Henrique-de-Carvalho

Crédito: Ingrid Matuoka

Cursando o 3º ano de relações públicas, Henrique Fedelso de Carvalho é estagiário de comunicação institucional na Johnson & Johnson desde janeiro deste ano. O Casperiano trabalha com comunicação externa e gerenciamento de crise na sexta maior empresa do mundo em saúde do consumidor.

Responsável por promover a parceria entre a Johnson & Johnson e a Faculdade Cásper Líbero por meio do programa Embaixadores, Henrique conta que a ação já acontece em algumas faculdades e funciona como uma troca: “A Johnson leva conhecimento, mapeia futuros talentos e procura gerar interesse em trabalhar lá. Em contrapartida, os alunos têm a oportunidade de elaborar projetos, como palestras e estudos de caso”. Na Cásper, a previsão é de que o programa seja implementado ainda em 2014.

Dia a dia no trabalho

Fundada nos Estados Unidos da América em 1896, a Johnson & Johnson produz produtos farmacêuticos, médico-hospitalares e de consumo que chegam a 175 países, empregando quase 130 mil pessoas. Entre elas, Henrique.

Ele explicou que a Johnson tem por característica manter a discrição em relação à mídia. Até 2010, a empresa era consultada pela imprensa em função de seu nome e porte perante o mercado. Mas, segundo Henrique, após a assinatura do termo de patrocínio para o mundial de futebol 2014 no Brasil, a realidade mudou. “A procura aumentou muito e agora queremos tornar o trabalho com a imprensa proativo, escolhendo com quem e sobre o quê vamos falar.”

O estagiário valoriza a oportunidade de aprendizagem da qual usufrui atualmente e aproveita para elogiar seu ambiente de trabalho: “As pessoas da minha equipe são muito boas, as melhores com as quais já trabalhei. [Estou em] uma empresa que valoriza muito o profissional […] é um jeito Johnson & Johnson de ser”, disse Henrique, também se referindo ao pacote de benefícios e clima da empresa. “Eles têm uma cultura leve. Tem burocracia, mas as coisas se dão muito mais na base do relacionamento”.

Henrique afirmou ainda se sentir envolvido no processo de tomada de decisão da empresa. “A gente tem a oportunidade de participar das reuniões, não somos apenas mais um estagiário. E nessas reuniões eu vejo meus gerentes conversando e consigo entender que já tive aquilo [conteúdo escolar] na faculdade, isso me aproxima do que eles estão falando”.