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Filipe Oliveira, Eduardo Camargo, Rafael Rosa e Maria Candida Almeida | Crédito: Yuri Andreoli

A 9ª Semana do Audiovisual começou no dia 10 de agosto em alto estilo, com mesa de debate sobre a volta dos blogs como fonte de renda e informação. Mediada pela professora Maria Candida Almeida, do curso de RTVI, a mesa contou com a participação de Eduardo Camargo e Filipe Oliveira, designers e criadores da página Diva Depressão, e de Rafael Rosa, publicitário e diretor de arte do site Hypeness.

Organizada pela Comissão Casperito – formada por alunos do curso de RTVI e pela Coordenadoria de Rádio, TV e Internet -, a mesa rendeu gargalhadas e muito aprendizado. Quando questionados sobre o início da página, os criadores do Diva Depressão disseram: “Tudo começou como uma grande brincadeira. As nossas imagens até continham mensagens para os nossos amigos, era tudo muito casual. O Diva Depressão faz sucesso com memes compostos por fotos de divas do cinema clássico, como Marylin Monroe, Audrey Hepburn e Greta Garbo, e frases irônicas sobre o cotidiano como “Passamos 1/3 da vida dormindo; eu acho é pouco”. A Diva do dia está sempre munida de indiretas verdadeiras e dispara piadas ácidas, tudo sem perder a classe.

Agora, com mais de 1,9 milhão de curtidas, a página tem alcance de mais de 32 mil pessoas por dia e conta também com perfis no Twitter, Instagram, um canal no YouTube e uma loja virtual, onde é possível comprar produtos exclusivos da marca Diva Depressão.

Rafael Rosa, diretor de novos negócios do Hypeness, afirma que o sucesso veio da crença e da perseverança no projeto. Enquanto dava dicas aos alunos nos minutos finais da palestra, deixou claro que tinha um mantra quando se tratava do seu trabalho: “O aprender fazendo é imprescindível”.

“O blog tem como característica falar do presente, de inovação. Podemos falar de artes, música, carros ou arquitetura, mas o ponto principal é sempre mostrar algo inovador”. Ele afirmou que ser publicitário também ajudou muito, pois com sua experiência, ele soube entender rapidamente o que funcionava ou não para atrair a atenção do público.

Rafael comentou também que recusa a se render ao clickbaiting, forma comumente usada na web para obter cliques com ofertas e notícias mirabolantes. Ele também se opõe à propaganda explícita de um produto – as propagandas no Hypeness são raras e, se presentes, mescladas a um post comum. A maioria dos outdoors, folhetos e propagandas são retratadas em posts que exaltam a criatividade de seus criadores, e não a marca por trás delas.

Apesar dos dois sites terem visuais e linguagens diferentes, seus criadores e colaboradores contribuíram muito com a formação dos alunos de todos os cursos que compareceram ao evento. Respondendo sobre como lidar com as críticas, ensinando sobre tipos de plágio e repassando suas experiências como partes ativas do meio da comunicação no país, os comunicadores abriram a Semana do Audiovisual com chave de ouro.