Devido ao crescimento dos esportes eletrônicos, os esports, no meio universitário, a Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens da Faculdade Cásper Líbero realiza a primeira Copa Jesse de FIFA 21. A competição é destinada ao público interno e conta com a participação de 32 alunos, que começaram as disputas no game de futebol FIFA 21, de modo online, no dia 17 de abril. O evento é patrocinado pela agência de consultoria em relações públicas VCRP Brasil.

Com o agravamento da pandemia, no ano de 2020, os treinos e jogos de esportes presenciais passaram para o online ou foram interrompidos. A partir disso, surgiu a ideia de criar o HP Esports, que hoje conta com times de League Of Legends, CS Go e FIFA. E a Atlética não pôde ficar de fora: “Sempre estamos de olho no que pode agregar à experiência universitária dos casperianos, e foi inevitável criar um time de esports”, diz Eduarda Bechelli, presidente da Associação.

Em virtude do patrocínio da agência de consultoria VCRP Brasil, o primeiro colocado da Copa Jesse de FIFA 21 ganhará uma quantia em dinheiro de R$ 350, uma mentoria com o CEO do Grupo VCRP, além de um kit Cásper e um cordão Cásper fornecidos pela Atlética. O segundo colocado receberá R$ 100, um kit Cásper e um cordão Cásper. Já o terceiro colocado ganhará R$ 50 e um cordão Cásper.

O dinheiro das inscrições e do patrocínio da VCRP, além de premiar os melhores atletas, tem também o intuito de manter a remuneração dos técnicos dos times, uma vez que a Atlética vem mantendo o compromisso mesmo com a paralisação dos treinos por conta da pandemia. Além disso, aconteceram campanhas de ação social, tanto de arrecadação de dinheiro como também de produtos de higiene pessoal. Assim, a entidade auxilia não só seus colaboradores, mas outros que necessitam durante este período. Em maio, a A.A.A. Jesse Owens começa uma nova campanha para reunir atléticas de todo o país e criar uma Liga Solidária. O objetivo é ajudar o Centro Comunitário Ludovico Pavoni, uma organização não governamental que hoje atende mais de 180 crianças e jovens.

Esta Copa Jesse de FIFA 21 aproveita também o sucesso crescente de visibilidade dos esportes eletrônicos. De acordo com o relatório Esports Audience Growth, da Newzoo, em 2019 os esports tiveram um público em torno de 397,8 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, no mesmo ano, houve um crescimento de 20% da audiência, com 21,2 milhões de espectadores, o que o tornou a terceira maior audiência do mundo.

Para se inscrever, foi necessário pagar um valor simbólico de R$ 15, além de ter um Playstation 4 e o jogo FIFA 21. O campeonato começou com jogos um contra um, ida e volta e será dessa forma até as quartas de final, após essa etapa seguirá com jogos únicos até chegar na final.

A última etapa da Copa Jesse de Fifa 21 by VCRP, acontecerá no dia 1 de maio. As semifinais, a disputa de terceiro e quarto lugar e a tão esperada final serão transmitidas ao vivo pelo Youtube da Atlética da Cásper. Os horários das disputas ainda não foram definidos, assim que estabelecidos, serão divulgados no Instagram da Atlética (@homempassaro).