O NAAPI tem a responsabilidade de conduzir e articular as ações voltadas ao acolhimento e atendimento psicopedagógico dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e, também, de atender às demandas de pessoas com deficiência no âmbito da Cásper.
O núcleo tem por objetivo refletir a inclusão educacional junto à comunidade acadêmica e para isso ele está composto por uma comissão, onde serão recebidas as demandas e o acolhimento dos alunos que as enviarem.
Compete a esse Núcleo coordenar, acompanhar e implementar ações voltadas para as acessibilidades:
- Arquitetônica: de forma a contribuir para a remoção de barreiras ligadas aos espaços da IES, orientando e sugerindo adequações que venham a facilitar o acesso de pessoas deficientes; promover encontros com setores e com responsáveis pela segurança da IES, a fim de contribuir com os aspectos que envolvam a acessibilidade;
- Comunicacional/instrumental/digital: a fim de contribuir com orientações e atendimentos à comunidade acadêmica, franqueando o acesso a equipamentos e materiais pedagógicos, facilitadores da comunicação de pessoas com necessidades especiais; implementar, quando necessário, tradutor e intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais; promover cursos de extensão para docentes e funcionários em LIBRAS; coordenar as atividades de aquisição, manutenção, empréstimo e orientação de uso de equipamentos que facilitem a comunicação de pessoas com deficiência; instruir a comunicação nos espaços da IES, com vista ao atendimento prioritário e acessível; implementar e orientar o uso ferramentas tecnológicas tais como Dosvox e Vlibras, dentre outras, que contribuam com a acessibilidade pedagógica/metodológica; acompanhar a acessibilidade comunicacional em braile nos espaços da IES e promover sua expansão.
- Metodológica/Pedagógica: de forma a acompanhar o processo ensino/aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, a fim de atender plenamente a cada indivíduo nos aspectos pedagógicos e de prestar orientação a docentes e demais membros da comunidade acadêmica; acompanhar os alunos com necessidades especiais, de forma a promover a sua inclusão por meio de todas as formas de acessibilidade; elaborar materiais específicos que venham a facilitar a acessibilidade pedagógica;
- Atitudinal: a fim de promover eventos que objetivam esclarecer e informar sobre a temática; efetuar parcerias com órgãos e instituições privadas e públicas, que venham a contribuir com a inclusão e a acessibilidade; promover reflexões e ações acerca da acessibilidade e inclusão.
O contato com o NAAPI poderá ser pelo endereço de email: [email protected].