Alunas integrantes do Núcleo Editorial de Revistas

Crédito: divulgação

Uma das expressões mais usadas para descrever o curso de Jornalismo é “sujar os sapatos”. Faz sentido: apesar de rechear a bagagem cultural do aluno, as aulas pouco valeriam sem a experiência. É por isso que, na Cásper Líbero, os órgãos laboratoriais são extremamente valorizados. De entrevistas a edição de textos, de ilustrações a fotografias, os laboratórios são espaços de exercício, de experimentação e de conhecimento das diferentes áreas da profissão.

A revista Esquinas, um destes órgãos, é uma publicação semestral produzida pelos próprios alunos de Jornalismo da Cásper Líbero. Com a ajuda do Núcleo Editorial de Revistas — também composto por estudantes de jornalismo da faculdade — e sob a supervisão do professor Heitor Ferraz, os discentes entrevistam, editam textos, fotografam e até ilustram suas reportagens, escritas em grupos de aproximadamente cinco pessoas.

O Esquinas surgiu como o jornal Esquinas de S.P. há 18 anos, criado pelo renomado jornalista Marcos Faerman (1943-1999), que foi professor da Cásper (a sala de redação leva seu nome, como uma homenagem). Desde a criação, esse órgão de experimentação já teve diferentes formatos. Hoje, é uma revista temática: cada edição possui um assunto central, como arte, sexo, juventude, ruas e religião, temas dos números recentes. Os alunos sugerem assuntos e pautas para cada edição e participam do processo de criação de cada revista. As matérias giram em torno do tema central e cabe aos alunos responsáveis tornar interessante as abordagens, buscando dados, conversando com fontes diversas, ou seja, “sujando os sapatos”.

Um diferencial da Esquinas é a grande liberdade que o aluno tem para criar. Além das reportagens convencionais, a revista abre espaço para perfis, contos, crônicas, quadrinhos, fotorreportagens, infográficos e ilustrações, buscando ampliar os horizontes do estudante de Jornalismo. Fernanda Patrocínio, editora da revista de novembro de 2009 até novembro de 2011, acredita que sua experiência no Esquinas foi muito boa. “É um privilégio, quase ninguém tem o aprendizado que tivemos. Podemos fazer de tudo, desde sugestão de pautas até angulação de foto e diagramação. É muito livre e temos que valorizar isso.”

A revista tem um projeto editorial e um manual de redação. E também tem uma versão online, compartilhada nas páginas do Facebook e em outras redes sociais, e que serve como portfolio para o aluno que ali publica seus textos — um dos maiores objetivos da revista, aliás, é divulgar os talentos que são desenvolvidos e aprimorados na Cásper Líbero.