Com o projeto de pauta “Bullying velado: um retrato desconhecido das pessoas com deficiência”, as estudantes de jornalismo Cristiane Paião, 4º ano, Deborah Rezaghi e Raquel Bertani, ambas do 3º ano, venceram, em junho, a primeira etapa do 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog entre março e abril de 2013.
As jornalistas Filomena Salemme e Heloísa Rocha foram cruciais para o desenvolvimento da pauta, segundo o trio. Filomena, professora de radio jornalismo na Cásper Líbero, contribuiu na orientação do projeto das estudantes, enquanto Heloísa, que trabalha na Rádio Gazeta AM, contou a elas casos de bullying envolvendo pessoas com deficiência.
“Geralmente é difícil encontrar reportagens sobre este tipo de bullying, as pessoas não gostam de falar. Entretanto, apesar de tristes, são histórias que merecem ser contadas.”, diz Deborah. A partir do projeto, um rádio documentário de 15 minutos deve ser entregue à equipe da premiação até setembro deste ano.
Nessa nova etapa da reportagem, as estudantes contarão com a ajuda de Dácio Nitrini, jornalista da TV Gazeta, para planejar a rotina de roteiros, entrevistas, decupagens e edições. A ideia é entrevistar especialistas e personagens que discutam e retratem a questão da violência sofrida por pessoas com deficiência.
O prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado desde 2009, aceita a participação de estudantes de Jornalismo em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. Ao todo, quatro projetos de pauta foram premiados na edição 2013. A avaliação foi feita por uma comissão de conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados.
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper