PROCESSO SELETIVO 2024 Fechar

O romance Til, de José de Alencar (1829-1877) abriu a série de edições do Literatura Cásper em 2013, no teatro Cásper Líbero. Durante a tarde da terça-feira, 13 de agosto, vestibulandos e o professor Welington Andrade conversaram sobre diferentes aspectos do livro publicado pela primeira vez em 1872.

De acordo com Andrade, Til radiografa a política brasileira praticada no século XIX. Há vários elementos do Romantismo no livro, sendo a idealização da natureza um dos principais. “Tal qual a sociedade, a natureza é um grande personagem em Til. A natureza se projeta na sociedade.”

Por meio de personagens como a protagonista Berta, uma heroína tipicamente romântica – bondosa e prestativa – cujo apelido dá nome à obra literária analisada, José de Alencar retrata a vida no meio rural, construindo a narrativa baseada em desencontros, segredos e renúncias, por exemplo, para retratar costumes e a linguagem da época.

O dilema sentimental, mote para o relacionamento entre as personagens. “O romance é uma vingança contra a violência sexual. A linguagem do livro ajuda a atenuar a vulgaridade do tema”, diz Andrade. “Um comunicador tem que ter visão crítica do que é realidade”, completa.

Fique atento e participe das outras edições do Literatura Cásper e do Cine Cásper. Ambos são eventos gratuitos, sendo necessária inscrição prévia.