O Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise acaba de lançar o e-book “Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional”
Fruto da construção coletiva e colaborativa de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais de mercado, este e-book tem como objetivo tornar mais acessíveis conceitos, termos técnicos e expressões relacionadas a risco e crise no contexto das organizações e da sociedade.
Da Cásper Líbero, contribuíram para obra as professoras Tânia Teixeira Pinto e Ágatha Camargo Paraventi, além do professor da Pós-Graduação, Ricardo Nóbrega.
A perspectiva desta obra é a comunicacional, contribuindo para uma maior familiaridade com os conceitos, para a popularização da ciência e para o fortalecimento do pensamento da área sobre o tema.
“A obra vai ao encontro da sociedade atual, que vive em alerta permanente, sobretudo pela complexidade dos espaços comunicacionais. Os riscos pressionam indivíduos e organizações. Por isso, ter uma guia é fundamental.”, afirma Ricardo Nóbrega.
Com prefácio de João José Forni – um dos primeiros consultores na área de gestão de crises e comunicação no Brasil – a obra é composta por 60 verbetes, a exemplo dos termos matriz de risco, hora de ouro, percepção de risco, policrises e prontidão. Para sua elaboração contribuíram 47 convidados de seis países (Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal), incluindo W. Timothy Coombs, referência mundial em comunicação de crise.
Confira a lista de verbetes e autores convidados:
Ameaça – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)
Assessoria de imprensa – Laura Maria Glüer (Senac/LaSalle)
Auditoria de mídia – Daiane Scheid (UFSM)
Auditoria de vulnerabilidades – João José Forni (Comunicação&Crise)
Código de ética – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)
Comitê de integridade – Ágatha Camargo Paraventi (Cásper)
Comunicação de crise – Jones Machado (UFSM)
Comunicação de risco – Patrícia Milano Pérsigo (UFSM)
Comunicação de risco de desastres – Cora Catalina Quinteros (UTFPR)
Continuidade do negócio – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)
Controvérsia pública – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)
Crise – Jones Machado (UFSM)
Desastre – Eloisa Beling Loose (UFRGS)
Desinformação – Gustavo Buss (Fiocruz)
Emergência – Abner Willian Quintino de Freitas (Hopeful/UFRGS)
Evento crítico – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)
Gabinete de crise – João José Forni (Comunicação&Crise)
Gerenciamento de crise – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)
Gestão de crise – Tânia Teixeira Pinto (Cásper)
Gestão de crises digitais – Carolina Frazon Terra (USP)
Gestão de riscos – Leonardo Siqueira Alves dos Passos (CBMRS)
Governança – Ana Paula Sartor (Edelman)
Hora de ouro – Andrea Oliveira (UMA)
Identidade – Sergio Andreucci (USP)
Imagem – Jean Felipe Rossato (UFRGS)
Issues management – Eduardo Prestes (Crisis Solutions)
Mapa de risco – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)
Manual de crise – Wilson Costa Bueno (USP)
Matriz de risco – Marlene Marchiori (MMarchiori)
Media training – Wilson Costa Bueno (USP)
Mensagem chave – Érica Ruiz (Crisis Solutions)
Mitigação – Aline Ramos Barros Shimoda (UFRGS)
Paracrise – Elsa Lemos (Elsa Lemos Crisis Communication)
Percepção de risco – Bianca Persici Toniolo (UBI/UC)
Permacrise – Gisela Gonçalves (UBI)
Plano de contingência – Luiz Alberto de Farias (USP)
Policrise – José Gabriel Andrade (UMinho)
Política de conduta – Carolina Frazon Terra (USP)
Porta-voz – Carolina Frazon Terra (USP)
Posicionamento – Daiane Scheid (UFSM)
Post mortem – Giovanni Nobile (Aberje/BB)
Preparação – Valdeci Verdelho (Verdelho Comunicação)
Prevenção – Diego Wander Montagner (UFRGS)
Prontidão (Readiness) – Timothy Coombs (Centre for Crisis and Risk Communications)
Pronunciamento – Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Protocolo – Heloisa Diniz (Gol Linhas Aéreas)
Rastro digital – Ricardo Nóbrega (Cásper)
Reparação – Isaura Mourão Generoso (UFV)
Reputação – Elisa Prado (Elisa Prado Comunicação Corporativa)
Resposta – Fabiane Madeira (Éfe Reputação)
Resiliência – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)
Risco – Ana Karin Nunes (UFRGS)
Riscos inerentes – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)
Riscos residuais – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)
Sala de crise – Julia Machado (PUCRS)
Sala de situação – João Fortunato (JF Gestão de Crise & Media Training)
Sentiment analysis – Fabiana Gondim Mariutti (UNAERP/USP)
Simulação de crise – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)
Social media training – Ricardo Nóbrega (Cásper)
Sociedade de risco – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)