INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Na última segunda-feira (13 de novembro), Zileide Silva, formada em Jornalismo na Cásper Líbero, recebeu o prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.

Formada em 1980, a apresentadora e jornalista Zileide Silva começou a carreira no rádio durante a faculdade. Trabalhou na Rádio Cultura e para o Grupo Bandeirantes, o que garantiu também suas primeiras experiências na televisão. Passou ainda pela TV Cultura e pelo SBT antes de assinar com a Globo, em 1997.

Foi correspondente em Nova York de 2000 a 2003, participando da cobertura histórica dos atentados de 11 de setembro de 2001. Em 2006, tornou-se a primeira jornalista negra a integrar comitiva presidencial, acompanhando o então presidente Lula em viagem à África do Sul. Com foco em política, teve participação no Bom Dia Brasil entre 2009 e 2013. Também tornou-se apresentadora eventual do Jornal Hoje e repórter especial do Jornal Nacional e Globo Repórter.

Após receber a premiação, Zileide Silva declarou:

“Esse prêmio é muito importante para nós, porque quando eu comecei nessa profissão, contávamos nos dedos de uma mão quantos jornalistas negros e negras ocupavam esse espaço. Nós, negros e negras, somos capazes de ocupar esse espaço”.

Confira a cerimônia completa