Para muitos, as Relações Públicas ainda é uma profissão que dá margem a dúvidas e contradições a respeito de sua importância para as diversas áreas dentro do contexto social e empresarial. Durante meus anos anteriores de faculdade, deparei-me com diversas situações em que precisei colocar em prática as teorias e conceitos aprendidos, tanto dentro da sala de aula, seja nos seminários, feiras e projetos, quanto nos estágios e vivências fora da Cásper.
No começo foi difícil externar em meu trabalho as práticas que vivenciávamos nas aulas justamente porque a profissão se encontra num período de reconhecimento dentro das empresas e nos mais diversos campos sociais. Hoje e, depois de muito estudo, consigo difundir com mais assertividade e clareza os nossos conceitos e prioridades profissionais, apesar de ter consciência de que esta profissão está apta a reconhecer novos caminhos teóricos, sempre acompanhando o desenvolvimento social para melhor atender às necessidades de mercado e seu entorno no âmbito da comunicação.
Assim como os outros profissionais da área de Comunicação Social, o de Relações Públicas também apresenta vasta gama de oportunidades para atuar. Comumente, os recém-formados buscam trabalhar em empresas de diversos setores, principalmente voltados ao desenvolvimento de suas práticas em Comunicação Organizacional. No entanto, existem aqueles que procuram áreas que ainda se encontram naquela margem de “reconhecimento”, como o desenvolvido em ONGs, consultoria de pessoas físicas, entre outras. No meu caso, viso trabalhar justamente com Arte e Cultura, auxiliando projetos de comunicação dentro do contexto cultural, o que foge do convencional, mas é tão importante quanto às demais áreas possíveis.
Acredito, enfim, que a profissão de Relações Públicas se consolida cada vez mais de diversas formas e que nós, enquanto estudantes, temos uma grande oportunidade de explorar esses novos caminhos, demonstrando a importância da nossa atuação dentro do contexto apresentado, para que projetos sejam desenvolvidos e aplicados com eficácia e visem atender os objetivos comunicacionais do nosso ramo.
Fernanda Coppedê Damião, 4º RPA