Foto: Beatriz Vecchi | Centro de Eventos

No segundo dia da 10ª Semana do Audiovisual (23/8), os estudantes da Faculdade Cásper Líbero tiveram oportunidade de assistir à mesa “Audiovisual: o mercado em 10 anos”, que contou com a participação de diversos ex-alunos da Faculdade.

Já na roda de apresentação, Biancamaria Binazzi, Casperiana da primeira turma de Rádio e TV, contou sobre como conciliou sua vida profissional com sua paixão por música. Depois de trabalhar na Rádio Cultura e conhecer o disco de 78 rotações por minuto (que precedeu o LP), Biancamaria desenvolveu o projeto Goma-Laca, um centro de investigações dedicado ao universo da música brasileira, focado na primeira metade do século XX.

Ainda sobre rádio, Alan Eliezer, Casperiano formado em 2014, fez seu projeto de TCC a partir de uma ideia inovadora: uma rádio colaborativa, pensada para a internet. Atualmente, a Solid State Radio é uma rádio web focada exclusivamente na cena musical alternativa. No ar há quase dois anos, o projeto acumulou 16 programas semanais, quase 400 podcasts e 28 colaboradores.

Já no mundo da televisão, a também Casperiana, Patrícia Assis contou um pouco sobre sua experiência com reality shows. “Muita gente fala que tudo é combinado mas, na verdade, é apenas uma construção com o material que nós temos, justamente porque é preciso montar uma narrativa interessante”, diz a roteirista que hoje trabalha na pós-produção do MasterChef.

Quem também falou bastante sobre roteiro e imagens foi André Ferezini, diretor de cinema, formado na primeira turma de Rádio e TV. Hoje na Vetor Filmes, André já fez diversos documentários e filmes publicitários, e afirma que a graduação na Cásper Líbero foi extremamente importante para aprimorar técnicas relacionadas à imagem e ao áudio, além de receber diversas referências.

Por último, os convidados fizeram um pequeno debate sobre a atual situação do mercado. Para Mariana Pascutti, assistente de direção do The Noite, é preciso “fazer a diferença” dentro do ambiente de trabalho. “Eu vejo muita gente acomodada, fazendo a mesma função por muito tempo. É necessário sair da zona de conforto, procurar ser bom em outras funções e se aventurar em outros setores”, conclui. Já Biancamaria afirma que quem procura essa área sabe sobre as dificuldades que existem. “Quem escolheu Rádio, TV e Internet está procurando fazer algo diferente, experimental, que é o que realmente importa”.

Confira mais fotos do evento: