Para as agências do último ano do curso de relações públicas da Faculdade Cásper Líbero, o momento decisivo está definido para a última semana de novembro e primeira semana de dezembro. A apresentação do projeto experimental para a banca pública é o momento mais importante na vida do graduando e sua passagem para a formatura.

Durante todo o ano os alunos tiveram aulas voltadas para a execução do projeto, atendimentos com os professores orientadores e entregas dos módulos do trabalho em épocas definidas por cronograma. O grande diferencial do trabalho é reunir uma dimensão prática, com clientes reais, e outra teórica, com o embasamento da literatura que dá aos alunos o suporte necessário para planejar e propor ações consistentes, pertinentes e fundamentadas. Para o ano de 2013, 23 agências e seus respectivos clientes trabalham desde fevereiro para a construção desse projeto.

O trabalho é árduo, principalmente para os alunos, porém recompensador, afirma Juliana Rodrigues, da Agência Lira: “Você coloca em prática todo o seu conhecimento, tendo que adaptá-lo para o seu cliente, pois várias vezes o que foi aprendido não vai servir para o cliente, ai você tem que ir atrás de outras referências. É pesado, é estressante, mas é muito bom por todos os lados!”.

A maior questão sobre o desenvolvimento deste trabalho é a sua relevância para o aluno no mercado de trabalho. Segundo Juliana, “o trabalho é a sua porta da entrada, você poderá dizer que montou um plano de comunicação para tal cliente, com certeza é o primeiro filho!”.

O projeto experimental é de autoria dos alunos e entregue ao cliente, mas a Faculdade Cásper Líbero também ganha visibilidade no mercado perante todas as empresas que já foram atendidas em vários anos na instituição.

O coordenador do curso, Sergio Andreucci, comenta sobre a relevância do PEX: “esse trabalho é a consolidação de tudo que o estudante aprendeu nos três anos de curso, aplicado a um cliente real, é uma grande vitrine tanto para o aluno quanto para a faculdade, por exemplo, eu me tornei professor da casa em grande parte pelo meu projeto experimental. Colegas meus de grupo também são professores da Cásper atualmente. Tenho conhecimento que vários alunos também já foram contratados por seus clientes do projeto experimental para executarem aquilo que planejaram”.