Caroline já foi profa. do futuro na Cásper
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Por que você escolheu relações públicas? 

Desde pequena sempre fui muito comunicativa, com meus amigos e familiares. Sempre assumia funções onde tinha que organizar e falar com todos os envolvidos para conseguir montar uma festinha ou trabalho de escola. Após 10 anos cursando teatro, que fiz dos 9 aos 19 anos, tive certeza de que queria trabalhar com alguma disciplina relacionada à Comunicação.

Entre os cursos existentes, Relações Públicas foi o que mais preencheu minhas expectativas, tanto por sua riqueza teórica como por suas atividades interdisciplinares, em áreas que eu já me interessava. 

Percebi facilmente que me realizaria ao fazer esse curso quando analisei a grade de matérias e ouvi experiências de profissionais atuantes no mercado de trabalho, me identifiquei na hora.

Quais são suas experiências profissionais?

Comecei minha trajetória profissional na loja by Kamy Tapetes, uma das mais conceituadas desse segmento no Brasil e na América Latina, como assistente de marketing. Foi uma experiência enriquecedora, pois foi meu primeiro trabalho como relações públicas e atuei com bastante autonomia.

Minha participação no Programa de Estágio do Banco Itaú, na gerência de Conta-Corrente vinculada ao departamento de marketing, orientou meu caminho dentro da profissão. Cuidei especialmente de ações de boas-vindas e relacionamento para contas públicas e de empresas privadas que o banco tinha em sua carteira.

Perto da conclusão do meu bacharelado, passei a trabalhar na Repense Comunicação, atendendo as contas Banco Itaú, Algar Holding e Redecard. Nessa agência, voltada para a comunicação integrada, conheci outros segmentos de atuação e aprofundei técnicas de marketing de relacionamento com os clientes. 

Ainda trabalhando com agência, conheci mais sobre o mercado publicitário ao atender a conta Visa na agência Lew Lara\TBWA. Minha experiência na área financeira contribuiu para que eu fizesse parte da equipe.

Atualmente trabalho na Nextel Brasil, no ramo de telecomunicações. Atuo na área de comunicação em relacionamento (CRM) executando ações específicas para a base de clientes da empresa. Uso ferramentas diferentes das que trabalhava em publicidade, seja off ou on-line.

Formada em relações públicas pela Cásper Líbero no ano de 2009, Caroline Sibille, atual Analista Pleno na Nextel Telecomunicações, conta um pouco de sua trajetória profissional e de suas escolhas dentro das relações públicas.
Por que você escolheu RP? 
Desde pequena sempre fui muito comunicativa, com meus amigos e familiares. Sempre assumia funções onde tinha que organizar e falar com todos os envolvidos para conseguir montar uma festinha ou trabalho de escola. Após 10 anos cursando teatro, que fiz dos 9 aos 19 anos, tive certeza de que queria trabalhar com alguma disciplina relacionada à Comunicação.
Entre os cursos existentes, Relações Públicas foi o que mais preencheu minhas expectativas, tanto por sua riqueza teórica como por suas atividades interdisciplinares, em áreas que eu já me interessava. 
Percebi facilmente que me realizaria ao fazer esse curso quando analisei a grade de matérias e ouvi experiências de profissionais atuantes no mercado de trabalho, me identifiquei na hora.Formada em relações públicas pela Cásper Líbero no ano de 2009, Caroline Sibille, atual Analista Pleno na Nextel Telecomunicações, conta um pouco de sua trajetória profissional e de suas escolhas dentro das relações públicas.

Trabalhar com este tipo de público me faz sentir identificada tanto com a empresa, por conta da essência, quanto com o escopo do que a equipe produz. Acredito que na Nextel posso  usufruir de tudo que aprendi para crescer ainda mais profissionalmente.

Como foi ser professora do futuro na Cásper Líbero?

Nos anos de graduação na Cásper notei o trabalho dos professores do futuro e achei bem interessante o tipo de aprendizado que o curso proporcionava e a interação entre alunos e professores.

Ao longo dos anos de trabalho percebi que tinha facilidade e interesse em ensinar outras pessoas, assim, juntei a vontade de aprender a ensinar com técnica com a vontade de ser professora universitária e a possibilidade de ter contato com conteúdo atual de marketing aplicado as relações públicas e técnicas de relações públicas. O resultado do curso foi enriquecedor tanto pessoal como profissionalmente.

Por que escolheu a área de marketing institucional? 

Por ter iniciado minha carreira em marketing, minha experiência técnica acabou sendo nessa área, o que somado a minha preferência pelo segmento, guiou as escolhas de empresas onde iria atuar para esta área.

A área de marketing institucional na minha visão é a que mais se aproxima das relações públicas propriamente ditas, pois ela é responsável pela interface dos clientes com a empresa no que se refere a atributos emocionais (valor da marca, importância da empresa no cotidiano do cliente, relacionamento e vínculos emocionais, etc.) e físicos (produtos e serviços). 

Por meio de diversas ações, você mantém um relacionamento de boas vindas, retenção e fidelização com essa carteira de clientes, tendo como ponto de partida um forte trabalho de marca atrelado a produtos, serviços e atendimento de qualidade. É uma das áreas de comunicação que mais me atraem e onde consigo aplicar melhor meus conhecimentos.

Atualmente como é a sua rotina de trabalho?

Minha rotina de trabalho envolve iniciativas dentro de CRM para as campanhas institucionais da companhia, como atuo em uma empresa de Telecom, isso significa coordenar projetos relacionados à experiência e ao relacionamento dos clientes com a marca, ou seja, dar suporte a campanhas institucionais da marca que estejam na TV, suportar o lançamento de novos produtos e serviços, prover melhorias nos pontos de contato como, por exemplo, fatura dos clientes, coordenar projetos de cunho jurídico e regulatório onde os clientes precisam ser orientados corretamente a fim de minimizar impactos para os clientes e para a companhia.

Essas ações envolvem quase todas as frentes da empresa e interface com diferentes fornecedores de comunicação, o que resulta em um ambiente rico de aprendizado e fonte constante de atualizações. 

Qual é a conexão do marketing com as relações públicas?

Existe um limite muito tênue entre marketing e relações públicas, onde ambas as disciplinas trabalham em busca de pensamentos estratégicos para reposicionamento das marcas frente a um mercado de concorrência acirrada, analisam os públicos de interesse, fazem as interfaces para lançamento de produtos e serviços, sempre prezando por atendimento e experiências diferenciados e de qualidade.

A abordagem dos clientes em cada uma das frentes pode ser dispare como, por exemplo, por meio de ferramentas distintas, porém as atuações muito se assemelham quando é percorrido todo o ciclo de vida do cliente desde que ele tenha a percepção de necessidade de um produto/serviço até ele ter conhecimento de uma marca específica, fazer as comparações necessárias com outros players do mercado e a possível concepção de vínculo/compra de uma determinada marca em questão.

Tudo isso envolve tanto a parte de marketing como de RP, e para garantir os resultados positivos de todo esse processo, as duas disciplinas são complementares (e em muitas vezes integradas), isso implica nas ações de comunicação como um todo, que também envolvem publicidade, eventos, assessoria, trade marketing, branding experience, digital, etc.

Qual dica você deixa para os estudantes de RP que gostariam de seguir no setor de comunicação institucional?

Gostar de comunicação, gostar de pessoas e ser genuinamente interessado no comportamento do ser humano frente aos diferentes estímulos que ele recebe são importantes para um profissional dessa área, que precisa estar antenado para a criação de iniciativas de comunicação alinhadas às tendências do mercado, o que gera resultados para a empresa e sucesso para uma marca.