5 dicas para o gestor de comunicação

Por: William Cerantola

5 dicas para o gestor de comunicação

Por William Cerantola, professor do Curso Livre “Ferramentas de Gestão e Negócios para Comunicadores” (https://cspr.me/2Jpd8L8

 

“Seguramente o gestor de comunicação tem um conjunto enorme de responsabilidades e tarefas no seu dia a dia, mas quais seriam aqueles pontos de atenção que não podem sair de seu radar?

Qual o roteiro que possa garantir seu sucesso ao final da jornada de cada ano? Como garantir que seu time tenha voz ativa junto as demais áreas da organização?

Aqui resumimos em 5 aspectos o que muitos estudos em gestão e comunicação têm destacado para o sucesso do processo de gestão da comunicação nas organizações.

1) Assegurar a conexão da comunicação com os negócios e seu propósito. O gestor precisa traduzir com clareza como a comunicação atua na consecução da estratégia, objetivos e metas da organização. A comunicação permite o fluxo de dados, informações, e  principalmente, fortalece relacionamentos que se destinam a um propósito maior e que impacta tudo e todos. O gestor de comunicação precisa deixar claro que tem um papel fundamental em todo esse processo de construção do futuro da organização que acontece a cada ano.

2) Desenvolver um planejamento que traduz as ações da comunicação para a construção dos objetivos da organização. Ter um planejamento que começa a partir das estratégias, objetivos e metas da organização. Não basta ter um planejamento voltado para área a de comunicação com suas atividades, recursos e prazos. O planejamento de comunicação precisa ser espelho das prioridades da organização na perspectiva de seus negócios, produtos, serviços e pessoas.

3) Garantir que seu time tenha conhecimento e domínio sobre o contexto onde a comunicação está inserida. O gestor precisa criar um ambiente interno com seu time de clareza, transparência e diálogo direto, onde todos entendam como as ações de comunicação fortalecem e apoiam as estratégias, prioridades e atividades da organização. Algo como numa conversa de um minuto com o presidente da empresa no elevador, onde cada membro da equipe, de analista ao gestor, sejam capazes de explicar o que, por quê e para quê determinadas ações em comunicação são realizadas.

4) Articular com os influenciadores internos da organização. Como comunicador exercer seu papel criando interações e relacionamentos com aqueles profissionais que exercem influência na organização nas diversas áreas. Não estamos falando do comitê ou multiplicadores de comunicação. Estamos falando daqueles que tem reconhecida autoridade e influência quando se trata de determinados assuntos, ora em áreas administrativas, ora na linha de produção. O gestor de comunicação precisa gastar sola de sapato para conversar e tomar muito cafézinho para sondar, pesquisar, ouvir, testar e receber feedback sobre as ações de comunicação e sobre assuntos emergentes da organização que serão pauta em curto espaço de tempo. Essa escuta é valiosa como conselheiro junto as lideranças.

5) Desenvolver maneiras de medir e apresentar os impactos e resultados da comunicação. Não basta realizar uma série de ações de comunicação se o gestor de comunicação não sabe se foram percebidas, entendidas e se resultaram em mudanças de comportamento. Mais que isso precisa pensar sobre a forma como irá divulgar seus resultados e impacto na organização. Pensar sobre aspectos de formato como infográficos, videos ou outros recursos. Pensar sobre como as ações de comunicação promoveram mudanças na percepção das equipes e resultaram em novos comportamentos com efeitos nas pesquisas de clima organizacional, por exemplo, para além da forma tradicional de medir ações de comunicação como a tiragem de jornais e revistas internas.”

 

Quer saber mais como aprimorar os seus conceitos sobre práticas de gestão como comunicador?

Conheça o curso “Ferramentas de Gestão e Negócios para Comunicadores”: https://cspr.me/2Jpd8L8

Dominar noções financeiras para aplicar na comunicação também pode ser mais uma dica para os gestores da área. “Finanças para Comunicadores” é outro curso que o Prof. William Cerantola ministra na Cásper Líbero. Conheça o programa do curso e inscreva-se clicando aqui.