INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
abre-2

Daniel Tupinambá, Marco Vale e Ninho Moraes | Crédito: Yuri Andreoli

Começou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, a 9ª Semana do Audiovisual do Curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. O evento do período noturno iniciou às 20h, tendo como convidado o ex-aluno Daniel Tupinambá. Ele comentou sua mais recente e atual produção, o programa de humor Longa Metragem (Canal TBS Brasil, Turner). Como mediadores da mesa, participaram os professores Ninho Moraes e Marco Vale, do curso de Rádio, TV e Internet.

A ideia que deu origem à série de televisão Longa Metragem surgiu de um trabalho realizado em 2005 em sala de aula, numa proposta apresentada pelo professor Ninho para a turma do 2º ano do curso. Até mesmo Daniel tem dificuldades em explicar a dinâmica peculiar de sua série. Cada episódio começa narrando a vida de um humorista de stand-up e, no decorrer do programa, criam-se possibilidades para a produção de um longa-metragem.

Daniel, que é o roteirista e diretor da série, falou sobre os desafios de sua produção desde a aprovação do projeto até a liberação da verba para executá-lo. “Já vinha batalhando pela ideia desde 2010”, conta ele, mas a série só foi ao ar em 2014 por causa da burocracia.

A criatividade é parte crucial da criação de um programa televisivo, não só para criar bons roteiros como também para lidar com os problemas que aparecem no decorrer de sua produção. Ao ser indagado sobre bloqueios criativos, Daniel garante: “Tenho todo um ritual, coloco uma música, pego uns incensos, me isolo do mundo, desligo o telefone. WhatsApp eu não tinha até pouco tempo…”.

Quanto ao mercado atual de produções audiovisuais no Brasil, há uma convergência de opiniões entre os três participantes da mesa. Concordam que ele é democrático e, mesmo em meio à crise, ainda é propenso a investimentos. Por ter começado a carreira em uma produtora pequena, Daniel ressalta que as vantagens são a maior autonomia para produzir, além de ser mais fácil crescer profissionalmente.

A apresentação de Daniel Tupinambá foi interessante para todos aqueles que pensam em seguir o mesmo ramo que o ex-aluno. Longa Metragem é um exemplo das dificuldades e conquistas de um jovem profissional no mercado. A série é exibida pelos canais TBS e TNT, tendo sua segunda temporada programada para estrear no início de 2016.

Tupinambá convida todos os Casperianos, estudantes de Rádio, TV e Internet que têm interesse em estagiar na produtora, a enviar um e-mail para [email protected].