A necessidade de profissionais que consigam responder com prontidão às mudanças da sociedade, articulando criativamente teoria e prática e contribuindo para o fortalecimento da cidadania, faz com que a Faculdade Casper Líbero una tradição com inovação no curso de Relações Públicas, formando profissionais estrategistas na construção de relacionamentos entre a organização e seus públicos. Unindo teoria e prática, o ensino busca inserir os estudantes no mercado desde o início da graduação, ao transformar os casperianos de Relações Públicas em profissionais mediadores entre organizações e públicos.
Entre a inovação e a humanização: quais os diferenciais da graduação em Relações Públicas na Cásper
Com o intuito de capacitar profissionais com uma ampla bagagem de conhecimento em comunicação, a Cásper investe no ensino para além das salas de aula. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender na prática sobre a rotina nesta área, através da realização de projetos extensionistas, iniciações científicas e estágios obrigatórios. Além disso, os casperianos podem atuar no Laboratório de Opinião Pública, órgão laboratorial que incentiva a participação dos estudantes em eventos, workshops e palestras, bem como desenvolve atividades atreladas à assessoria de imprensa.
Ademais, a matriz curricular do curso de Relações Públicas apresenta o diferencial de estar alinhada com as necessidades do mercado. Na Cásper, os alunos aprendem sobre a análise de comportamento do consumidor, estratégias para realizar o gerenciamento de crise de uma instituição, como estabelecer uma comunicação integrada, além de efetuar pesquisas de opinião.
Outro diferencial no ensino da Faculdade Cásper Líbero é o compromisso com a formação de profissionais éticos e com senso crítico. Para isso, a faculdade insere, na matriz curricular, disciplinas sobre sociologia, filosofia, economia e políticas de comunicação. Assim, os casperianos de Relações Públicas desenvolvem a capacidade de olhar de forma crítica para questões sociais, além de apresentarem competências acadêmica e profissional para:
- Elaborar e executar planos de comunicação;
- Gerenciar a reputação e crises corporativas;
- Criar narrativas para multiplataformas;
- Usar as ferramentas de métricas das redes sociais para a avaliação de resultados;
- Integrar políticas de responsabilidade socioambiental à comunicação corporativa e institucional.
Nessa linha de raciocínio, o suporte oferecido pela instituição reflete diretamente na qualidade do aprendizado e dos trabalhos desenvolvidos pelos casperianos. Devido à notoriedade dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos – realizados com clientes reais-, os projetos apresentam a oportunidade de competir na INTERCOM e ganhar reconhecimento nacional.
No vasto universo da comunicação, qual o papel do profissional de Relações Púbicas?
Diferenciando-se da demais graduações e instituições de ensino, a Faculdade Cásper Líbero apresenta altas taxas de empregabilidade, tendo alcançado 94% dos alunos estagiando, em 2024. Logo, a qualidade e a excelência do ensino teórico e prático da Cásper, assim como a oferta de um leque de possibilidades de atuação dentro da faculdade, mostram como a graduação está alinhada com as demandas do mercado.
Como citado previamente, estes comunicadores são fundamentais para a comunicação organizacional e os gerenciamentos de crise e reputação, mas também para inúmeras outras atividades. Além da oportunidade de trabalharem em instituições públicas ou privadas, ONGs, agências de comunicação e instituições governamentais, os profissionais de Relações Públicas podem consolidar as suas carreiras entorno das seguintes atribuições:
- Gestão de identidade da marca;
- Realização de pesquisas de opinião;
- Comunicação entre as marcas e os stakeholders;
- Gestão de eventos;
- Consultoria em comunicação;
- Cerimonial e protocolo
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero? Acesse o site da instituição!