Realizado pelo Instituto DataFolha e publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, o projeto DNA Paulistano realizou um mapeamento das dificuldades enfrentadas diariamente por aqueles que têm que enfrentar longos deslocamentos entre as cinco regiões da cidade. Os resultados da pesquisa mostraram que os problemas das regiões mais ricas são completamente diferentes dos problemas das regiões mais pobres. Nos bairros de alta renda, por exemplo, em que há menor dependência dos serviços públicos, a maior reclamação gira em torno do trânsito; na periferia, por outro lado, os problemas mais apontados são saúde e educação. A escassez de espaços públicos direcionados ao lazer, cultura e esportes também foi citada.

No site do projeto no jornal a Folha de S. Paulo você pode conferir um mapa interativo com dados sobre a satisfação média de cada um dos distritos das regiões norte, sul, leste, oeste e centro de São Paulo. Além disso, é possível comparar os resultados da pesquisa realizada em 2012 com a pesquisa anterior realizada em 2008.

 

*** As conferências do 6º módulo do Projeto Repórter do Futuro sobre São Paulo são realizadas no auditório Freitas Nobre na Câmara Municipal de São Paulo e podem ser acompanhadas online pelo site http://www.camara.sp.gov.br. Ao longo do curso, os futuros repórteres possam a adquirir ferramentas para analisar e pensar a cidade. Além dos encontros com jornalistas, cronistas e especialistas dos principais indicadores da realidade, o curso traz ainda aulas bônus com técnicas de estudo, revisão de conceitos do jornalismo e RAC – Reportagem com Auxílio do Computador.

 

Confira a reportagem que o estudante Ricardo Rosseto (3º ano de Jornalismo) produziu sobre o DNA Paulistano, tema base do 2º encontro do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter:

 

Curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter/DNA Paulistano