Dois grupos de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero venceram o Effie College Brasil 2021, premiação que proporciona aos estudantes a possibilidade de pesquisar, criar e executar planos de marketing e comunicação a partir de desafios reais apresentados por empresas de destaque. A edição 2021 contou com a participação das marcas Avon, Bis, Flua e Santander. Os grupos participantes receberam o briefing e desenvolveram os projetos para apresentação.

A Profa Lye Prando, orientadora das equipes casperianas vencedoras, contou sobre o desenvolvimento dos projetos:

“As orientações dos grupos ocorrem na disciplina de Atendimento e Planejamento de Campanha. Participar do Effie College é praticar os conceitos apreendidos na disciplina. O foco da premiação é a estratégia de comunicação, para a qual é fundamental a pesquisa e análise das informações de mercado e consumidor. Os grupos vencedores foram extremamente dedicados e criativos nas soluções propostas para a solução do problema de comunicação dos clientes”.

As equipes casperianas venceram nas categorias Avon e Bis. O projeto vencedor “Minha Essência é Avon” foi desenvolvido pelas casperianas Júlia Lyz Ranaldi de Toledo Nassif, Sara De Souza, Mariana Salmen e Nathalia Pereira. O objetivo da marca era aumentar o market share e gerar awareness, reposicionando-a no mercado e na mente dos consumidores.

Vencedores na categoria Avon – Foto de divulgação do Effie College Brasil – Meio & Mensagem

“Participar do Effie College 2021 foi a realização de um sonho profissional. Foi tudo muito rápido e leve! Não construímos o case com a pressão de ganhar, acho que esse foi um dos nossos diferenciais como propósito, nós queríamos fazer algo bem feito e foi o que fizemos. Sobre o processo de criação, como eu disse, foi algo muito leve. Nós nos divertimos criando e construímos o case inteiro em uma semana.

Nossa, quando vimos que saímos no shortlist foi uma surpresa! Porque nós não acreditamos que aquele trabalho feito com tanta naturalidade pudesse ter chamado a atenção dos jurados e conquistado o prêmio da categoria. Foi incrível passar por todas as etapas da seleção, desde o shortlist até contar as horas para saber o resultado final. Foi tudo muito emocionante e muito gratificante! Quando a gente soube que ganhamos, nossa, acho que cada uma entrou em um momento de plena felicidade! Ficamos realmente muito, muito felizes com o resultado.” – Sara de Souza, representante da equipe.

Já o projeto “#HouseDosBIScoiteiros” foi criado pelos casperianos João Pedro Camargo, Lucas Dini Figueiredo, Samantha Cavíquia e Sophia Miná Demarchi e tinha como objetivo reconectar pessoas entre 18 e 34 anos, das classes A, B e C, divulgando o produto no formato bandeja.

Vencedores na categoria Bis – Foto de divulgação do Effie College Brasil – Meio & Mensagem

“Fomos atrás de algo que consumimos com frequência e pensamos no que faltava para se tornar perfeito para nós, é sobre o que acreditamos que poderia melhorar para criar um case completo e único. Não ter medo de errar ou passar vergonha faz parte da singularidade que devem ser pensadas em campanhas futuras. Estamos na era digital, a ascensão do Tiktok trouxe diversas modalidades virais que hoje são inspirações para diversos usuários da plataforma. Sendo assim, como o grupo todo é heavy user do App, fica praticamente impossível não se inspirar em algo.

Os maiores desafios estiveram relacionados com a forma como tivemos que buscar a transmissão de nossas ideias de maneira clara e objetiva. Por utilizarmos insights inovadores e pautados em um rejuvenescimento de marca, levamos para a campanha os highlights mais atuais do marketing de relacionamento e de influência, com isso, o modo de passarmos os conceitos e apresentá-los justificadamente foram com certeza nossos maiores pontos de atenção. Para resolver essa questão, atrelamos nossas ideias a peças e vídeos produzidos em real time, ou seja, nos inspirando verdadeiramente na construção de uma campanha que fosse visualmente clara e conceitualmente validada no branding, tom de voz e atributos de Bis.” – João Pedro Camargo, representante da equipe.

A Profa Lye Prando celebrou a conquista dos alunos no Effie College Brasil 2021.

“Como professora, a satisfação e o orgulho são imensos pelo prêmio conquistado, pois disputamos com faculdades do Brasil inteiro e participamos de uma cerimônia com aproximadamente 400 publicitários do mercado. Inserir a Cásper Líbero nesse cenário é gratificante e merecedor.”

Parabéns aos casperianos e à Profa Lye Prando pela conquista!

Clique aqui e conheça o curso de Publicidade e Propaganda da Cásper.