INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Três quartos de um século. A Faculdade Cásper Líbero, primeira instituição de ensino de jornalismo da América Latina, completa 75 anos. Desde 1947, é referência em tradição e excelência no mercado da Comunicação e já formou mais de 18 mil casperianos (Graduação) que atuam em empresas conceituadas no mercado de trabalho e/ou desenvolvem pesquisas científicas sobre os mais diversos temas da área.

Em 2022, os cursos de Graduação da Cásper também fazem aniversário. São 75 anos do curso de Jornalismo, 50 anos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas e 20 anos do curso de Rádio, TV e Internet.

Ao longo dessa trajetória, vivemos muitos momentos marcantes. Abaixo, reunimos 75 imagens que envolvem o universo da comunicação da Paulista, 900. Confira! Ah, tem algumas imagens bônus. 😉

1. Nosso patrono é Cásper Líbero, nascido em 2 de março de 1889 na cidade de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo. Idealizador da Faculdade Cásper Líbero, da Gazeta Esportiva, da Corrida de São Silvestre, da Prova Ciclística Nove de Julho, da Rádio Gazeta e da TV Gazeta, nosso patrono visionário teve uma trajetória entrelaçada ao desenvolvimento da Comunicação no Brasil, dando origem à Fundação Cásper Líbero, mantenedora da Faculdade.

Foto: Acervo/Gazeta Press

 

2. Cásper Líbero faleceu em um acidente de avião aos 54 anos de idade. Ao realizar uma viagem rotineira ao Rio de Janeiro, o avião caiu na Baía de Guanabara. Em testamento, cuidou para que suas obras tivessem continuidade, determinando a criação de uma fundação que administrasse todo o seu patrimônio. Cásper encontra-se sepultado no Obelisco de São Paulo.

 

3. Em 16 de maio de 1947, foi criada a Escola de Jornalismo Cásper Líbero (que viria a se tornar a Faculdade Cásper Líbero).

 

4. Palácio da Imprensa (Edifício Gazeta) era o nome do prédio que abrigava o jornal A Gazeta e onde nasceu a Escola de Jornalismo Cásper Líbero, localizado na Rua da Conceição, 06 (a partir de 1943, Av. Cásper Líbero, 88). O Palácio da Imprensa foi o primeiro prédio projetado e construído propriamente para um veículo de comunicação no país.

 

5. Em 1966, foram transferidas as instalações da Fundação Cásper Líbero (incluindo a Escola de Jornalismo Cásper Líbero) para o novo Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900.

 

6- Desde então, a Paulista, 900 é a segunda casa de muitos casperianos!

Foto: Fernando Dantas – Gazeta Press

 

7. A torre da Cásper Líbero é uma torre de TV desenhada e projetada pelo arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini. Possui 103 metros e foi inaugurada em 21 de abril de 1983. Durante o dia ou à noite, ela é um marco da cidade de São Paulo.

Foto: Leonardo Gandolphi

 

8. Um marco da Avenida Paulista, nosso famoso e querido escadão é palco de muitas histórias dos casperianos e de quem passa pela Paulista, 900. Muitas amizades nascem e crescem aqui, diversas conquistas são celebradas e muitas lembranças saudosas são revividas. Para os futuros estudantes da Cásper, os 32 degraus com o nome da Faculdade adesivado fazem o coração bater mais forte.

 

9. O famoso Térreo Alto da Cásper é o ponto de chegada após a subida do escadão.

 

10. Inicialmente conhecido como Cine Gazetinha, o Teatro Cásper Líbero, com 338 lugares, foi inaugurado após reforma em 16/9/2011 com uma palestra de Mário Sérgio Cortella sobre “Vida e Carreira – um equilíbrio possível”. Neste espaço, Margarida Kunsch, Thelma Guedes, Luiz Lara, Dominique Wolton, Maria Julia Coutinho (Maju), Audálio Dantas, Maria Shu e muitos outros compartilharam seus conhecimentos com estudantes e professores.

 

11. Nosso jardim é o primeiro terraço sustentável da Avenida Paulista! São aproximadamente 600 m² de área verde com árvores nativas da Mata Atlântica, um cantinho especial na Cásper onde os alunos se reúnem em momentos de convivência além da sala de aula.

 

12. Já se perguntou como era a biblioteca antigamente? A biblioteca da Cásper iniciou suas atividades em 1948. Com a morte do Prof. José Geraldo Vieira, em 1977, a Congregação da Faculdade decidiu homenageá-lo, dando seu nome à biblioteca.

Foto: Fábio Sabba / Acervo Cásper Líbero

 

13. Atualmente, a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira possui um vasto acervo de aproximadamente 49.000 livros, 580 periódicos, 4.270 filmes, além de bases de dados. Também mantém um Centro de Documentação e Pesquisa que concentra um acervo audiovisual, uma coleção de jornais históricos, entre outros materiais raros, e um setor de periódicos (jornais, revistas…). Além de todo seu acervo, a biblioteca é um espaço de comunicação, criação e cultura, com foco na informação. O ambiente, com acesso pelo 4° e 5° andar da Faculdade, conta com espaços de estudos individuais e coletivos. A equipe da biblioteca está à disposição para atender os alunos e os funcionários da Fundação Cásper Líbero.

 

14. Jornalismo, entretenimento e esporte fazem parte da programação da Rádio Gazeta Online. A rádio é composta por alunos e profissionais da Faculdade que oferecem aos ouvintes conteúdos diários pelo aplicativo.
Os estudantes podem criar podcasts, participar de programas gravados ou ao vivo, com a possibilidade de inserir cenários virtuais pelo equipamento Tricaster e câmeras Full HD. A vivência na emissora permite a experiência de uma nova forma de fazer rádio, o rádio com imagem.

 

15. Em 2021, a Cásper inaugurou seu novo estúdio com câmeras 4K. Os alunos podem operar os equipamentos e fazer experiências em Ultra HD, com o apoio da equipe técnica. Com um completo estúdio de gravação, é possível aprender na prática como se faz uma grande produção audiovisual, do cinema à TV, com a tecnologia de ponta do mercado.

 

16. A programação de recepção aos calouros é organizada por uma equipe composta por professores e estudantes da Cásper. A celebração no escadão é um dos momentos mais esperados. É o início da vida universitária, que traz muitas experiências enriquecedoras.

 

17. E quando o assunto é celebrar a chegada à faculdade, a Bateria da Cásper é quem dá o ritmo e contagia quem passa pela Paulista, 900. Loooouco, louco, louco, louco, louco, eu sou da Cáaasper!

 

18. Muitas gerações de casperianos fazem parte da trajetória do Núcleo Editorial da Faculdade, órgão laboratorial que incentiva o aluno a participar de todas as etapas da produção das revistas Cásper e Esquinas, desenvolvendo conteúdos em diversos formatos e plataformas.

 

19. Sabia que a casperiana Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Maju Coutinho, já fez parte da equipe do programa Edição Extra, que é veiculado pela TV Gazeta? O programa é produzido pela Produtora Experimental Audiovisual, órgão laboratorial no qual os estudantes podem participar da criação de programas audiovisuais, entre outros projetos.

 

20. Anos depois, a Maju Coutinho participou da Aula Magna de Jornalismo em 2017. A jornalista contou sobre a sua trajetória e deu dicas aos alunos sobre como ser um bom jornalista.

 

21. Em 2014, a Cásper promoveu o evento 50 Anos do Golpe para propor uma reflexão sobre o Golpe Militar de 64 que derrubou o governo do presidente João Goulart e levou o Brasil a um regime militar que legalizou práticas de censura e tortura. Comunicação, cinema, esportes, literatura e teatro foram alguns dos temas abordados em debates sobre a influência do período nessas áreas.

Daniela Paga, feminista e participante da Comissão da Verdade da UNICAMP, Inês Castilho, jornalista e cineasta e Marisa Fernandes, ativista do movimento LGBT e feminista participaram de um debate sobre a resistência LGBT e feminista na ditadura.

 

22. Em 2017, ano em que comemorou 70 anos, a Faculdade Cásper Líbero sediou a 26ª edição do encontro anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação, um dos principais eventos nacionais da área da Comunicação. A edição foi um marco histórico de submissões até então, totalizando 523 trabalhos inscritos. Desse total, 170 foram selecionados para apresentação ao longo do evento.

 

23. O sociólogo francês Dominique Wolton e o jornalista e sociólogo brasileiro Muniz Sodré foram os convidados para conferência “Comunicação, mídia e política na França e no Brasil”, que abriu o 26º Encontro Nacional da Compós Os dois convidados discutiram as incertezas e instabilidades que rondam o campo da política e do jornalismo em nível global, com a presença de pesquisadores de 50 Programas de Pós-graduação em Comunicação no Brasil.

 

24. Em 2019, a Cásper sediou o XIII Congresso Abrapcorp, o principal congresso de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil. O evento englobou diversas atividades, incluindo colóquio, oficinas, premiações, mesas de debate, grupos de trabalho e um hackathon. A organização do evento contou com o apoio de alunos e professores da Faculdade.

 

25. O InterProgramas é um evento científico de caráter nacional realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado da Faculdade Cásper Líbero. Em 2019, o 13º InterProgramas reuniu mais de 200 participantes e 23 instituições de ensino no Brasil, com a participação de cerca de 200 pesquisadores e 130 trabalhos inscritos. Na foto, o prof. Luís Mauro Sá Martino e os participantes do grupo de trabalho coordenado pelo docente durante o evento.

 

26. Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla, foi um dos convidados da Semana de Comunicação Cásper Líbero em 2018. Os casperianos lotaram o Teatro Cásper Líbero atentos às dicas de comunicação audiovisual.

 

27. Em 2013, o curso de Relações Públicas realizou uma Aula Magna com a participação da Embaixadora da Áustria no Brasil – Marianne Feldmann.

 

28. Sabia que o Marcelo Tas já esteve por aqui? Em 1999, ele participou da palestra “Fora do Ar” na Cásper!

Foto: Fábio Sabba / Acervo Cásper Líbero

 

29. Já imaginou um encontro entre casperianos que se formaram na década de 60? Ele aconteceu em 2015! Os ex-alunos fizeram uma visita guiada pelas instalações da Faculdade, que contou com uma homenagem feita pela diretoria e com a presença do professor e ex-diretor Erasmo de Freitas Nuzzi. Depois, para comemorar as cinco décadas da formatura, rolou um encontro em uma pizzaria. Fofo, né?

 

30. Grupo de casperianas recém-formadas na missa solene no Mosteiro São Bento (década de 60).

 

31. Direto do túnel do tempo, o baile de recepção aos calouros em 30 de abril de 1963.

 

32. A Cásper faz parte da trajetória da pesquisa científica na área da Comunicação. A foto mostra a inauguração do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), no ano 2000, com o objetivo de estimular, fomentar e divulgar a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero. Já são mais de 350 projetos desenvolvidos por professores e alunos. O CIP também desenvolve uma revista digital multimídia de divulgação científica dedicada exclusivamente a pesquisas da área da Comunicação, além de um podcast de divulgação científica da Cásper, o PesquisAR.

Foto: Aline Abe Pacine / Acervo Cásper Líbero

 

33. O Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Cásper (CIP) também realiza anualmente o Fórum de Pesquisa, um evento que tem como objetivo divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas por alunos e professores com apoio da instituição.

 

34. Em maio de 2018, os Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo promoveram o Seminário de Comunicação, Democracia e Fake News, realizado no Teatro Cásper Líbero. O evento contou com os convidados Sérgio Amadeu (UFABC), Renata Mielli (Fórum pela Democratização da Comunicação), Roseli Fígaro (ECA-USP) e o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva. O objetivo do evento foi destacar a importância da comunicação e do jornalismo para a democracia, em um momento de grande circulação de informações falsas em período eleitoral.

 

35. Recebemos também uma atriz hollywoodiana. Em 2015, Alice Braga conversou com os alunos do curso de Rádio, TV e Internet sobre seu projeto Latitudes, um conteúdo transmídia que tinha como objetivo explorar o cinema, a TV e a Internet, e compartilhou suas experiências no cinema nacional e internacional, dando dicas para quem estava começando no mercado audiovisual. Os estudantes e monitores da produtora experimental aproveitaram a oportunidade para gravar um conteúdo exclusivo com a atriz.

 

36. Professor emérito e ex-diretor da Faculdade, Erasmo de Freitas Nuzzi formou-se em Jornalismo pela Cásper em 1953. Dois anos depois, foi convidado para ser professor na instituição, onde lecionou as matérias “Comunicação comparada”, “História da comunicação” e “Grafotécnica”. Após dezessete anos, assumiu o posto de diretor, cargo que ocupou por cinco mandatos. Um casperiano de coração!

 

37. O programa da TV GAZETA “Vem Comigo” (produzido e exibido de 2012 à 2016) promoveu o encontro do talento e da experiência de um dos mais importantes repórteres da TV brasileira, Goulart de Andrade, com alunos dos cursos de RTV e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Em cada programa, os casperianos retomavam temas abordados por matérias clássicas do influente repórter em décadas anteriores. A equipe profissional regular do “Vem Comigo” era formada por um professor e por ex-alunos do curso de RTV da Cásper.

 

38. O que é Comunicação? Essa é uma pergunta que vem sendo discutida ao longo das últimas décadas. A 1ª edição do Seminário “Quinta Essencial – Pensadores da Comunicação”, realizado em 2014, reuniu cinco dos principais nomes da pesquisa em Comunicação. Da esquerda para a direita, Muniz Sodré (UFRJ), José Luiz W. Braga (Unisinos), Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero, como mediador), Ciro Marcondes Filho (USP), Lucrécia D’A. Ferrara (PUC-SP) e Norval Baitello Jr. (PUC-SP). Foram três dias de debates sobre as principais ideias e teorias da Comunicação, avançando a discussão sobre as pesquisas na área.

 

39. Em 2021, a Cásper Líbero lançou o curso de Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo integrado à equipe de esportes da TV Gazeta e da redação da Gazeta Esportiva. Flávio Prado, que além de comentarista e apresentador do programa Mesa Redonda na TV Gazeta é também um dos docentes do curso, e seu convidado Rodrigo Monteiro de Castro, especialista e principal organizador da Nova Lei do Clube Empresa, ministraram a aula inaugural do curso de especialização.

 

40. Para comemorar os 50 anos de carreira do jornalista Ricardo Kotscho, em 2014, a Cásper organizou um seminário especial com a presença e homenagem de grandes jornalistas como Eliane Brum, Clóvis Rossi, Audálio Dantas, Jorge Araújo, Hélio Campos de Mello e Mariana Kotscho, filha do homenageado.

 

41. Em 2013, o publicitário Washington Olivetto foi homenageado pelos alunos na 1ª edição do Prêmio “O Que Quero Ser Quando Crescer”, organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda.

 

42. “Invisibilidades e cidadanias: a questão indígena e imigrante”. O tema foi discutido durante a 2ª Semana de Debates de Cultura Geral, em 2016. Compuseram a mesa Sandra Lúcia Goulart, Marcelo Haydu, Akon Patrick, Salvador Schavelzon, Danilo Paiva Ramos e a ativista indígena Sheylla Cantarelli.

 

43. O jornalista estadunidense Jon Lee Anderson, que também é correspondente de guerra e escritor, esteve na Cásper em 2011 e deu uma palestra na Sala Aloysio Biondi.

Foto: Blog do Chico

 

44. Em 2018, recebemos alunos e professores da Tsinghua University, de Pequim (China). Eles visitaram a Faculdade Cásper Líbero e os estúdios da TV Gazeta. Neste intercâmbio cultural, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo e como funcionam as instalações de uma faculdade de comunicação no Brasil.

 

45. De 2007 a 2016, alunos de RTV da Cásper Líbero, sob a supervisão da coordenação do curso, realizaram a Semana de Audiovisual. Foram dez edições promovendo palestras e workshops com importantes profissionais do audiovisual e ex-alunos do próprio curso. A edição de 2015 contou com a participação dos humoristas do Canal do YouTube “Amada Foca”. O comediante Daniel Furlan (Choque de Cultura) é o segundo palestrante à direita e ao seu lado está Paula Vilhena, que também foi comediante do grupo e se formou em RTV pela Cásper Líbero.

 

46. Em 2014, a Cásper sediou o evento de comemoração dos 120 anos das relações comerciais Brasil – Japão com o Cônsul Geral do Japão – Noriteru Fukushima.

 

47. O 4º PRATICOM – Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação, realizado em 2015 pelo curso de Relações Públicas, além de promover a troca de experiências e conhecimentos sobre as relações públicas e a comunicação organizacional, também comemorou os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão. Diversas atividades fizeram parte do evento, entre elas uma apresentação de Taiko.

 

48. Ao longo dos anos, os estudantes da Cásper criaram coletivos com o objetivo de debaterem e refletirem sobre diferentes pautas sociais para além da sala de aula. O AfriCásper, grupo de discussão e estudos sobre cultura africana e afro-brasileira, promove encontros, debates e eventos para integrantes e não integrantes, como a palestra “Negros no Funk: ostentação e discriminação”, realizada em 2019.

 

49. O CasperÁsia é um dos mais recentes coletivos da Faculdade e tem como objetivo acolher alunos asiático-brasileiros, criando um espaço de apoio e promovendo discussões.

 

50. A Frente LGBTQ+ Casperiana reúne os estudantes em momentos de debate e acolhimento. Na foto, os alunos veteranos recebem os calouros na Semana de Integração, realizada no início das atividades do ano letivo de 2022.

 

51. A Frente Feminista Casperiana Lisandra já promoveu diversas rodas de conversa e debates sobre o feminismo e as mulheres na Comunicação. Em 2019, na Semana de Comunicação, a Frente realizou uma oficina em parceria com o programa de empoderamento da Change.org.

Foto: Anna Ferrari

 

52. O Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH) é o canal de comunicação entre os alunos e todos os departamentos da Faculdade. O nome do Centro Acadêmico é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog para lembrar aos alunos que exercer a profissão com ética é um compromisso com a sociedade.

 

53. A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens é a entidade responsável pela realização, suporte e organização da experiência casperiana, fomentando o esporte e promovendo ações sociais, além da confecção de produtos e produção das festas que acompanham os alunos durante os quatro anos de curso. Representada pelos mascotes Homem Pássaro e Mulher Pássaro, a Atlética tem o nome do atleta americano que, ao conquistar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, frustrou as expectativas de Adolf Hitler em usar a competição para promover a Alemanha Nazista. Atualmente, a entidade conta com times de 12 modalidades esportivas.

Imagem: Atlética Cásper / YouTube

 

54. Alguém disse JUCA? Sabia que a Cásper é tricampeã dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes? Fomos campeões nos anos de 2011, 2013 e 2014.

Foto: Revista Cásper Edição #30

 

55. Com a Aguante Rojo, os estudantes se reúnem para apoiar e torcer pelos atletas casperianos onde forem jogar.

Foto: Revista Cásper Edição #30

 

56. Em 2015, a partir de uma iniciativa de casperianas, aconteceu o lançamento da página da Faculdade Cásper Líbero no site Her Campus. A Cásper é a 1ª faculdade brasileira a participar da plataforma que se autodenomina “A Collegiette’s Guide to Life“, um guia para a vida de universitárias, em tradução livre. Trata-se de uma comunidade global para mulheres universitárias, escrito pelas melhores faculdades de jornalismo do mundo. Em 2018, a casperiana Marcela Schiavon, uma das integrantes da equipe na época, participou da Her Conference, em Nova Iorque, promovida pelo HerCampus.com.

 

57. A Cásper Solidária promove diversos eventos e ações. Entre as atividades, os casperianos arrecadam doações e também realizam trabalhos voluntários.

Foto: Instagram Cásper Solidária

 

58. O Grapetes é um grupo de teatro formado por alunos. O objetivo dos integrantes é agregar à formação pessoal e acadêmica dos casperianos. O grupo já apresentou várias peças desde sua criação, como “Bailei na Curva”, “O Dia F” e “A Vida Como Ela É”.

Foto: Gabriela Abud, Laura Lopes e Helena Figueroa

 

59. O grupo de teatro musical Despertar foi fundado por casperianos que tinham interesses em comum: atuar e cantar. Ao final de 2021, o grupo subiu aos palcos pela primeira vez para apresentar “O Despertar da Primavera”. Em 2022, o grupo está se preparando para o próximo musical, “Se Essa Rua Fosse Minha”.

Foto: Despertar

 

60. Na Cásper, seis coordenadores gerenciam as demandas acadêmicas e educacionais dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. A professora Sônia Castino está à frente da coordenadoria de Cultura Geral.

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2006). Fez o mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1996), quando recebeu bolsa de estudos do CNPQ. Bacharelado e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Germanística pela Universidade de São Paulo (1979), com especialização em tradução. Revisora da Revista Communicare. Pesquisadora e Professora titular na Faculdade Cásper Líbero, onde leciona desde 1997.

 

61. A professora Helena Jacob é a coordenadora do curso de Jornalismo (JO).

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição. É professora de Jornalismo de Revista para os quartos anos. Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuou em diversas empresas de mídia impressa na área de design editorial, Do Lance! ao jornal Destak, passando pelas revistas Você SA e Nova Escola, da Editora Abril; Monet, da Editora Globo; e ainda jornal Valor Econômico. Atuou como repórter especial na revista Forbes, jornal Gazeta Mercantil e veículos customizados. Desenvolve atualmente trabalhos autônomos de geração de conteúdo e de criação de projetos gráficos.

 

62.– O professor Sergio Andreucci é coordenador dos cursos de Relações Pública e de Publicidade e Propaganda.

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Administração em Marketing pela FECAP. Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, é professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da mesma instituição. Também foi professor convidado dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2004). É Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas e Diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural.

 

63. O professor Marco Vale é coordenador do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI).

Documentarista audiovisual e professor do curso de Rádio, TV e Internet, é formado em Rádio e TV na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), onde também fez mestrado e doutorado. Junto com o cineasta Joel Pizzini, Vale dirigiu os documentários “Paulo José – um auto-retrato brasileiro” (2002) e “O Evangelho segundo Jece Valadão” (2001), ambos produzidos e exibidos para as emissoras de TV a Cabo Canal Brasil e Multishow. Fez assistência de direção e foi montador assistente de “Glauces, estudo de um rosto”, documentário experimental que ganhou os prêmios de melhor curta-metragem no festival de cinema de Brasília (2001) e melhor montagem no festival de cinema de Recife (2001). Dirigiu o documentário cinematográfico “Memória sem Visão”, curta-metragem exibido em festivais nos EUA, Inglaterra e Finlândia. Este filme ganhou o prêmio de melhor curta no 9°FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) em Goiás Velho, no ano de 2007, e os prêmios de melhor direção, fotografia e montagem no 5° Primeiro Plano (2006). Também desenvolveu e dirigiu o programa “Vem Comigo” para a TV Gazeta, de 2012 à 2014, dirigiu a primeira temporada do programa “Mundo à Mesa” (2013) para a mesma emissora e foi supervisor, de 2015 a 2017, da Clact Zoom, produtora experimental do curso de RTVI.

 

64. A Profa. Marli dos Santos é coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Cásper, que inclui os cursos de especialização e de Mestrado.

Fez estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG, com a supervisão da profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, e é Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR – Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD. Coordena o GT Estudios sobre periodismo da ALAIC – Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação e o GP Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Teve o projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, de 2017-2019. É uma das organizadoras da coletânea “Mulheres no jornalismo: práticas e emancipação social”. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017 e foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

 

65. À frente da direção da Faculdade Cásper Líbero estão os professores Welington Andrade (diretor) e Adalton Diniz (vice-diretor).

Welington Andrade

– Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também desenvolveu suas pesquisas de mestrado e de doutorado em literatura brasileira. Desde 1997, é professor da Faculdade Cásper Líbero. Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006). Foi curador dos projetos “Bernard Shaw, Um Porto de Passagem” (Sesc Vila Mariana, 2004), “Vigília Literária” (Instituto Itaú Cultural, 2005) e “Em Cena, Ações! – Leituras Cênicas e Musicais” (Sesc Ipiranga, 2005-2006). Em 2010, foi professor-palestrante da disciplina História do Teatro no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e colunista de teatro da revista Cult.

Adalton Diniz

– Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Adalton é professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003 e transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Cásper, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.

 

66. Você sabia que os artistas Eduardo Kobra, Kleverson Mariano, Humberto Katoch “Dodiman” e Guilherme “TATU” já fizeram murais grafitados na Cásper? São quatro murais diferentes que representam, cada um do seu jeito, a comunicação!

Foto: Instagram Kleverson Mariano

 

67. Os murais grafitados ficam no 6º andar do prédio, em uma sala que reúne diversos departamentos da Fundação e da Faculdade e na qual trabalham vários estudantes (estagiários) e casperianos já formados.

 

 

68. Contando com infraestrutura pedagógica, administrativa e jurídica, a Cásper tem uma Central de Estágios que capta e avalia novas oportunidades no mercado de trabalho para divulgá-las aos alunos e ex-alunos. Além disso, a área também promove o “Dia do Estágio”, uma feira que traz grandes empresas para ter contato direto com os casperianos e apresentar oportunidades de trabalho.

 

69. Na última década, por volta de 30 mil estudantes cruzaram sua história com a da Cásper, de forma presencial ou virtual, em nossos Cursos Livres. Nosso agradecimento a todos que deixaram sua marca nos Cursos Livres da Cásper e em nossa trajetória.

 

70. O ano de 2017 é um marco para a Faculdade Cásper Líbero! O curso de Jornalismo completou 70 anos, os cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas comemoraram 45 anos e o curso de Rádio, TV e Internet fez 15 anos. No contexto dos 70 anos da Faculdade, as equipes das revistas Cásper e Communicare produziram edições comemorativas dos periódicos. A foto registra a equipe do Núcleo Editorial orgulhosa da publicação finalizada!

 

71. No ano de comemoração dos 70 anos da Cásper, a Faculdade também criou o “Prêmio Cásper Líbero 70 anos – Projetos Experimentais” com o objetivo de reconhecer e premiar os principais projetos experimentais desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. Na foto, o grupo vencedor do curso de Rádio, TV e Internet comemora a vitória nas categorias de melhor TCC do curso e Menção Honrosa junto ao professor Roberto D’Ugo.

 

72. Será que a banca de Mestrado é mesmo um bicho de sete cabeças? Depois de dois anos de pesquisa, no dia 25 de setembro de 2019, o casperiano Christiano Blota defendeu a sua dissertação sobre o tema “O Humor e os Vínculos no Radiojornalismo: O Quadro Buemba!, Buemba!, da Bandnews FM”. O resultado? Conquistou seu título de mestre com a nota 10!

 

73. Pela foto, dá pra sentir o misto de expectativa e tensão no momento da apresentação do trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, no qual os alunos colocam em prática todos os conhecimentos para construírem seus últimos trabalhos acadêmicos. Em 2019, um grupo do curso de Publicidade e Propaganda desenvolveu uma campanha publicitária para o cliente Leroy Merlin.

 

74. Após quatro anos de estudo e da apresentação do tão esperado trabalho de conclusão de curso (TCC), é hora de comemorar a conquista do diploma da graduação. Os alunos se organizam em uma comissão e preparam as festividades da formatura. Em 2019, a comissão de 2020 (C20) montou um varal de fotos polaroids para a turma relembrar momentos especiais de sua trajetória na Faculdade.

 

75. Alunos da Pós-Graduação também celebram sua conquista! Na cerimônia da entrega dos certificados em 2019, os sorrisos mostram a felicidade de quem se tornou especialista pela Cásper em diferentes áreas da Comunicação.

 

Imagens bônus!

76. Sabia que as duas primeiras edições da convenção de anime “AnimeCon” foram realizadas aqui na Cásper, em 1999 e 2000?

Foto: Aline Abe Pacini / Acervo Cásper Líbero

 

77. No dia 12 de dezembro de 1977, na sala 1 do 5° andar da Faculdade Cásper Líbero, foi criada a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A instituição fomenta a pesquisa e a troca de conhecimento entre pesquisadores da área, desde alunos a doutores.

 

78. Lembra dessa escultura do Cásper, apelidada carinhosamente de “Cabeção” pelos alunos? Olha ela em 1980, em uma exposição sobre a retrospectiva da Imprensa Brasileira.

 

79. Ainda não tinha JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), mas os casperianos já gostavam de esporte. Na foto, o registro de um jogo entre veteranos e calouros na década de 60.

 

80. Pra quem gosta de música, a Cásper também é referência. A Rádio Gazeta tem um acervo fonográfico que reúne aproximadamente 120.000 discos com músicas publicadas entre 1920 e 1990. É o maior acervo fonográfico de rádio do Brasil! Na foto, o coordenador da discoteca, Márcio de Paula, mostra alguns discos históricos aos alunos.

 

81. Também na edição de 2015 da Semana de Audiovisual, os casperianos puderam participar de uma palestra com a apresentadora Sabrina Sato.

 

82. A famosa sirene da Cásper (símbolo do jornal “A Gazeta” e da memória de Cásper Líbero) toca diariamente ao meio-dia, no coração da Avenida Paulista, como forma de homenagem ao pioneirismo do jornalista. Ela foi trazida por ele de Paris na década de 30 e era acionada quando saía uma nova edição do jornal.