INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

No dia 12 de agosto, acontece a primeira palestra de apoio do ciclo Literatura Cásper. Os encontros são uma oportunidade para que os vestibulandos tirem suas dúvidas sobre os livros exigidos no vestibular 2015.

A primeira obra analisada será Viagens na minha terra, de Almeida Garrett. Inserida na tradição europeia da literatura de viagens, o livro mescla ironia e experimentação, propondo uma teoria da sensação como forma de reconhecimento da existência.

O professor de língua portuguesa e vice-diretor, Welington de Andrade, comandará as palestras e recomenda que os alunos já venham com a obra lida para que a discussão fique mais rica e interessante. Para o professor, o Literatura Cásper tem uma abordagem de aula universitária sobre o assunto e dá uma amostra para o candidato do tipo de reflexão teórica e critica que ele vai receber quando estiver na própria faculdade. Ele adverte que “não é um projeto de facilitação para um público juvenil sobre as obras que caem no vestibular”, mas pelo contrario, o objetivo é levar o candidato à raciocinar sobre o que ele lê, geralmente na companhia de grandes autores críticos sobre aquele livro. O importante é que os alunos se “descolem” da mera narrativa e pensem como aquele livro suscita um modo de reflexão, “pensem o que o escritor quer me dizer com essa alegoria“.

Confira a programação completa.