A Faculdade Cásper Líbero tem entre seus pilares o aperfeiçoamento das habilidades e das competências profissionais, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho. Assim, com o objetivo de potencializar as produções criadas pelos próprios alunos dentro da Faculdade, a Cásper Líbero lança o edital para a seleção de textos sobre Esportes para a Revista Cásper.

O objetivo desse Concurso é a apuração e produção de reportagens e colunas jornalísticas com propostas jovens, criativas e diversificadas de pautas por estudantes da graduação (Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; Relações Públicas) e da pós-graduação da faculdade Cásper Líbero.

A partir de 08 de março de 2024, às 8h, até 28 de março de 2024, às 23h59, casperianos podem fazer suas inscrições e propor projetos que deverão ter como responsáveis, no mínimo, 1 (um) e um máximo de 3 (três) estudantes da Faculdade Cásper Líbero por equipe, incluindo a atribuição de funções para pesquisa, pauta, apuração, escrita e pré-edição. Os grupos proponentes poderão ser mistos entre alunos de diferentes classes e/ou cursos, independente do ano de ingresso. Os participantes das reportagens e colunas produzidas poderão receber créditos de atividades complementares ou de extensão de acordo com o tamanho dos conteúdos e o tempo de dedicação às etapas de realização, mediante aprovação dos coordenadores dos respectivos cursos.

As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do e-mail [email protected]. Cada aluno deve formular inscrição individual preenchendo o formulário abaixo e anexando proposta formulada pelo respectivo grupo, nos termos desse Edital.

O concurso contará com 5 etapas: pré-pauta, pré-seleção, reunião de pauta, apuração/escrita final e entrega final.

PRÉ-PAUTA

Nessa etapa cada candidato deverá preencher o formulário de inscrição e informar sua proposta de pauta, conforme Cláusula 4 desse Edital.

PRÉ-SELEÇÃO

Nessa etapa haverá a análise das propostas por gestores de órgãos laboratoriais (Núcleo Editorial de Revistas, Rádio Gazeta Online e Núcleo de Mídia Digital). Esta comissão selecionará as propostas que serão encaminhadas para a próxima fase. A divulgação dos resultados será realizada através do site e mídias sociais da faculdade. A Comissão reserva-se o direito de selecionar um conjunto de pré-pautas composto de um mínimo de 10 (dez) reportagens e 11 (onze) colunas e um máximo de 30 (trinta) e 33 (trinta e três) colunas.

REUNIÃO DE PAUTA

Em 16 de abril de 2024, será realizada uma reunião com os proponentes das pré-pautas selecionadas na etapa anterior para definir tamanhos, formatos e abordagens dos conteúdos. As propostas terão uma primeira aprovação para serem produzidos.

APURAÇÃO/ESCRITA INICIAL

A produção das reportagens e colunas será iniciada nessa etapa. No prazo de três semanas, deverá ser encaminhada uma mostra do conteúdo já apurado para a respectiva pauta, acompanhada de um título, uma linha-fina (de cerca de 120 caracteres) e um texto de até 1.500 caracteres, todos de caráter provisório. Em até uma semana, haverá devolutiva pelo Núcleo Editorial para as propostas finais selecionadas.

A equipe do Núcleo Editorial de Revistas reserva-se o direito de definir um conjunto de pautas que comporão a revista a ser impressa com um máximo de 10 (dez) reportagens e 11 (onze) colunas, a seu exclusivo critério.

ENTREGA FINAL

A entrega dos conteúdos deverá seguir um cronograma a ser fixado logo após a definição das pautas aprovadas, tendo como data de referência para início da edição o dia 1º de junho de 2024. Todos os conteúdos deverão vir acompanhados de ilustrações e/ou imagens com uso autorizado. No caso de produtos crossmídia, caso ocorram, a data de entrega será a mesma definida no cronograma citado acima.

• Conteúdos não aproveitados na edição impressa podem vir a ser publicados em outros órgãos laboratoriais, mediante convite formal a ser oportunamente realizado.

FORMULÁRIO

Os dados preenchidos serão utilizados apenas para a Faculdade Cásper Líbero lhe dar retorno sobre o seu interesse no projeto PODCÁSPER. Não compartilharemos seus dados com terceiros. Consulte nossa Política de Privacidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Casperiano, aguardamos as suas ideias e contamos com a sua participação!