INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Você sabia que o voto feminino no Brasil completa 90 anos em 2022? Confira algumas curiosidades sobre o tema que será debatido no novo Curso Livre da Cásper: “90 anos do voto feminino no Brasil: de Celina Guimarães Viana a Erika Hilton”.

90 anos do voto feminino no Brasil

1. No Brasil, o voto feminino começou a acontecer a partir do ano de 1932, por definição de um decreto. Porém, esse marco se refere exclusivamente ao direito de mulheres alfabetizadas e maiores de 21 anos.

2. Em 1910, antes da instituição do voto para mulheres, aconteceu a criação do Partido Republicano Feminino, presidido pela professora Leolinda de Figueiredo Daltro. As mulheres ainda não eram eleitoras, mas já se mobilizavam politicamente, de acordo com o que era permitido – ou do que não era oficialmente proibido.

3. A luta pelo voto feminino esteve estritamente ligada à luta pela educação formal das mulheres, que já acontecia anteriormente em nosso território. Uma importante ativista dessa causa se chamava Nísia Floresta (1810-1885) e nasceu no Rio Grande do Norte.

4. Bertha Lutz foi a principal liderança da movimentação política que resultou na instituição do voto feminino em 1932.

5. Até o ano de 1988, homens e mulheres analfabetos não tinham o direito de votar no Brasil. Foi a Constituição Federal que estendeu esse direito político.

6. Na última década, a presença de mulheres transgênero tem crescido muito na cena política brasileira. Erika Hilton, de São Paulo, foi a mulher mais votada do país, para a maior Câmara Municipal da América Latina.

Ministrado pelo Prof. Me. Victor Varcelly e pela Mestra em Comunicação e jornalista Vivyane Garbelini, o curso “90 anos do voto feminino no Brasil: de Celina Guimarães Viana a Erika Hilton” tem como objetivo capacitar os estudantes a problematizar sobre seus direitos de forma mais consciente e crítica e refletir referente aos desafios de representatividade plurais das mulheres, abordando criticamente a história e o estágio atual do exercício dos direitos políticos e civis pelas mulheres na sociedade brasileira, sempre dando ênfase nas questões de legislativo e executivo. Os encontros serão realizados pela plataforma Microsoft Teams entre os dias 18 e 22 de julho, das 19h às 22h.

Clique aqui para saber mais e se inscrever!

Conheça também outros Cursos Livres da Cásper.