7 Premio Pacheco Jordao

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão recebe inscrições de 2 de abril a 5 de maio. O tema deste ano é Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje e visa obter dos participantes pautas de reportagens investigativas sobre situações que mostrem os desafios e as ameaças à liberdade de expressão no cotidiano.

Criado em 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog, o processo é gratuito e oferece aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico completo – concepção da pauta, produção, pesquisa, reportagem e redação da sua matéria.

A atividade, que poderá ser desenvolvida individualmente ou em equipe de até três pessoas, será orientada por um professor da instituição de ensino do estudante e um jornalista mentor definido pelos organizadores do prêmio. A mídia na qual o trabalho será desenvolvido é de escolha dos próprios participantes.

No dia 3 de junho, jornalistas de renome vão selecionar e apresentar ao público três propostas, que poderão ser desenvolvidas pelos estudantes até 20 de setembro. A diplomação dos vencedores acontece em 20 de outubro, durante a cerimônia de entrega do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Saiba mais no site do Instituto Vladimir Herzog.