INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Em maio de 2023, um dos maiores atletas da história do Brasil, Adhemar Ferreira da Silva, entrou para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF).

Adhemar era um recordista em seu tempo. Ele foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, em Helsinque 1952 e em Melbourne 1956. Esse feito só seria repetido quase 50 anos depois. Também foi tricampeão em Jogos Pan-Americanos: Buenos Aires 1951, Cidade do México 1955 e Chicago 1959. Além disso, Adhemar quebrou o recorde mundial de salto triplo cinco vezes ao longo da sua carreira, sendo o primeiro atleta a ultrapassar os 16m e chegando aos 16,56m.

Com suas conquistas no esporte, Adhemar se tornou um herói nacional. Ele integra o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Hall da Fama do Atletismo, sendo o único brasileiro no salão da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Além disso, o COB possui o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que premia destaques do esporte. O São Paulo Futebol Clube também homenageia Adhemar, que foi atleta do clube São Paulo. As duas estrelas douradas no escudo do time fazem referência às suas conquistas.

Mas, você sabia que Adhemar também era casperiano? Ele se formou no curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero em 1989, com mais de 60 anos de idade. Além da Comunicação, Adhemar se formou em Belas Artes, Educação Física e Direito. Foi atleta, locutor, jornalista, ator e adido cultural do Brasil em Lagos, na Nigéria.

Foto: Acervo/Gazeta Press

 

Depoimento de Marco Vale, diretor da Faculdade Cásper Líbero

“No último mês de maio, através de lei sancionada pelo Presidente da República, o excepcional atleta Adhemar Ferreira da Silva acaba de entrar no livro dos heróis da Pátria do Brasil. Durante quase meio século, Adhemar foi o único esportista brasileiro a ter duas medalhas de ouro em Olimpíadas. Um verdadeiro pioneiro, assim como as seguintes comunicadoras formadas pela Faculdade Cásper Líbero:

  • Ellen Nogueira: curso de Jornalismo (turma 1999) e Pós-Graduação (2018). Jornalista pioneira no protagonismo feminino na implementação de uma grande emissora internacional de notícias no Brasil;
  • Natália Lara: curso de Rádio, TV e Internet (turma 2016). Primeira voz feminina a fazer a locução de uma final do campeonato Paulista de Futebol e primeira narradora esportiva de uma Rádio FM;
  • Ainah Corrêa: curso de Publicidade (turma 2007) e pós-graduação (2011). Comunicadora pioneira no desenvolvimento de startups líderes e inovadoras no mercado, quando este conceito de empresa ainda era pouco conhecido no país;

São heroínas da comunicação brasileira que não se deixaram abalar com os papéis pré-determinados pelos preconceitos da sociedade. Assim como Adhemar Ferreira da Silva, este herói nacional que se formou no curso de Relações Públicas da Cásper Líbero em 1989, com mais de 60 anos de idade, demonstrando que a alegria de aprender e ampliar os horizontes profissionais em comunicação não tem idade. Em 2023, a Faculdade Cásper Líbero comemora 76 anos de história, celebrando os pioneirismos e as conquistas de casperianas e de casperianos na Comunicação do país, seguindo o exemplo do idealizador e patrono de nossa Faculdade, o jornalista Cásper Líbero.”