INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Com o projeto de pauta “Bullying velado: um retrato desconhecido das pessoas com deficiência”, as estudantes de jornalismo Cristiane Paião, 4º ano, Deborah Rezaghi e Raquel Bertani, ambas do 3º ano, venceram, em junho, a primeira etapa do 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog entre março e abril de 2013.

As jornalistas Filomena Salemme e Heloísa Rocha foram cruciais para o desenvolvimento da pauta, segundo o trio. Filomena, professora de radio jornalismo na Cásper Líbero, contribuiu na orientação do projeto das estudantes, enquanto Heloísa, que trabalha na Rádio Gazeta AM, contou a elas casos de bullying envolvendo pessoas com deficiência. 

“Geralmente é difícil encontrar reportagens sobre este tipo de bullying, as pessoas não gostam de falar. Entretanto, apesar de tristes, são histórias que merecem ser contadas.”, diz Deborah. A partir do projeto, um rádio documentário de 15 minutos deve ser entregue à equipe da premiação até setembro deste ano.

Nessa nova etapa da reportagem, as estudantes contarão com a ajuda de Dácio Nitrini, jornalista da TV Gazeta, para planejar a rotina de roteiros, entrevistas, decupagens e edições. A ideia é entrevistar especialistas e personagens que discutam e retratem a questão da violência sofrida por pessoas com deficiência. 

O prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado desde 2009, aceita a participação de estudantes de Jornalismo em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação. Ao todo, quatro projetos de pauta foram premiados na edição 2013. A avaliação foi feita por uma comissão de conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados.