Anunciados os 32 selecionados do curso Descobrir São Paulo 2013

A Banca Examinadora do 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, anunciou os 32 estudantes selecionados para participar deste curso de complementação universitária.

Participaram da seleção representantes do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Cátedra UNESCO de Comunicação, Abraji-Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Oboré Projetos em Comunicações e Artes e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Confira a lista de 29 alunos e 3 estagiários da Câmara Municipal de São Paulo selecionados para o curso, que acontecerá de 23 de fevereiro a 27 de abril – sempre aos sábados, das 8h30 às 13 horas.

 

Estudantes selecionados de 15 faculdades de jornalismo e 1 de ciências humanas

Agnes Sofia Guimarães Cruz/UNESP

Alexandre Maciel da Silva/PUC-SP

Ariane Camilo Pinheiro Alves/ECA/USP

Barbara Marques Rodrigues Gomes/UNIFIAM-FAAM

Bruna Gonçalves Piazzi/FFLCH/USP

Claudia Stefanie Müller/PUC-CAMPINAS

Cristiane Paião Macedo/CÁSPER LÍBERO

Dandara Aryane Martins de Lima e Silva/MACKENZIE

Deborah Caroline Rezaghi Tomaz/CÁSPER LÍBERO

Elvis Ribeiro Mascarenhas/UNIP

Emanuelle Herrera Falchi/UNIFIAM-FAAM

Francielle Correia de Souza Silva/Universidade São Judas

Gabriela Zaniratto Silva/USJT

Josimar Valerio da Silva/ANHEMBI MORUMBI

Karin Salomão/ECA-USP

Larissa Agostinho Teixeira/ECA-USP

Leandro Noronha da Fonseca/UNINOVE

Lucilene Oliveira Gomes/UNICSUL

Marina Lopes Mustafá Francisco/MACKENZIE

Natália Tayota de Oliveira/UNIFIAM-FAAM

Olívia Beserra Freitas/Universidade São Judas

Paula Magalhães Caldeira/METODISTA

Paulo Diego Farias da Silva Pacheco/CÁSPER LÍBERO

Raquel Brandão Inácio/ Universidade São Judas

Roberto Bueno Mendes/METODISTA

Rodrigo Gomes Pedroso/ANHEMBI MORUMBI

Talita Molinero/UNIFIAM-FAAM

Tays Perez/MACKENZIE

Thales Willian dos Santos Silva/Universidade Braz Cubas

 

Estágiários da Câmara

Camila Florentino da Silva/FAP-SP (Faculdade do Povo de São Paulo)

Eduardo Bezerra Rodrigues/FAP-SP (Faculdade do Povo de São Paulo)

Ricardo Rossetto Della Corte Guimarães Pacheco/CÁSPER LÍBERO

 

A coordenação do Projeto Repórter do Futuro informará aos alunos acima, através de comunicação eletrônica, a data das matrículas a fim de confirmarem a sua participação no curso.

No sábado, 2 de fevereiro, a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro realizará um encontro com os selecionados para explicar as dinâmicas do curso. O encontro acontecerá na sede do Centro de Imprensa/Redação Escola da Oboré, Rua Rego Freitas 454, conjunto 83, das 8h30 às 12 horas.

Esta 6ª edição do módulo recebe apoio do SINPRO-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Premier Hospital/Grupo Mais e. das coordenações dos cursos de jornalismo das seguintes faculdades de São Paulo: Cásper Líbero, PUC, ECA/USP, Mackenzie, Metodista e ESPM.

 

Sobre o curso

Por meio de conferências de imprensa e entrevistas coletivas, 32 estudantes terão a oportunidade de conhecer como funciona o Poder Legislativo paulistano, as propostas em debate para o Novo Plano Diretor de São Paulo – que define como, para onde e de que forma a cidade se desenvolverá -, os instrumentos de participação cidadã que podem influenciar o destino da capital e as propostas da Prefeitura, das organizações e redes da sociedade civil. O curso oferecerá, ainda, encontros com jornalistas e especialistas nos principais indicadores sociais sobre a cidade e também na técnica de Reportagem com Auxílio de Computador (RAC), utilizada para criar bancos de dados específicos para a realização de grandes reportagens.

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13h, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, nos dias 23 de fevereiro; 2, 9, 16 e 23 de março; 6, 13 e 27 de abril. Todos os encontros serão transmitidos online pelo site da Câmara. Os estudantes receberão certificados de participação, que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

De maio a setembro, como desdobramento deste curso, acontecerá outro módulo que constituirá do levantamento dos principais problemas dos 96 distritos da capital paulista e do mapeamento das formas de participação cidadã. Ao final de ambos os módulos, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá dois livros apresentando os conteúdos das duas iniciativas. O lançamento dessas publicações acontecerá em 25 de janeiro de 2014, no aniversário de 460 anos da cidade.