INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Era a época de uma polifonia enrustida; talvez pela ousadia de alguns ou pela tolice de outros. Fecharam o Congresso, criminalizaram os movimentos sociais, censuraram a arte e a imprensa. A ditadura militar fora instaurada.

Esperavam o extermínio da produção artística e intelectual, e o que receberam em troca foi um dos períodos de maior efervescência cultural da história brasileira. O Ato Institucional 5 (AI-5), de 1968, foi uma tentativa, mas foram tantos os recursos usados para driblar a censura no período, quanto às formas de exprimir o repúdio aos costumes e valores que sustentavam-no, que muito conseguiu passar despercebido pelos censores.

Com a preocupação de olhar ao passado para melhor entender o presente, Adalton Diniz coordenador de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero, em conjunto dos demais coordenadores de Curso da instituição, realizou a Semana de Debates sobre os 50 Anos do Golpe, em um momento mais do que propício para realizar um paralelo entre o Brasil de antes com o de agora; entre as manifestações que pipocam, a discutida Copa do Mundo (FIFA) e esse período prévio para as eleições para presidente, governadores, os alunos da Cásper tiveram a oportunidade de participar de diversos debates, usando de diversas vertentes, para melhor compreender e analisar esses tempos.

Da imprensa ao futebol. Da publicidade para as Relações Públicas. Da Resistência LGBT e Feminista até a Comissão da Verdade, que hoje tenta achar respostas há tanto presas na garganta de amigos e familiares que perderam seus entes queridos frente o ódio dos que se diziam a favor da nação.

Com filmes, documentários, palestras, músicas e muita discussão, os alunos da Cásper Líbero puderam ampliar o seu repertório sobre aquele período. Ouviram professores da instituição, jornalistas, jogadores de futebol da época, historiadores, publicitários e pessoas que sofreram tortura.

Para falar sobre a imprensa que era duramente proibida, compareceu a jornalista Regina Helena Paiva Ramos que, quando editava o jornal O São Paulo, da Cúria Metropolitana, colocava salmos onde o censor proibia o texto. Sobre o futebol, Juca Kfouri afirmou: “Quando o futebol engloba todas as classes sociais, ele é cobiçado pelo governo a qualquer preço” – apontando para o fato de que não apenas na ditadura fazia-se uso do futebol para promover o governo.

Do cinema, Caio Lamas, ex-aluno de Rádio e TV, falou sobre a pornochanchada, que foi sua pesquisa de TCC. A professora Genilda de Souza, da Cásper Líbero, concedeu um tocante relato sobre quando foi presa grávida em plena época da ditadura. E a fala da feminista Marisa Fernandes foi sobre as dificuldades de ser lésbica e lutar por seus direitos em plena ditadura.

A Semana de Debates sobre os 50 Anos do Golpe ofereceu aos participantes um leque de informações para servir de base para discutir os efeitos do regime militar e um olhar diferente para o presente. O Congresso pode agora estar aberto, as artes prontas para ser criadas e os movimentos sociais possibilitados de existir, mas é sempre bom lembrar que em alguns momentos da história do país isso não aconteceu e que se deve tomar cuidado para não repetir o mesmo erro.

Não é mais uma polifonia enrustida.

Por José Adorno, aluno do 2º ano de Jornalismo
Colaboração de Ana L. Pacífico e Nicholas Evans, do 1º ano de Jornalismo
Coordenação da cobertura: José Adorno

 

Confira a cobertura do evento 50 anos do golpe, que aconteceu de 31 de março a 4 de abril de 2014 na Cásper Líbero:

 

Palestras
Mesa Texto
A Imprensa sob a Ditadura A imprensa durante a ditadura: vinte anos de silêncio?
Futebol nos Anos de Chumbo

Do quartel para o campo de futebol 

O futebol nos anos de chumbo

A Publicidade e os 50 anos do Golpe “Combate ao mal”: a publicidade na época da ditadura
Cinema nos Tempos da Ditadura Os quatro pilares: ainda há resquícios? 
Resistência LGBT e Feminista na Ditadura Militar “Não dá para baixar a guarda”: a resistência LGBT e Feminista na Ditadura 
Literatura, Teatro e Ditadura A Cultura Amordaçada 
A Profissão de Relações Públicas e o Governo Durante a Ditadura Desconstrução Construtiva da Relações Públicas 
A Ditadura e a Violência no Brasil Hoje A ditadura e a violência no Brasil hoje 
A Comissão da Verdade: As Vítimas da Violência A Comissão da verdade: As vítimas da violência  
Ciclo de cinema
Filme Texto
Estado de Sítio Discussão sobre cinema relembra a influência dos EUA na Ditadura 
Prá Frente Brasil Pra Frente Brasil: uma tarde para refletir o passado 
Lamarca o Capitão Da guerrilha Idealismo e guerrilha em tempos de ditadura 
Cabra Marcado para Morrer O filme que demorou vinte anos para ser lançado 
O Ano em que Meus pais Saíram de Férias O ano em que o Brasil saiu de férias