Trabalhos dos alunos em exposição na Coordenadoria de Relações Públicas | Crédito: Júlia Faria

Casperianos do 1º ano de Relações Públicas participaram de um projeto interdisciplinar, complementar ao 4º PRATICOM, sobre os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. Os professores Adriano Batista, Bruno Hingst, Elizabeth Del Nero, Marina Negri e Mauro Araújo abordaram os aspectos culturais dos dois países, dentro do escopo de suas disciplinas.

BJ2

Alguns trabalhos expostos | Crédito: Júlia Faria

Os estudantes trabalharam com haicais, mitos, tratamento das imagens, características da escrita de cada país, layout em forma de “anúncios”, confecção artesanal de rascunhos e a elaboração de peças digitais. O trabalho de pesquisa e aprendizado resultou na produção de cartazes sobre o tema. Segundo Mauro Araújo, docente de filosofia, “a criatividade foi bastante estimulada e os alunos responderam à altura”.

Para o professor, a aproximação entre as duas nações é importante para estudos sobre a imigração, fortalecimento de laços governamentais, comerciais, acadêmicos, tecnológicos e até mesmo esportivos, como lembra citando Zico e outros jogadores e técnicos que marcaram sua presença no Japão.