Por: Felipe Ockner Rezende – Aluno de Jornalismo

A Semana de Comunicação Esportiva homenageou nesta quarta-feira (30) a jornalista Regiani Ritter – uma das primeiras mulheres a tornar-se repórter e comentarista de esportes no Brasil. Ao lado dela, as jornalistas Denise Bastos (Rede Globo), Juliana Yamaoka (Paramount) e Marina Bufon (Gazeta Esportiva) discutiram os desafios das mulheres no jornalismo esportivo e a realidade nas redações.

Regiani abriu a conversa compartilhando os obstáculos que enfrentou por expressar opiniões fortes e destacou a resistência do mercado a abrir oportunidades para mulheres, especialmente no esporte. “O preconceito não vai acabar, vocês têm que brilhar”. Ela também incentivou as novas gerações a tratarem o jornalismo esportivo com a mesma seriedade do jornalismo geral.

As convidadas comentaram sobre as dificuldades que enfrentam no trabalho e nas redes sociais. Denise Bastos enfatizou a necessidade de manter uma postura firme para ser respeitada em campo. Juliana Yamaoka observou que, apesar do aumento de oportunidades para mulheres com o surgimento de streamings, o mercado ainda precisa evoluir. Marina Bufon concordou, destacando que o setor ainda é dominado por homens, apesar de alguns progressos.

Ao fim da palestra, as jornalistas reforçam que embora os desafios persistam, as mulheres seguem ampliando seu espaço no jornalismo esportivo.