No dia 17 de outubro, os professores de radiojornalismo, Pedro Vaz e Filomena Salemme, foram homenageados pela Associação Paulista de Imprensa (API) ao receber o Diploma de Defensores Eméritos da Liberdade de Expressão, Informação e Comunicação da Associação Paulista de Imprensa, na Câmara Municipal de São Paulo.

A solenidade comemorou os 80 anos de existência da API. Foram homenageados os cidadãos considerados exemplos de dedicação ao exercício do jornalismo, que são extremamente importantes para a imprensa do Estado de São Paulo e para a Comunicação Social do Brasil.

Filomena Salemme, que fez grande parte da sua carreira como editora-chefe da Rádio Estadão, contou que não esperava ganhar a premiação. “Fiquei surpresa, não sabia da homenagem. É um momento de mudança de carreira.”. Atualmente, a professora continua lecionando na Cásper, mas, depois de 20 anos, deixou o Grupo Estado.

A professora ainda disse que todo o sucesso de sua carreira é resultado da paixão que sente pela profissão. ”Fico agradecida e honrada, pois trabalho com amor, dedicação, prazer. A carreira no rádio foi por opção. Recebi cinco prêmios de jornalismo, sendo dois internacionais. Então, é o resultado dessa dedicação. Sempre primei pela ética e esse prêmio veio coroar e fechar um ciclo, ao mesmo tempo em que inicia outro.”.

Pedro Vaz, atual gerente da Rádio Gazeta AM, contou sobre a sua experiência na rádio universitária. “Criei um projeto na Faculdade Cásper Líbero em 2008. Procurei me dedicar ao máximo à programação que já existia, vendo a importância do espaço de experimentação para o aluno. O espaço laboratorial é fundamental para o mercado de trabalho. Eu entendo que o rádio é um veículo de comunicação que precisa ser experimentado.”.

O docente também não esperava ser premiado. “Essa diplomação foi inesperada, aconteceu de repente. Viajei por vários lugares e nunca vi um projeto como o nosso. Isso é um orgulho, é um exemplo para as gerações futuras.”.

Além deles, Goulart de Andrade, consagrado por seus mais de 50 anos de profissão, recebeu a homenagem. Atualmente, o jornalista apresenta o programa Vem Comigo, da TV Gazeta, no qual os alunos da Faculdade Cásper Líbero revivem as antigas e célebres reportagens de Goulart.