Foto: Beatriz Vecchi | Centro de Eventos

Na Aula Magna de Jornalismo (8/3) do período noturno,o convidado do evento foi César Tralli, âncora do programa SPTV 1ª Edição, da TV Globo.

O jornalista deu início à sua fala relembrando seus anos como Casperiano, nos quais ele exercitou o que chamou de “espírito curioso”. O desejo de explorar e de aprender, segundo ele, é uma característica fundamental para o jornalista. Foi com esse espírito que Tralli deu início à sua atuação no jornal A Gazeta Esportiva, abrindo portas para mais experiências e chegando a comemorar, hoje, 24 anos na Rede Globo.

Em contraponto ao seu entusiasmo com as características da profissão, Tralli abordou também a crise vivida pelo jornalismo ao redor do mundo. Com redações cada vez mais enxutas e concorrendo cada vez mais com as redes sociais, os veículos têm tido que se adaptar para sobreviver. Apesar disso, o jornalista mostra otimismo quando fala sobre o papel da mídia no atual cenário de conturbação política, no qual, segundo ele, as pessoas buscam cada vez mais conteúdo jornalístico para confirmar a veracidade de informações.

A evolução do formato do jornalismo televisivo também ganhou foco na fala do jornalista. Em resposta
às perguntas dos alunos, o âncora abordou a modernização dos discursos e dos próprios padrões estéticos presentes nos telejornais. Tralli também defendeu a importância da adaptação dos formatos dos programas, que, para ele, têm muito a ganhar se aproximando do público e incentivando a sua participação.

Confira alguns momentos da Aula Magna de Jornalismo do período noturno: