INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
Felipe Ferrari, Carlos Queiroz, Marcello Leão Braga e Ninho Moraes na quarta mesa da 8ª Semana do Audiovisual.  Crédito: Comissão Casperito

Felipe Ferrari, Marcello Leão Braga, Carlos Queiroz  e Ninho Moraes na quarta mesa da 8ª Semana do Audiovisual.
Crédito: Comissão Casperito

Os executivos dos Canais FOX, Marcello Leão Braga, Carlos Queiroz e Felipe Ferrari Ferreira, conversaram com os alunos do Curso de RTVI na noite de terça-feira, 12/08, durante a 8ª Semana do Audiovisual. De forma dinâmica e apaixonada, o trio da FOX falou sobre processo criativo e sobre o marketing na TV por assinatura, com destaque para a escolha da programação e as estratégias publicitárias na FOX International Channels, aqui no Brasil.

Inicialmente, a palestra foi conduzida por Carlos Queiroz, gerente do departamento de Creative Solutions da Fox Channels do Brasil. Carlos comentou sobre a importância de seu departamento no grupo. “O objetivo da Creative Solutions é atrair novos investimentos publicitários.” Apesar de apresentar a finalidade de venda, Carlos defende que o pano de fundo que inspira o seu trabalho é a capacidade que a TV possui de estar presente na vida de milhares de pessoas e as oportunidades que isso lhe confere. Por meio dos formatos especiais, formatos integrados, entre outros, é preciso enxergar as oportunidades concretas para que a publicidade seja inserida. Mas ele destaca que há um limite na interação da marca com o conteúdo.

O “branded content” foi bastante comentado por ele. Como se sabe, o “branded content” (conteúdo de marca) é uma forma de publicidade que dilui as distinções convencionais entre o que é a publicidade clássica e o que é entretenimento. Espécie de fusão de publicidade e entretenimento num produto destinado a ser distribuído como conteúdo de entretenimento, geralmente é financiado por uma marca ou empresa. É um recurso usado em eventos e instalações, filmes, jogos de vídeo, música, internet e televisão. Mas, segundo Carlos, para o branded content dar certo é necessário que a marca não interfira no conteúdo, valorizando-o e preservando-o. “É preciso liberdade para fazer e pensar o conteúdo.  O conteúdo sendo de qualidade ganha longevidade.” Temas como a audiência fragmentada da PayTV, investimento versus mídia e a exibição de peças publicitárias também enriqueceram sua apresentação.

Marcello Leão Braga, formado em Marketing pela Universidade de Boston e diretor de Conteúdo na FOX, destacou o pioneirismo da empresa na exibição de conteúdos nacionais, além da constante aposta da emissora em produções brasileiras. Uma delas foi a série 9 Milímetros São Paulo, produzida pelo canal em 2009, ainda antes da nova Lei da TV Paga no país.

Os três representantes do canal enfatizaram a importância do investimento no mercado nacional e prometeram alguns lançamentos de peso ainda para este ano. O diretor ainda agregou informações e observações aos comentários dos colegas de trabalho. Segundo Marcelo, “quando começamos ver muita marca, com closes em determinados atributos do produto, perde-se a legitimidade”.

Felipe Ferrari, mestre e bacharel em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e produtor de Conteúdo na FOX, discorreu sobre a importância da Lei 12.485/11, que abre oportunidades de crescimento para vários segmentos do setor do audiovisual. Apontou como os canais do grupo vêm lidando com isso. Ele exibiu teasers inéditos de séries e novos programas adquiridos pela FOX. Ao final ele deu dicas a todos os alunos que aspiram por uma posição no mercado, como, por exemplo, a necessidade de preparação adequada para pitchings (sessões relâmpago para venda de projetos ou convencimento de investidores) e a importância do networking, que começa na graduação, mantendo-se bom relacionamento com os professores e veteranos do curso.

O tema teve ainda desdobramentos em uma oficina especialmente formatada para os alunos.  Nas tardes dos dias 13 e 14 de agosto, Felipe Ferrari ministrou o workshop “Da ideia ao pitching: produção e apresentação de projetos para TV”. Foi um exercício em duas etapas: a primeira, com teoria sobre o mercado de TV por assinatura, composição de projetos e pesquisa de mercado. Os alunos desenvolveram então projetos para o canal FX (FOX); e, no segundo dia, houve a simulação do ambiente de um rigoroso pitching.