Autora: Eliane Calixto Paiva Dancur |
Tipo de produção: Produção científica |
Classificação: Dissertação/Tese |
Data: 01/10/2009 |
Resumo
Este trabalho aborda o uso do rádio como meio de comunicação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tal como já fizeram outros líderes de diversas nações. O corpus da pesquisa é o Café com o Presidente, programa de rádio com o presidente Lula, produzido pela Radiobrás. A pesquisa concentra-se no período entre 2003, ano do início do projeto, e 2007, ano que marca o final da gestão de Eugênio Bucci como presidente da Radiobrás. Problematiza questões relativas às características básicas do jornalismo e especialmente do radiojornalismo na contemporaneidade, bem como a repercussão do programa nos media brasileiros. Em diálogo com pesquisadores que estudaram as teorias do rádio, como Eugen Bertold Brecht, Rudolf Arnheim, Gaston Bachelard, Rosental Calmon, Erving Goffman e Mario Kaplún, analisa a linguagem radiofônica explorada pelos produtores e pelo Presidente Lula. Por meio de entrevistas tanto com os criadores do programa, Eugênio Bucci e Luiz Henrique Romagnoli, como com jornalistas e pesquisadores do jornalismo, esta dissertação contribui para a compreensão da proposta, do significado, da importância, do formato e do objetivo do Café com o Presidente. Constata-se, também, independente dos valores e limites da proposta do programa, como seus áudios são utilizados por emissoras de rádio de todo o Brasil, reverberados em jornais e emissoras de televisão, bem como em ambientes de compartilhamento de informações sonoras na rede mundial de computadores.
Palavras-chaves: Radiojornalismo. Café com o Presidente. Lula. Rádio. Comunicação. Cultura do Ouvir.