“A internet é uma provocação positiva para as mentes criativas do audiovisual”, defende o Prof. Me. Roberto D’Ugo. Além de ministrar as disciplinas “Produção e Práticas de Rádio” e “Direção de Rádio”, coordena o curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. Ele defende que a internet é um espaço de democratização e diversidade na produção e no consumo de narrativas sonoras e audiovisuais.
Mas afinal, qual é a importância da internet no curso de RTVI da Faculdade Cásper Líbero? Professores da Graduação explicam o porquê ela é fundamental para os comunicadores.
“Não se pode mais pensar o rádio e a televisão sem o contexto convergente da internet. Podcasts, webradios, webséries, canais no Youtube e o crescimento do Vídeo on demand expandiram muito o campo do entretenimento e da informação audiovisuais. Novas competências técnicas e uma visão transmídia da área são fundamentais para o profissional de RTVI. (…) A revolução digital, da qual a internet é o grande ícone, promoveu outras transformações (como a grande aproximação entre o cinema e a televisão) por exemplo, e gerou novos hábitos de consumo (como as maratonas de programas e episódios de séries, o binge watching)”. — Prof. Me. Roberto D’Ugo (Ministra as disciplinas Produção e Práticas de Rádio e Direção de Rádio).
“Como as mídias de rádio e TV encontram-se, hoje, plenamente expandidas no ambiente online, a internet já invadiu o ‘RTV'”. O ‘I’ serve para englobar essas duas e para fazer com que elas se expandam cada vez mais nas novas possibilidades da internet em si. Na disciplina de Práticas e Produção Web, nós ajudamos o aluno a aplicar tanto o que aprende em aula quanto a sua parte profissional nos ambientes online.”. — Prof. Me. Gilberto Faria (Ministra a disciplina Produção e Práticas de Web).
“A internet é fundamental, pois a convergências das mídias já é uma realidade. Cada vez mais o público está deixando de ver televisão e ouvir rádio de forma convencional, mas online. E toda uma geração de realizadores audiovisuais estão viabilizando comercialmente seu trabalho exclusivamente pela internet, onde não só divulgam sua produção como também a exibem e, consequentemente, comercializam. O desafio é fazer com que as pessoas verdadeiramente assistam aos vídeos que nós produzimos, aliando forma e conteúdo com inteligência e qualidade, pois devemos captar interesse do público para conteúdos relevantes para a nossa sociedade: ciência, política, problemas sociais a serem resolvidos, cultura, etc (…)”. — Prof. Dr. Marco Vale (Ministra as disciplinas Linguagem do Audiovisual no Cinema e Edição de TV).
“A gente tem um curso com muita cara de internet. Os processos midiáticos atuais têm, cada vez mais, convergido para que não sejam exclusivamente para a internet, mas para que tenham desdobramentos no contexto, nas mídias, e nas tecnologias digitais. A gente busca trazer o amadurecimento do aluno para que ele entenda as dinâmicas relacionais, para produzir conteúdos e pensar projetos direcionados para a internet (…) O UX Desing, User Experience Design, é um design que projeta a experiência do usuário online. Então, cada vez mais, produzimos conteúdos visando uma experiência perfeita do usuário, já que é ele que coloca esse conteúdo para circular. Afinal, quem consome é, hoje, graças à interatividade, o próprio meio comunicacional”. — Profa. Dra. Maria Candida de Almeida (Ministra a disciplina Novas Tecnologias).
Acontece na Cásper
Ver todas as notícias
Cásper oferece oficinas de comunicação para apoiar estudantes do 3º ano do ensino médio na escolha profissional
CBN exibe reportagem produzida por Casperianos sobre inteligência artificial na música