provê assessoramento e mentoria para empreendedores e organizações. Experiência como empreendedora e voluntária no terceiro setor. Atualmente é professora dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Faculdade Casper Líbero (São Paulo/ SP). Palestrante, mentora de programas de aceleração de startups e apoiadora do ecossistema empreendedor.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Eloisa Benvenutti de Andrade

Doutora, Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com a pesquisa "Ética, liberdade e alteridade na filosofia de Simone de Beauvoir". Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo na área de Historia da Filosofia. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP na área de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Licenciada em Filosofia e Bacharela em Filosofia também pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente de Filosofia e História da Arte da Faculdade Cásper Líbero e da Rede Estadual de Educação de São Paulo. Vice-coordenadora do Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea da Unifesp. Pesquisadora associada do Instituto de Teoria e História Anarquista. Pesquisadora com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, epistemologia, fenomenologia, problema mente/corpo, ética, estética e moral. Autora do livro "Corpo e Consciência: Merleau-Ponty crítico de Descartes"

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Ethel Shiraishi Pereira

Mestre, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Professora de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA em Gestão de Eventos da ECA/USP, Ethel Pereira é pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo Senac e mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. Iniciou sua carreira como Assessora de Comunicação da ABRADIF, foi sócia-proprietária da Scopus Comunicação e Eventos e da Mistura Fina Comunicação Organizacional. Membro do Júri de premiações concedidas pela Aberje, Fundacom e Abrapcorp. Co-autora em diversas publicações, entre elas o livro “Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos”, editado pela Summus. Pesquisadora do NECC – Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Jefferson Mariano

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Sociais

Bacharel em Sociologia e Política (FESP-SP), Mestre em Economia (PUCSP), Doutor em Desenvolvimento Econômico (Unicamp). Analista socioeconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002; Professor na Faculdade Casper Líbero. Foi coordenador do curso de ciências Econômicas da Uninove. Autor de livros didáticos na área econômica publicados pelas editoras: Saraiva, Papirus, Ciência Moderna, Ícone e Senac.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Liráucio Girardi Júnior

Doutor, Sociólogo

Área de conhecimento: Ciências Sociais

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Doutor em Sociologia na Universidade de São Paulo. Sua tese foi publicada sob o título "Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação", pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Sociologia Digital, Materialidade da Comunicação e Cultura de Rede. Desde 1993, leciona a disciplina "Sociologia" e "Sociologia da Comunicação" na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.Professor Substituto das disciplinas "Teorias da Comunicação", "Comunicação, Sociedade e Cultura" e "Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura" no curso de Midialogia - IA/UNICAMP (2015-2016).Pesquisador do Mestrado Profissional PPGCOM/USCS (2019) - Área de Concentração: Inovação na gestão e na produção de Comunicação de Interesse Público / Linha de Pesquisa: Gestão da Comunicação de Interesse Público. No Programa de pós-graduação, leciona a disciplina "Cultura Digital, Plataformas e Práticas Comunicacionais "Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura Digital e Ambientes Plataformizados" - PPGCOM/USCS. Foi Pesquisador do Mestrado Acadêmico em "Comunicação na Contemporaneidade" da Faculdade Cásper Líbero (2021-2023/encerrado). Linha de Pesquisa: Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Grupo de Pesquisa: Mediações Comunicacionais da Cultura Digital Pesquisador Responsável - Processo CNPq : 423111/2021-3 / Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Marcos Ryo Hashimoto

Mestre, Ciências Humanas

Mestre em Comunicação na linha de pesquisa de Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado pelo programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduação em Comunicação e Marketing pela faculdade Cásper Líbero. Graduação em Desenho Industrial – Hab. Programação Visual pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FIEO. Atuação principal: produção audiovisual.

Foto do Professor

Natália de Campos Tamura

Doutora, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação, e Bacharel em Relações Públicas. Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje, também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU, há 5 anos. Desenvolve pesquisa e consultoria em processos de gestão da Sustentabilidade/ESG, atuando como facilitadora de diálogos por meio de metodologias colaborativas de participação.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Pedro Arthur Nogueira

Mestre, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Formado em Comunicação com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em comunicação pela própria Cásper Líbero. Há 10 anos no mercado segurador, foi responsável pela gerência de planejamento e estratégia e liderou a implementação de modelos de excelência em gestão, por meio da ISO 9001 e do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Responsável pelo planejamento estratégico anual utilizava ferramentas como: BSC, Estratégia do Oceano Azul, Análise das cinco Forças da Indústria, dentre outras. Desde 2009 gerencia a área de Marketing Digital, sendo responsável pela reputação digital de duas marcas globais, o BB Seguros e a MAPFRE Seguros além de ser professor da Faculdade Cásper Líbero onde ministra aulas de estratégia, marketing e administração. Em 2014 decidiu empreender e fundou sua própria produtora de conteúdo digital.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Sergio Jose Andreucci Junior

Doutor, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (1998), Especialista em Administração em Marketing pela FECAP (1993). Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Professor decano da Faculdade Cásper Líbero (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (2012). Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp - Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2020). Diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de riscos, crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural (2000). Gerente de Comunicação da Associação Comercial de São Paulo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Sonia Breitenwieser A. Santos Castino

Doutora, Linguista

Área de conhecimento: Letras

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2006), com a tese “Affonso Romano de Sant’Anna: estudo do poema em quatro movimentos”. Fez o Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1996), quando recebeu bolsa de estudos do CNPQ. Bacharelado e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Germanística pela Universidade de São Paulo (1979), com especialização em tradução. Revisora da Revista Communicare. Pesquisadora e Professora titular na Faculdade Cásper Líbero, onde leciona desde 1997. Atualmente é Coordenadora de Ensino de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Tânia Pinto

Mestre, Jornalista

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA / USP, com extensão universitária em Gestão da Comunicação Organizacional pela ECA / USP e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Docente no Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Possui experiência profissional no Banco do Brasil há 20 anos nas áreas de comunicação organizacional, assessoria de imprensa, eventos e marketing esportivo. Professora dos cursos de graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Professora no curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Responsável pelo site e páginas não Facebook e Instagram do grupo musical Secos & Molhados.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Valéria de Siqueira Castro Lopes

Doutora, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP, graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, é docente nos Cursos de Relações Públicas da ECA-USP e da Faculdade Cásper Líbero, professora e coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP (GESTCORP-ECA/USP).

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Vanessa Beatriz Bortulucce

Doutora, Historiadora

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Historiadora da imagem, da arte e da cultura. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui Pós-doutorado pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Atualmente é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nas áreas da cultura do século XX: Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, arte e política. No ensino e na pesquisa, também desenvolve estudos nas seguintes áreas : Educação (História da Educação, Sociologia da Educação), Cultura de Massa ( História em Quadrinhos, Teoria da Comunicação, Análise das mídias, Cinema e Fotografia, Indústria Cultural), História e teoria do Design, História do vestuário, História da Cultura (História da Cor, estética do horror, arte tumular, história e análise dos símbolos), História da Arte Africana, História Contemporânea. Pesquisadora e tradutora independente. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais) e do ICOM Brasil.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Vânia Penafieri

Doutora, Relações Públicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero, formação de Psicanálise em andamento, pelo Núcleo Brasileiro de Psicanálise. É professora na Faculdade Cásper Líbero, ministrando as disciplinas Estratégias de Comunicação Pública e Política, Gestão de Comunicação Interna e Comunicação Organizacional e Governança, no curso de Relações Públicas, é também supervisora de TCCs desde 2022. É professora no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando as disciplinas/Unidades Curriculares de Midia Lab Consumo e Pesquisa de Mercado e Comunicação. Na PUC-SP, é vice-chefe do Departamento de Comunicação (2023-2025), foi vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda (2019 a 2021), atuou como coordenadora da Agência PUC-SP de Comunicação (2015-2016) e membro do NDE do PP (2015-2022). É docente no curso de Pós-Graduação em Comunicação Pública e do MBA em Gestão de Eventos, ambos da ECA/USP. Atuou como Diretora Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcorp (Gestão 2016-2018), coordenou o Prêmio Jovem Pesquisador (2018 a 2020) e foi Coordenadora do Espaço Graduação (2019 a 2021), também pela Abrapcorp. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa, comunicação interna e relações humanas nas organizações e eventos/cerimonial. Foi professora e atuou como coordenadora (2012-2015) dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Wesley Moreira Pinheiro

Mestre, Ciências Sociais Aplicadas

Pesquisador e Profissional de Marketing, Pesquisa e Análise de Dados. Tem experiência acadêmica e mercadológica com marketing digital, automação de marketing, mídia programática, segmentação de mercados e públicos consumidores, ferramentas de produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, web analytics, dashboards, adds, KPIs, e-commerce, social commerce, live commerce, funil de vendas e jornada do consumidor. Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Data Science e Graduado em Marketing. Já atuou como coordenador de desenvolvimento WEB e Marketing Digital na FMU (Centro universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e Coordenador de Marketing e Captação, Vice-coordenador de CPA e Coordenador de Processo Seletivo / Vestibular da FAPCOM. Professor de Pós-graduação Lato Sensu no Centro Universitário Belas Artes e Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência com orientação de Iniciação Científica, projetos interdisciplinares e TCC (Monografia e Projeto Experimental), graduação bacharelado e pós-graduação lato sensu Parecerista do Intercom e de revistas científicas como Remak, Mediação e Read. Autor de artigos científicos e capítulos de livros em Comunicação e Marketing. Atua com pesquisas e produções acadêmicas nas áreas de Marketing, Comunicação Digital, Big Data, Data Science, Inteligência e Pesquisa de Mercado.

Ver Currículo Lattes