A Produtora Experimental de Rádio e TV é um centro de promoção e desenvolvimento de trabalhos extracurriculares dos alunos do curso de Rádio e Televisão da Cásper Líbero. A Produtora tem uma equipe regular, formada por um professor supervisor e por quatro alunos bolsistas, além de contar com a colaboração constante de alunos voluntários.

Esta equipe produz, mensalmente, uma matéria sobre bastidores do audiovisual para o programa-laboratório “Edição Extra” (TV Gazeta) e auxilia na orientação e produção de projetos propostos por alunos do curso de Rádio e Televisão.

Criada no ano de 2004, como Núcleo de Produção Audiovisual, a Produtora tem como objetivo principal fomentar o espírito empreendedor e a inquietude criativa nos alunos do curso, estimulando sempre a busca pela inovação audiovisual.

Atualmente, a Produtora Experimental é formada pelo prof. Cleber Lima (Supervisão) e pelos alunos monitores Brunelle Dubieux (2º RTV-C), Bruno Marzola (2º RTV-A), Maria Augusta Batalha (3º RTV-A) e Gabriel Valentini (3º RTV-C).

Conheça alguns trabalhos desenvolvidos ou apoiados pela Produtora Experimental de Rádio e TV:

Em 2012, a Produtora Experimental de RTV produziu o vídeo institucional A Vida Não é Só Isso Que Se Vê, para a AMADEVI – Associação Mauense de Apoio aos Deficientes Visuais. Esta produção foi o resultado de uma parceria da Produtora com o Grupo de Cidadania Empresarial da Fundação Cásper Líbero. Os alunos buscaram reunir amigos e associados da AMADEVI para mostrar que ver é muito mais que enxergar. A ideia era valorizar trabalho de integração social da AMADEVI e as conquistas de seus principais personagens (fundadores e associados). O projeto permitiu também investigar as possibilidades expressivas de relações como luz e sombra, som e imagem. Roteiro, imagens e edição: Beatriz Ricci, Marcelo Branco, Nicholas Tavares e Thais Prestes. Narração: Denise Wuilleumier. Trilha: Juarez Maciel.

O curta-metragem Cão Engarrafado, dirigido, escrito e produzido pela aluna Anna Lucchese (formada em 2005), com o apoio do Núcleo de Produção do Curso de Rádio e Televisão, obteve o 1º prêmio na categoria ficção da segunda edição do Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, realizado no ano de 2005.

Como parte de nossa colaboração com o programa Edição Extra (TV Gazeta), o então Núcleo de Produção produziu uma matéria com diretor Gregório Bacic sobre os bastidores do programa de TV “Provocações”.  No dia 03 de julho de 2005, a mesma matéria foi reapresentada (na íntegra) pelo próprio programa “Provocações”, da TV Cultura. Participaram das diversas etapas da realização desta matéria os, então, alunos: Anna Lucchese, Davi Moori, Evelyn Matsuoka, Fernanda Rachel Queiroz, Mariana Bagarollo e Victor Reis.

No dia 28 de setembro de 2006, o vídeo-clipe Metida Demais, com a banda Faichecleres, concorreu à categoria de melhor produção independente no VMB-2006 (Video Music Brasil Awards), premiação promovida pela emissora de televisão MTV. Metida Demais, dirigido pela aluna Michele Navarro (formada em 2006), é um vídeo-clipe integramente realizado por alunos do Curso de RTV, através de uma atividade extracurricular, com o apoio do Núcleo de Produção do Curso de Rádio e Televisão e com recursos técnicos dos laboratórios da Faculdade.

O vídeo de Ficção Nostalgia, trabalho extra-curricular realizado com o apoio do Núcleo de Produção do Curso de Rádio e Televisão, é selecionado para 19º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2008), o maior e mais importante festival da América Latina no segmento de curtas-metragens.  “Nostalgia” foi dirigido e roteirizado pelo aluno Rafael Potenza, com a colaboração dos alunos Paulo Kobayashi, Leonardo Otsuka e Maíra Innocencio, todos alunos formados no ano de 2009.

Do dia 4 até o dia 8 de setembro de 2009, foi realizado, na cidade de Toronto / Canadá, a terceira edição do BRAFFT (Festival de Cinema Brasileiro em Toronto). Dentro de um acordo de colaboração entre a organização do festival e o curso de Rádio e Televisão, o Núcleo de Produção fez um vídeo de entrevistas com os realizadores nacionais que tiveram seus trabalhos na competição do festival daquele ano.