A Faculdade Cásper Líbero realizou, no dia 29 de maio, a “Aula Aberta – Narrativas com números: como o jornalismo de dados transforma o esporte na TV”, com a participação da jornalista Bárbara Fava, apresentadora do Sala Digital. A palestra foi marcada pela discussão em torno de como a tecnologia revolucionou o jornalismo e hoje se mostra uma forte aliada, apontando para a influência da Inteligência Artificial no processo jornalístico – apuração, escolha de pauta e execução da reportagem.
A abertura da palestra contou com a introdução de como os dados podem auxiliar na entrega de conteúdos jornalísticos. Em sua fala, Bárbara trouxe como exemplo a atuação da Sala Digital – parceria entre a TV Bandeirantes e o Google – na apuração de dados que apontem para as necessidades do público, com base nas pesquisas realizadas por este na internet. A partir destas informações, a equipe pode monitorar tendências e desenvolver pautas que respondam às demandas da população.
Bárbara Fava introduz a área do Jornalismo de Dados para o público.
De acordo com Fava, a tecnologia já é uma realidade e precisa ser utilizada como ferramenta de auxílio. No entanto, o universo digital ainda sofre com algumas barreiras, visto que veículos de comunicação mais tradicionais tendem a manter o seu modo de produção jornalística, não se adaptando às mudanças no mercado. Devido a esta resistência, muitos segmentos se tornam fechados para o uso das novas tendências digitais, tornando o setor esportivo o que detém maior flexibilidade e aceitação do uso de dados.
Exemplificando sua fala, a jornalista exibiu alguns vídeos de participações dela no bloco “Sala Digital”, veiculado durante a programação da emissora para a qual trabalha. Ao servirem como materiais de apoio, os trechos mostraram como os dados reunidos a partir da Inteligência Artificial e monitoramento da internet podem ser utilizados nos esportes, e da melhor forma: as informações são transmitidas em forma de animações interativas. Para Bárbara, “As animações são mais atraentes que meros gráficos e facilitam a compreensão do telespectador, que é o objetivo do jornalismo”.
Ao final de sua participação na aula aberta, a jornalista respondeu às perguntas feitas pelos participantes do evento, tirando dúvidas sobre como os monitoramentos são feitos, como classificar todos os dados reunidos e selecionar os melhores para a construção de pautas, além de como os novos profissionais da comunicação devem se manter conectados para dominarem as novas tecnologias e se destacarem no mercado de trabalho.
Bárbara Fava responde a perguntas.