INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

O Seminário de Jornalismo Esportivo sobre grandes coberturas foi importante para mim e todos os jornalistas e estudantes de jornalismo conhecer um pouco mais sobre o universo da cobertura de grandes eventos esportivos, além de se atualizar sobre como utilizar, de forma eficaz, as plataformas digitais mais utilizadas nos dias atuais, como o Facebook e o Twitter.

A apresentação do Diretor de Comunicação da Rio-2016, Carlos Villanova, foi esclarecedora, mas, ao meu ver, teve um discurso bastante positivista sobre os trabalhos realizados no projeto para a realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos e os benefícios que os dois eventos trarão à população brasileira, em especial à cidade-sede. Villanova repetia, veementemente, que a mídia não se interessa em cobrir os preparativos para este grande evento e que ela enfatizava nas reportagens apenas os esportes olímpicos.

Na palestra de Gustavo Delbin, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, foi interessante conhecer um pouco mais sobre como, juridicamente, são tratados os direitos de imagem e de arena, quais as regras para se comercializar a imagem de um atleta e a transmissão de um evento esportivo.

Uma das apresentações que mais gostei foi sobre como alguns dos grandes veículos de comunicação integram em suas coberturas os meios digitais. Descobri novos conceitos e estratégias a fim de aperfeiçoar e atender esta demanda significante e imposta pelo mercado.

O momento que me identifiquei foi quando profissionais de grandes mídias compartilharam com os presentes experiências na exploração do Twitter e Facebook nas grandes redações que atuam ou já atuaram, visando não apenas números, mas a qualidade do que é veiculado para que haja mais interação com o público alvo

Por fim, e não menos importante, foi de grande valia apreciar as experiências em grandes coberturas do narrador Milton Leite, do SporTV e do repórter Fernando Fernandes, da Band. As curiosidades, desafios e os apuros que eles passaram me mostraram que um jornalista tem de estar preparado emocionalmente e fisicamente para todas as oscilações da profissão.

Agradeço à Faculdade Cásper Líbero por me proporcionar um dia inteiro de muito conhecimento com profissionais altamente gabaritados no que fazem, e de conhecer mais sobre as atuais e futuras tendências do jornalismo. 

Programação: Seminário – Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas

Painel 1 – Estrutura de Imprensa para a Copa do Mundo 2014 e para a Olimpíada 2016

Carlos Villanova (Diretor de Comunicação da Rio-2016)

Painel 2 – Direito de Transmissão e Imagem

Gustavo Delbin – Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

Mediador: Luiz Ademar – Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP

Painel 3 – Cobertura Integrada: as possibilidades dos meios digitais

André Fontenelle, chefe de redação da sucursal do SporTV, em São Paulo

Luiz Pimentel, Diretor de Redação do R7

Alessandro Abate, Editor do Lance!

Allen Chahad, foi Gerente de Conteúdo do Terra e trabalhou na Gazeta Esportiva

Mediador: Mauricio Noriega

Painel 4 – Explorando o Twitter e o Facebook na cobertura esportiva

Ana Brambilla, Editora de Mídias Sociais da Editora Globo

Sérgio Lüdtke, coordenador do Programa Avançado em Jornalismo Digital (IICS)

Eduardo Generoso, Gerente de Projetos da Entertainment Sports Management (ESM)

Mediador: Alec Duarte

Conferência: Experiências de grandes coberturas

Milton Leite, Narrador do SporTV

Fernando Fernandes, Repórter da TV Bandeirantes

Mediador: Erick Castelhero, Vice-presidente Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP