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“Minha roupa não é um convite”: Uma análise da construção do discurso feminista da revista Elle Brasil

[sidebar name=”mestrado”]
Autor: Vivyane Gabrelini Cardoso
Tipo de produção: Produção científica
Classificação: Dissertação/Tese
Data: 14/03/2017

Resumo

Esta dissertação busca compreender de que maneira a revista Elle Brasil constrói um discurso feminista. Vinculada à linha de pesquisa “Produtos midiáticos: Jornalismo e Entretenimento”, a presente pesquisa utiliza as bases do pensamento de Michel Foucault para investigar o discurso feminista construído na/pela publicação. O referencial teórico ancora-se nos estudos sobre imprensa feminina brasileira realizados por Dulcília Buitoni e nas construções/desconstruções de Judith Butler em Problemas de Gênero. Partindo do conceito de Sociedade do Espetáculo de Guy Debord, investiga-se como as vozes feministas se revelam em um contexto capitalista de espetacularização. O sociólogo Zigmunt Bauman ampara a pesquisa com sua metáfora de Modernidade Líquida e suas reflexões sobre a ética no mundo dos consumidores. Em um primeiro momento, retomam-se fatos históricos da imprensa feminina e imprensa feminista brasileira, relembrando importantes nomes de mulheres e veículos de comunicação dos séculos XIX, XX e XXI. No segundo momento focaliza-se Elle, passando pela publicação francesa e partindo para a primeira edição brasileira, de 1988. A partir desse histórico, analisam-se três números da versão nacional que expressam a palavra “feminismo” e que foram publicados entre 2010 e 2015, período correspondente ao recorte metodológico da pesquisa. Adicionalmente, analisam-se cinco números que complementam a investigação, uma vez que tratam de temas relacionados a padrão de beleza, identidade de gênero e representatividade – sendo esses temas fundamentais no debate feminista. O terceiro momento dedica-se exclusivamente à edição “Especial Moda e Feminismo”, de Dezembro/2015, na qual está contido um Manifesto Feminista. A análise permitiu formular que, de maneira geral, a revista abordou o assunto, mas não o manteve enquanto temática central na linha editorial. Ainda que tenha cedido espaço para vozes de diferentes vertentes feministas, a maioria dos materiais relacionados ao Feminismo o mantem próximo do ideário neoliberal e intimamente ligado ao consumo.

Palavras-chave: Jornalismo. Imprensa feminina. Revista Elle Brasil. Feminismo.