Na manhã da quinta-feira, 8 de agosto, as turmas matutinas dos 3º anos de Jornalismo e dos 1º anos de Publicidade e Propaganda participaram de um encontro sobre Ferramentas Digitais Colaborativas com o jornalista Bernardo Gutiérrez, fundador da Futura Media, rede flexível de inovação.

Gutiérrez, que se define como pós-jornalista, também atua como consultor de mídia, escritor e fotógrafo e milita pela mídia livre: “Quanto mais mídia livre, melhor”, opina.  Ele conversou com os estudantes sobre como ampliar as possibilidades da comunicação utilizando diferentes plataformas – priorizando as de código aberto – para acompanhar, por exemplo, as revoluções que acontecem atualmente em diversas partes do mundo.

Os professores Daniela Osvald Ramos e Renato Rovai compuseram a mesa ao lado de Gutiérrez. A sala Aloysio Biondi, cheia, presenciou o jornalista contar como uma versão hackeada do texto “A morte em Samarra”, de Gabriel García Márquez, se destacou no Twitter, repercutiu em diversos sites e, posteriormente, pautou a agenda de veículos impressos da mídia tradicional em diferentes línguas.

Ele também apresentou algumas das ferramentas mais comuns utilizadas em revoluções globais, como o Mumble, chat de voz que pode ser usado coletivamente, e os PADs, documentos on-line colaborativos que permitem a criação de campanhas conjuntas.

Usuário constante do Twitter, Gutiérrez ainda incentivou os estudantes a frequentarem tanto redes sociais populares quanto as menos conhecidas para renovar as maneiras de ver o mundo e as pessoas.