INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A casperiana Ana Carolina Neira
Crédito: O Estado de S. Paulo

“Não estou ansiosa, porque a ficha ainda não caiu. Acho que, quando começar a me desvencilhar mais da faculdade, penso mais nisso. Tem horas em que não acredito que eu ganhei.”, conta Ana Carolina Neira, de 22 anos, aluna do quarto ano de Jornalismo na Cásper Líbero e vencedora do 8º Prêmio Santander Jovem Jornalista, realizado em conjunto com a Semana Estado de Jornalismo. Graças à sua reportagem, intitulada Um Pedacinho do Paraguai na Zona Oeste de São Paulo, a casperiana ganhou uma bolsa de estudos de seis meses na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, na Espanha, em agosto de 2014.

A surpresa da vitória foi ainda maior, pois, ao se deparar com uma situação que nunca tinha enfrentado, a jovem cogitou desistir de participar da premiação: “A entrega foi dia 29 de outubro às 18h, terça-feira. E mudei a minha pauta na terça de manhã. Porque o especialista da religião islâmica – a pauta era sobre a expansão do islamismo nas periferias – com quem queria falar se recusou a me dar entrevista. Acho que foi a primeira vez na vida que alguém disse que não queria me dar entrevista. Naquele dia, também estava fechando meu TCC. Estava desesperada.”.

Mas, graças à sua mania de fazer lista, Ana Carolina já tinha outra pauta em mente e resolveu executá-la no dia da entrega: foi atrás das pessoas e dos órgãos com quem precisava falar. Muitas informações da Polícia Federal foram conseguidas através da internet, por exemplo, pois ninguém atendia suas ligações. E mesmo fechando o TCC e a reportagem ao mesmo tempo, a aluna conseguiu entregar tudo dentro do prazo.

“A nova pauta nasceu dentro da Cásper, porque, em 2011, eu fiz uma matéria para o Esquinas sobre imigração. Falava sobre peruanos, haitianos, bolivianos e paraguaios. E foi onde conheci o pessoal da Japayke (Associação de Integração Paraguai-Brasil). Eu só citei a Japayke na matéria, mas aquilo ficou na minha cabeça. E, nesse tempo, todo mantive contato com eles.”, contou Ana Carolina. E mesmo com medo de fugir do tema – cidades -, a casperiana seguiu a sua intuição, estudou os candidatos que venceram as outras edições e fez o que achava certo.

A jovem também falou sobre a importância das participações na revista Esquinas para a sua formação como jornalista: “Eu sempre fiz estágio em agência de publicidade, mas a Esquinas fez com que eu não abandonasse esse meu lado jornalístico. Eles me ensinaram a pensar em todos os pontos da execução de uma reportagem. E eles me deixaram segura para fazer uma pauta como essa.”.

Atualmente, Ana Carolina trabalha na editoria internacional do portal R7 e pretende aproveitar a oportunidade de estudos na Espanha: “Espero muito essa vivência da universidade. Conhecer alunos de outros países, cursos. Acho que isso pode me ajudar a escolher uma pós-graduação. Além de ter uma experiência jornalística. Eu sei que vou aprender muito. Espero crescer e amadurecer.”.